Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 02 de Janeiro de 2017 @

Diz aí! | Rádio tem que fazer Publicidade e se manter pela Propaganda

Publicidade

O tudoradio.com inicia o ano com um artigo sobre o papel da publicidade nas rádios brasileiras, escrito por Sérgio Silva, jornalista e radialista que trabalha no Grupo Roriz de Comunicação. Tema importante para um ano que pretende ser a retomada de uma atividade econômica mais positiva no meio rádio e no país . 

Acompanhe:
 
Rádio tem que fazer Publicidade e se manter pela Propaganda
 
Existe uma velha discussão sobre os termos “Propaganda e Publicidade”, posto que, alguns estudiosos da etimologia das palavras e seus respectivos conceitos preferem identifica-los separadamente e não como sinônimos como fazem a maioria dos livros do ramo e demais profissionais. A palavra “propaganda” deriva do latim “propagare” e surgiu numa investida da igreja católica através da Congregação da Propaganda – movimento que falava em propagar a mensagem de Cristo, vindo do conceito de mergulhar, plantar algo. O termo publicidade, também do latim, refere-se a público - da palavra “públicos”. Ele está diretamente ligado a expor publicamente algo.
 
Nestes dois conceitos a propaganda é o anúncio pago, que se investe para fazer algo ou você ser conhecido. Quando alguém paga, logo, deste modo, compra uma propagação de algo! Já o encaixe para publicidade é a uma popularização de algo não pago. Neste sentido pode-se dizer que a publicidade é algo mais natural e espontânea. 
 
Rádio x Publicidade e Propaganda
 
Não será exagero nós entendermos, pelo menos implicitamente, que no rádio esta análise das duas palavras separadamente devem trazer um benefício para a parte comercial e de faturamento. É sabido de todos nós que uma emissora comercial não sobrevive sem a presença do anunciante, ou seja, do interessado em propagar! Nós do rádio temos um elemento forte para vender: a propaganda que tornará o seu empreendimento, pessoa ou interesse público. Todavia, sabemos que tem sido difícil para muitas emissoras garimpar anunciantes e chegam a decretar falência! 
 
O problema para muitos está no cliente que já não pretende anunciar, mas sabe-se a partir de análises que na verdade a rádio tem se tornado muito propagadora e pouco publicitária! Ainda existem milhares de clientes interessados em propagar suas empresas, seus nomes e interesses. A rádio é que ainda não melhorou sua publicidade! Para ter propagadores uma emissora precisa ter sua publicidade. Pode parecer paradoxal este conceito, mas vamos explicar melhor de uma maneira didática. Quando você possui programas que alcançam os públicos certos, bem produzidos, diferenciados, enfim, uma programação de excelência as pessoas vão voluntariamente e espontaneamente (publicidade) comentar e isso chega ao interessado em pagar para anunciar em sua rádio (propaganda). 
 
Como toda empresa é óbvio que a emissora tem que buscar o faturamento, porém, assim como qualquer outra empresa a rádio também precisa inspirar confiança e convicção de resultado ao cliente. Deste modo, se sua rádio não está vendendo pode ser que a sua programação não está sendo comentada, conhecida e, enfim, falta-lhe publicidade. Daí é fundamental que sua rádio seja sempre publicitária e sobreviva dos rendimentos da propaganda! 
 
Por Sérgio Silva (Repórter Radiola) 
Jornalista, radialista, trabalha no Grupo Roriz de Comunicação - [email protected] 
 
Tags: rádio, publicidade, propaganda, 2017, artigo, Diz Aí

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.