Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2018 @

A sobrevivência do Rádio - 50 dicas para o rádio ser melhor em 2018

Uma lista de 50 ítens que podem ajudar uma rádio a ter um ano melhor em 2018

Publicidade

Em 2017, nós radialistas, os quais realmente amamos o Rádio, ouvimos muitas críticas e condenações ao nosso meio de comunicação. Apesar de algumas pesquisas nos passarem números interessantes de audiência e do comportamento dos ouvintes, tenho de concordar que o Rádio no Brasil está parado no tempo e um pouco ruim. Se uma rádio faz algo novo na sua programação, quiçá algumas exceções, é porque copiou. A mentalidade de muitos gestores ou proprietários de rádios se resume em enxugar o quadro de funcionários e jogar a culpa na internet ou na crise. E eu pergunto: Onde estão aqueles radialistas criativos? Onde estão os comunicadores e locutores que tinham fãs? Por que tantas pessoas me falam que nem ouvem rádio hoje?

O que eu questionei acima não é motivo para trazer programas de 1980 no ar em pleno 2018, mas é para repensar o Rádio no Brasil. Acho que passou da hora de pararmos de fingir que está indo tudo bem. Vamos fazer o rádio realmente enfrentar seus obstáculos com glamour e voltar a ter sua força?       

Por isso, tomei a liberdade de citar abaixo, oxalá, que sejam úteis, 50 dicas de uma gestão simples que o radialista deixou perdido no tempo e resolveu trocar por um “copiar e colar”.

Vamos lá...

01 -  Não seja cópia de outras rádios.

02 -  Chega de jogar a culpa em tecnologias ou terceiros, pois o Rádio não explora nem 60% do que se oferece para seu crescimento. Ou seja, está parado no tempo e acomodado em apenas copiar.

03 - Respeite a cultura regional da sua emissora.

04 - Controle o tempo das inserções na sua rádio. Se o comercial foi vendido de 30 segundos, então que sejam 30 segundos. Por que em um flash de 60 segundos o gerente da loja fala 3 minutos? É praticamente uma música a mais na programação.

05 - Marketing no Rádio vai muito, mas muito além de fazer blitz nas ruas distribuindo adesivos.

06 - Fale a língua da sua região.

07 - Fale no ar sobre a sua região.

08 - Não deixe seu jornalista somente copiar e colar a notícia. 

09 - Pare de tentar ser uma rádio americana. Chega de vinhetas em inglês.

10 - Contrate um ótimo técnico com bom ouvido e regule o som do seu processador.

11 - Contrate um bom técnico e revise sua antena e transmissor.

12 - Nada de tocar música ruim por amizade ou por 1 smartphone.

13 - Chega de fazer sorteios de prêmios que não interessam aos seus ouvintes. Você sabe o que o seu ouvinte quer ganhar?

14 - Ensine o seu locutor a comunicar. Chega de falar correndo, gritando e como um robô. Hoje o locutor precisa ir um pouco além da hora, nome da música, slogan e testemunhal.

15 - Se o locutor não tiver o que falar, não deixe falar. Melhor tocar uma boa música.

16 - Ensine o seu locutor a ler.

17 - Determine um número de músicas desconhecidas ou promocionais na sua programação.

18 - Invista numa plástica padronizada para sua emissora. O simples, mas bem feito também pode ser padronizado e bonito. A plástica tem seu valor e não é só para deixar a programação “bonitinha”.

19 - Pare de falar que a internet é inimiga do Rádio e explore as milhares de oportunidades que ela oferece.

20 - Pare de falar que o iPhone ou outro equipamento é inimigo do Rádio e explore as oportunidades que ele oferece de audiência para a sua emissora.

21 - Melhore, urgentemente, o áudio da sua emissora na internet.

22 - Invista em um site simples, mas que passe credibilidade.

23 -  Invista em um aplicativo simples, mas que seja funcional.

24 - Chega de vender somente comerciais rotativos, ofereça projetos comerciais.

