Em 32 anos de experiência no rádio aprendi muito com diversos profissionais nas áreas de: comunicação, locução, programação musical e produção de conteúdo variado. Dessas mais de três décadas, passo boa parte, trabalhando e assessorando emissoras no interior do Brasil.
O primeiro grande desafio é convencer o proprietário que sua emissora deve passar por uma mudança. Esse passo é a tão importante quebra de paradigma, essencial neste cenário. Uma questão que sempre é levantada de forma relevante é: existe uma forma real, com pé no chão, de construir uma rádio competitiva fora das capitais?? E a resposta é SIM! Sejam em cidades de 30, 40, 50 ou 300 mil habitantes a fórmula é a mesma.
- Padronização: locução, slogan, programação musical, plástica e coesão entre programação e programetes;
- Pesquisa: intensa busca de dados, informações sobre comportamento e preferências do público aliada ao monitoramento do mercado;
- Redes Sociais: hoje vivemos em um mundo hiper conectado. As Mídias Sociais exercem um papel primordial na maior integração e interatividade público x rádio. As redes se mostram ser tão importantes quanto a programação, locução, plástica e promoções. Sem networking não há rádio que evolui e cresce.
E agora que tenho as informações como aplicá-las na emissora? Esse projeto de mudança arrojado, porém realista, deve ser desenvolvido com propriedade/ capacidade / expertise por um profissional qualificado e principalmente, que tenha visão global do veículo rádio.
Outro ponto importante é o tempo necessário para que esse projeto dê resultados. Com minha experiência na área pude perceber que ações estratégicas bem sucedidas levam em média um ano e meio, sem pressa e com qualidade.
As dificuldades inerentes ao mercado de rádio no interior nunca superam a capacidade de se fazer um trabalho com excelência, pois os profissionais da área de comunicação no meio radiofônico, são incansáveis e movidos a desafios. É sempre bom ressaltar que o desafio nos auxilia a aprimorar a criatividade, inventividade e o poder de empatia do público.
Por Marcos Silva -
Radialista e consultor com passagens por rádios como BHFM, Jovem Pan FM, 98 FM, 93 FM e Costa do Sol FM -
[email protected]
Tags:
rádio, desafios, digital, mídias sociais, logotipo, programação