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Sexta-Feira, 13 de Julho de 2018 @

Quando o Spotify se transforma em um concorrente direto do Rádio

Executar uma programação musical qualquer no rádio pode transformar os serviços de streaming de música em concorrentes diretos do meio

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Se tem algo que tudoradio.com tem batido forte através de artigos é que o “Spotify não é um concorrente direto para o rádio”. Ele e qualquer outro serviço de música via streaming. E a afirmação é baseada numa série de pesquisas que mostram como se consome música hoje em dia, com o público transitando pelos mais diversos formatos de mídia. Mas se você ouviu em algum lugar alguém falando que “deixou de ouvir rádio e passou a usar só o Spotify”, talvez haja uma explicação simples e direta para esse caso. E o culpado disso pode ser o próprio meio rádio. 

Pesquisas feitas no Brasil e lá fora (principalmente nos Estados Unidos) mostram a grande relevância da música para o rádio e também para a audiência. E mais: muitos descobrem novas músicas e artistas pelo rádio, que passa a ter um papel de curador desse conteúdo artístico, ou seja, uma fonte de confiança do que “é bom”, para a partir daí o ouvinte consumir essa música em outras plataformas de mídia, como o Spotify, YouTube, etc. Ou seja, são ferramentas que “conversam entre si”.

Mas o Rádio pode quebrar essa relação, efeito esse que pode ser bem negativo para o meio. Como? Tocando música por tocar, sem cuidado ou critério algum com sua programação. Sem dar nome aos bois (ou para a rádio analisada), ouvi recentemente uma emissora virando “Believe” do Imagine Dragons (Pop/Rock - Alternativo) com uma dupla sertaneja que eu não consegui identificar (música desconhecida, ou seja, não era um hit atual de sucesso). Essa “quebra” de sequência e ritmos é algo proibido nos dias de hoje, já que a sequência da emissora está pior do que uma playlist elaborada por um “robô” dos serviços de streaming ou do famigerado “random” do seu MP3 Player.

Note. Até é possível você juntar esses dois estilos do exemplo acima na composição de uma grade musical (pop/alternativo e sertanejo), mas para isso a rádio precisa ter uma sequência que permita essa alteração, ou seja, vai precisar de mais músicas entre essas duas canções, até que seja possível essa mudança no ritmo. É necessário pensar em como conduzir o ouvinte durante o playlist, sem choques. No susto, ele sai da rádio/estação ou pior (deixa de ouvir rádio). E para recuperar esse ouvinte que se assustou é difícil, pois a sequência e a rádio fica taxada de forma negativa na lembrança dessa audiência.

A música é um elemento forte na programação de rádio, sendo uma boa estratégia para conquistar ouvintes e ampliar o tempo de audição de uma emissora. Mas organizar essa grade é difícil, sendo imprescindível a presença de um bom programador musical (alguém que conheça de música, de ritmo e do público-alvo da emissora). Formatos ecléticos de rádios são ainda mais complicados para a composição de uma grade musical, ou seja, necessita de um bom profissional que consiga conduzir um “playlist” mais aberto.

O meio rádio brasileiro está mais em alerta sobre essa questão, tanto que alguns dos congressos mais recentes abordaram em palestras os “cuidados necessários para compor uma programação”. O rádio bate de forma correta na tecla que o conteúdo é rei para o veículo, mas é preciso lembrar que “música também é conteúdo de rádio”. 

Se a audiência de uma rádio afirmar que “as músicas da rádio X são escolhidas a dedo”, pode ter certeza que a emissora em questão está acertando (e muito) em seu conteúdo musical. E essa afirmação entre aspas é algo que eu escutei recentemente de um ouvinte de rádio em São Paulo, em um papo que era sobre música e não sobre rádio, streaming, MP3, etc.

Tags: música, rádio, streaming, programação, gêneros, formatos, cuidados, grade

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Colunista
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.










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