25 - Chega da falta de integração e harmonia entre comercial e artístico. Os dois tem de trabalhar por um mesmo objetivo.

26 - Pare de tratar o break comercial como um “problema” na sua programação. Ele é um conteúdo, o qual pode ser um grande atrativo.

27 -  Desenvolva um processo de trabalho inteligente e estratégico entre OPEC e ARTÍSTICO. O mix entre vinhetas, chamadas e comerciais, com certeza valoriza o seu break.

28 - Chega de deixar as redes sociais nas mãos de estagiários.

29 - Invista em marketing digital.

30 - Cuide da sua marca. Chega de POSTS criados sem uma padronização e que não respeitem a identidade da sua rádio.

31 - Respeite a identidade e posicionamento da sua rádio. Você sabe qual a essência da sua emissora?

32 - Seja uma emissora multiplataforma.

33 - Analise e entenda realmente o que o seu ouvinte quer ouvir.

34 - Tenha bons conteúdos para sua rádio, respeitando aquilo que cabe na sua região e ao gosto do seu perfil de ouvinte.

35 - Pare de mirar em todos os perfis de ouvintes e determine um segmento. Lembro que uma rádio eclética, é sim um tipo de segmento, basta estrutura-la da forma correta.

36 - Faça uma estratégia de vendas correta para o público que você atinge.

37 - Desenvolva um mídia kit que seja flexível e apresente dados reais e positivos da sua emissora. E por favor, mantenha-o sempre atualizado, pois tem vendedor vendendo patrocínios de programas que saíram do ar há anos.

38 - Pare de fazer materiais impressos ou digitais gigantes ou com muitas páginas para vender a sua emissora. O seu cliente não tem tempo de ficar lendo “revistas”.

39 - Desenvolva os seus vendedores e a sua coordenação comercial com cursos e palestras.

40 - Faça promoções que sejam fáceis para a participação dos ouvintes. Lembre-se que uma promoção na internet é apenas com alguns clicks, então não complique.

41 - Renove suas promoções. Se toda páscoa, dia das mães e Natal a sua emissora trabalhar as mesmas promoções dos anos anteriores, então sua emissora é uma empresa em Stand By, ou seja, está pronta para ser trocada.

42 - Motive sua equipe de locutores e comunicadores envolvendo-os nos projetos, afinal, eles são o produto final da sua empresa.

43 - O cliente pode sim sempre ter razão, mas lembre-se que se os seus colaboradores não estiverem bem cuidados, seus clientes nunca serão bem tratados.

44 - Se você fizer parte de uma rede, explore o máximo suas possibilidades de programação local.

45 - Se sua programação é composta por conteúdos de produtoras, busque por conteúdos personalizáveis.

46 - Atenda o seu ouvinte por todos os canais possíveis: Telefone, Redes sociais, Whatsapp, E-mail, em ações pelas ruas, na recepção...

47 - Analise e compreenda todos os tipos de comportamentos de seus clientes e ouvintes, seja por pesquisa ou por simples comentários nas redes sociais.

48 - Não deixe o programador fazer a programação musical somente para ele. Crie um roteiro ou escopo da sua programação.

49 - Pare de criticar se esse ou aquele estilo de música é bom ou ruim, pesquise, se for sucesso e couber na sua programação, toque.

50 - Por último, a rádio pode ser sua, mas não faça ela somente para você. Ouça seus ouvintes, clientes e principalmente colaboradores.

Espero ter cooperado para um rádio mais vivo, criativo e ativo em 2018. Não sabe atuar ou ativar alguns dos pontos acima, fale comigo pelo e-mail e vamos fazer o possível para o rádio ser muito mais ouvido neste novo ano.

Feliz 2018 para todos.

Tags: rádio, dicas, 50 motivos, melhor, ano novo, 2018, ítens

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM) e marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba. Atualmente é coordenador artístico da Massa FM 97.7 de Curitiba.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.