Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você tem o hábito de ouvir podcasts?

Enquete

Quarta-Feira, 07 de Agosto de 2019 @

Guia de produção em cinco passos!

Publicidade
Podem surgir algumas dúvidas de quais caminhos seguir quando vai se produzir alguma peça, seja uma vinheta de passagem, uma chamada de programa, evento ou promoção ou até mesmo um spot. Você pode se perguntar: Quais palavras uso? Qual a pegada do texto? Com quem gravo? Quais trilhas vou usar?
É fato que até finalizar uma produção muitos detalhes são envolvidos e por isso vou listar abaixo um checklist para que você possa ter sucesso do inicio ao fim do processo.

CINCO PASSOS PARA TER UMA BOA PRODUÇÃO

01 - IDEIA

O primeiro passo é a ideia. Qual será a sacada para a produção? Primeiro é bom ter um briefing para que você consiga desenvolver a ideia sem esquecer do que foi exigido, isso vai inclusive diminuir a chance de você ter retrabalho.
Levando esse briefing em conta, pense em como sua ideia pode deixar sua produção mais rica. Eu costumo incluir alguma brincadeira ou meme (em caso de chamadas) ou provocar o desejo do ouvinte (em casos de produções para prêmios ou shows). A ideia parte disso, de como você vai fazer o que é importante pra você ser relevante para seu público.

02 - TEXTO

Hora de detonar a ideia no papel (ou no editor de texto). Para isso, comece escrevendo o que é indispensável. Se for um texto de chamada promocional, por exemplo, escreva a mecânica da promoção para que você tenha a real noção de quanto tempo poderá usar no restante do texto.
Lembre-se: Você precisa ser persuasivo, então use gatilhos criativos para prender a atenção do ouvinte. Use o início do texto para criar expectativa, cuidado apenas para não arrastar demais e depois sobrar pouco tempo para explicar do que se trata. Um texto de um minuto tem em média cem palavras, então o ideal é você conseguir se expressar bem porém utilizando menos palavras do que usaria em situações sem a limitação do tempo.
O texto pode ser divido em partes. Eu separo a minha em quatro: A – Historia: onde crio a expectativa, B – Explicação: entrego o que é a expectativa e geralmente reforço com uma frase de impacto para engrandecer o artista, prêmio ou o que quer que seja que você queira vender), C – Mecânica: formas de participar, o que acessar e todas as informações legais da chamada e D – Finalização: aqui eu faço uma frase resumindo toda a ideia e vou para fase final do texto com a assinatura
Esta é a minha forma de escrever, você pode seguir ou criar as suas, mas o importante é você conseguir facilitar a escrita tendo um padrão. As ideias vão variar, mas sua organização de escrita seguirá uma lógica, isso vai ajudar a encaixar sua criatividade no limite do tempo.

03 - ESCOLHA VOZ

Você teve a ideia, escreveu com base nela e não vai ser agora que você vai disparar um "grava com quem tiver ai", né?
A escolha da voz passa pelo formato da emissora, tipo da peça que escreveu e até do que se trata: se é uma chamada promocional, ou um show que a cidade vai receber.
O texto tem uma pegada mais irreverente ou é mais impactante? É mais pra cima ou tem todos essas nuances?
Analise como escreveu e escolha a voz que vai gravar com base nisso. Caso a rádio ou produtora já tenha uma voz fechada procure escrever seu texto de modo que tire o melhor que aquele locutor pode oferecer. 
Outro detalhe importante é: Deixe o locutor a par da sua ideia, compartilhe o que você espera dele e o dirija. Se estiver gravando pessoalmente, faça as guias e passe o texto anteriormente. Se for remoto você também pode fazer isso por video conferência, mas se não for o caso deixe no texto as orientações como "1/2 basal" ( locução baixa com mais impacto, pode usar para fazer suspense por exemplo), "pra cima" (onde o locutor vai subir o tom) e por ai vai. Tudo isso fará com que você minimize as chances de ter um locutor gravando algo com uma percepção totalmente diferente da que você idealizou. 

04 - ESCOLHA DE TRILHAS E EFEITOS

Não consigo chegar pra produzir e ir procurando efeitos na hora. Geralmente eu já começo a produção com 80% das trilhas e efeitos separados. Seja qual for a sua biblioteca, dê uma busca prévia no material que combina com os três passos anteriores. Recomendo muito a assinatura de alguma biblioteca de trilhas ou efeitos. É pago, mas isso pode elevar seu trabalho a um outro nível. Dê uma vasculhada nos links abaixo:
Megatrax https://www.megatrax.com/ 
Benztown https://www.benztown.com/ 
Audiojungle https://audiojungle.net/ 

05 - PRODUÇÃO

Agora chegou a hora de coroar a coisa toda. A produção precisa ser o elo que vai ligar todos os outros quatro passos.
Procure se organizar: Nomeie as tracks na sua DAW, faça a seleção dos plugins que deseja usar como compressores, limiters, delays, reverbs e por ai vai. Procure fazer uma produção que seja dinâmica, mas nunca se esqueça que a INFORMAÇÃO é o mais importante ok? Tudo precisa ser muito bem entendido. 
Use algumas técnicas pra chamar a atenção, com efeitos destacando os médios em algumas partes (famoso "radinho") e abuse da criatividade. Eu, por exemplo, acho que nada no rádio chama mais a atenção do que o silêncio, gosto de utilizar isso nas produções, pois sei que naquele instante o ouvinte estará com a atenção totalmente voltada ao que eu quero dizer a ele.
Esses cinco passos são uma base geral do que pode ajudar você no fluxo criativo e de trabalho. Acrescente e otimize-os. O rádio bem feito agradece. 
Um abraço!

Tags: produção, áudio, dicas, rádio, FM, produtoras

Compartilhe!

Colunista
Gleyson Lage

Gleyson Lage é locutor e produtor desde 1998. Começou a carreira com 12 anos na rádio Pontal FM de Itabira- MG. Já trabalhou na rádio Itatiaia- BH e assumiu a produção da 98FM-BH em 2006 onde hoje apresenta o programa 98 Esportes das 8 às 10 da manhã. Através da Galla Produções já escreveu e produziu várias rádios no Brasil como: 98FM – Curitiba, Jovem Pan – SP, Mix FM- BH, BHFM, Capital FM,  Centro América Hits entre outras. 



Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.