Terça-Feira, 26 de Novembro de 2019 @
É preciso preparar as operações das rádios para as novidades tecnológicas que já são realidade no mercado brasileiro. E também melhorar as práticas no offline.
Por exemplo:
Como está a sua rádio na internet?
Vamos começar pelo streaming e app da sua emissora. É algo velho que acompanha o rádio, mas ainda muitas rádios não acompanham essa situação de forma mais séria. No Brasil há empresas tradicionais e consolidadas com ótimos serviços de streaming e o principal, informações de sua audiência no digital. De pronto cito a Fabricahost, Crosshost e Virtual Cast. Cada uma com suas particularidades e ferramentas de grande importância para sua análise de audiência. Um outro detalhe, cuide do áudio da sua rádio pela internet como se fosse a transmissão pelo Dial.
Infelizmente ainda é percebido o descuido com a qualidade do áudio disponibilizado por muitas emissoras. Em muito breve, instituições de pesquisas de grande credibilidade estarão medindo a audiência das rádios na internet em tempo real, conforme tem sido apresentado em reuniões sobre novas metodologias de pesquisa. Isso quer dizer que não dá mais pra ser qualquer uma na internet. Para finalizar esse ponto, você já viu que a Chevrolet lançou o Ônix com Wi-Fi embarcado? Logo outros carros terão essa tecnologia. E aí, vamos continuar com nosso áudio ruim na internet?
Bom, entre outros pontos, você já tem desenvolvido conteúdos digitais?
O rádio pode e deve estar em todas as plataformas, inclusive com conteúdos exclusivos para essas redes. Alguns radialistas me perguntam quais equipamentos devem comprar para transmissões ao vivo no digital. Você vai encontrar orçamentos de até 50 mil reais. Mas não precisamos assustar o nosso financeiro com esse valor num princípio. Com 4 mil reais já é possível começar transmissões mais simples, basta prezar pela qualidade do conteúdo, áudio e video.
E o podcast? Tenho me assustado por saber que alguns radialistas ainda nem sabem o que é um podcast.
Outro ponto que não pode passar de 2020: Caixas inteligentes.
Aí você me pergunta: Cristiano, o brasileiro vai mesmo comprar essas caixas?
Respondo: Ainda não sabemos qual será a aceitação e por qual tempo, mas elas já estão entre nós e falando português. Ter a sua rádio linkada a todos parceiros das caixas inteligentes, poderá fazer uma grande diferença. Como assim linkada a todos os parceiros? Bom, quando se pede para a caixa inteligente da Google para ouvir tal emissora, ela busca pelo TuneIn. O áudio da sua rádio está ok no TuneIn? E aqui no tudoradio.com?
Bem, tudo parece que se volta à internet, mas não é bem assim. A JBL lançou a caixinha de som TURNER FM que já está pelo Brasil num valor aproximado de R$ 350,00. Além de um design moderno, valoriza a sintonia do Dial. Ao invés de sortear aparelhos de TV, como muitas radios fazem por aí, incentivando o ouvinte a desligar o rádio, por que não sortear algumas dessas caixas?
Vamos virar a chave bem rápido. No que se refere ao comercial, a CENP, divulgou pesquisa sobre verba destinada aos meios de comunicação de janeiro a junho de 2019, mostrando que o meio rádio teve um aumento de 15%. É o momento de atrair mais clientes. Anunciar no rádio é mais barato, tem credibilidade e dá resultado. É hora de agregar valor no nosso espaço publicitário e inovar nas formas de mídia no rádio.
Parece pouco, mas já temos esses pontos para refletirmos logo para janeiro.
Quem quiser contribuir com essa coluna, basta me escrever pelo [email protected] ou pelo WhatsApp 41 9 9977 8285.
Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM), marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba, gestão artística da Massa FM 97.7 de Curitiba e de São Paulo (FM 92.9), além de Head de Digital do Grupo Massa de Comunicação.