Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019 @

Os desafios do rádio no interior

Publicidade
Em 32 anos de experiência no rádio aprendi muito com diversos profissionais nas áreas de: comunicação, locução, programação musical e produção de conteúdo variado. Dessas mais de três décadas, passo boa parte, trabalhando e assessorando emissoras no interior do Brasil.

O primeiro grande desafio é convencer o proprietário que sua emissora deve passar por uma mudança. Esse passo é a tão importante quebra de paradigma, essencial neste cenário. Uma questão que sempre é levantada de forma relevante é: existe uma forma real, com pé no chão, de construir uma rádio competitiva fora das capitais?? E a resposta é SIM! Sejam em cidades de 30, 40, 50 ou 300 mil habitantes a fórmula é a mesma.

- Padronização: locução, slogan, programação musical, plástica e coesão entre programação e programetes;
- Pesquisa: intensa busca de dados, informações sobre comportamento e preferências do público aliada ao monitoramento do mercado;
- Redes Sociais: hoje vivemos em um mundo hiper conectado. As Mídias Sociais exercem um papel primordial na maior integração e interatividade público x rádio. As redes se mostram ser tão importantes quanto a programação, locução, plástica e promoções. Sem networking não há rádio que evolui e cresce.


E agora que tenho as informações como aplicá-las na emissora? Esse projeto de mudança arrojado, porém realista, deve ser desenvolvido com propriedade/ capacidade / expertise por um profissional qualificado e principalmente, que tenha visão global do veículo rádio.

Outro ponto importante é o tempo necessário para que esse projeto dê resultados. Com minha experiência na área pude perceber que ações estratégicas bem sucedidas levam em média um ano e meio, sem pressa e com qualidade.

As dificuldades inerentes ao mercado de rádio no interior nunca superam a capacidade de se fazer um trabalho com excelência, pois os profissionais da área de comunicação no meio radiofônico, são incansáveis e movidos a desafios. É sempre bom ressaltar que o desafio nos auxilia a aprimorar a criatividade, inventividade e o poder de empatia do público.

Por Marcos Silva - Radialista e consultor com passagens por rádios como BHFM, Jovem Pan FM, 98 FM, 93 FM e Costa do Sol FM - [email protected]

Tags: rádio, desafios, digital, mídias sociais, logotipo, programação

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.