Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019 @

Saiba tudo que rolou no Imaging Days 2019

Acompanhe em texto, vídeo e jingles o que foi destaque na edição deste ano do Imaging Days, maior evento de produção de rádio no planeta e que foi realizado na Holanda

Publicidade
Mais um ano terminando e mais uma vez tivemos a oportunidade compartilhar conhecimento, conhecer novas tendências e buscar novas técnicas para a produção de rádio. Fomos ao Imaging Days 2019, provavelmente o maior evento de Imaging do planeta, que nesse ano aconteceu em Amsterdã.

Antes de entrarmos nos detalhes do que rolou nos Países Baixos, fizemos uma escala na Inglaterra. Lá estivemos no prédio da Global Media. Na entrada do prédio, que fica num dos pontos turísticos de Londres – a Leicester Square, há um tapete vermelho para receber artistas para pocket shows e premières. O prédio possui diversas emissoras como a Capital FM, Capital Xtra, Radio X, Heart, entre outras. Já havia ido a algumas emissoras mas nunca tinha visto nada parecido ao que vi nesse prédio. A começar que praticamente todas as emissoras possuem um estúdio exclusivamente para os morning shows. Um outro estúdio multimídia também é usado por várias emissoras para receber artistas e é muito legal, pois as marcas nas paredes são todas com telas embutidas de LED, ou seja: com apenas um toque no botão, o estúdio pode ser da Capital ou da Heart, por exemplo. O que há de melhor no rádio com certeza está dentro das emissoras do Global Media. Também fui ao estúdio do Grupo Bauer, que tem boas emissoras como a Magic e a Absolut Radio. Por lá, acompanhamos algumas gravações para a Planet Rock.
É legal ver como a maioria dos produtores dessas emissoras possui bastante trabalho a fazer, mas trabalham em horários muito maleáveis, algo no qual acredito muito como sendo um facilitador para criar melhor.

Agora, vamos ao Imaging Days!
O evento promovido por Anthony Timmers perdeu apoio de algumas produtoras grandes e, ao que tudo indica, poderemos ter em breve um evento concorrente promovido por essas empresas. Neste ano, Ignite Jingles, Brandy, Tril, Imaging Blueprint e Strike apoiaram, mas não tiveram representantes nas palestras.
 


*Vinheta produzida e mostrada track por track pela compositora e produtora Elaine Thiele.

Alguns nomes de destaque dessa edição do ID19 foram:

Jeff Berlin - Lendário VO (Voice Over – locutor) e Imaging Producer

Não, ele não é de Berlin e sim de Boston. Tem voz em mais de 100 rádios e canais de TV ao redor do planeta e esteve no evento falando sobre alguns segredos do Pro Tools. Jeff Berlin foi Imaging Producer da rádio 97.7 "The beat of Boston" e Kiss 108 Boston.

Idris Rouchiche - Fun X Radio

Gostei muito da apresentação do Idris. Ele tem uma produção com cortes rápidos e mostrou como faz isso. A Fun X é uma rádio jovem da Holanda e a plástica reforça bem isso. A rádio não é uma CHR com o padrão que estamos acostumados. A programação me parece mais aberta a outros estilos e o Idris mixou isso de forma equilibrada em um mashup mostrado no palco do Imaging Days. Ele também utilizou o plugin ML400 na master e o resultado foi bacana.

Guido Sprenger - Imaging Director da NPO

Guido começa a apresentação contando que quando era produtor da RTL2 e da rádio Veronica sempre havia alguém para escrever os textos do que era produzido e que, quando foi para a NPO, tinha que fazer tudo sozinho. Pra dar conta de tudo, ele abandona os emails enquanto faz trabalhos mais detalhados. Produz no inicio do dia e deixa pra ver os emails mais tarde. Guido gosta muito de usar compressores na voz, em cada track ele usa uns 4 compressores diferentes. Ainda assim, não soa mal, ele consegue equilibrar bem as vozes na mix. Outra dificuldade que ele relatou é sobre ser visto como um produtor apenas de rádios CHR, isto é, rádios Top40. Ele relata, inclusive, ter tido que diminuir o uso de efeitos de impacto para deixar a rádio soar melhor como uma AC.

Oliver Pengilly

Oliver começou como estagiário na Z100 e depois passou a prestar serviço para grandes produtoras como a Reel World. Hoje produz para a Kiss do grupo Bauer (emissora que citei acima na visita a Londres). Ele inclusive fez um promo para o ID19 para o qual eu gravei o nome do evento em português. Vários locutores de vários países gravaram uma parte e Oliver deu uma boa demonstração de suas técnicas. Mostrou inclusive uma Top Of Hour com o estilo musical Grime para o programa "Rud Kid". Havia necessidade de se incluir a frase "O programa a seguir pode conter conteúdo explícito", e ele incorporou isso na produção como uma coisa legal e não como uma frase seca de advertência.

Ouça o promo feito para o ID19


James Lawson

Esse cara foi aluno da Reel World e apesar de novo, já é reconhecido como um dos grandes nomes do imaging no Reino Unido. É responsável pela plástica da Hits Radio do grupo Bauer. Pra mim, uma das melhores apresentações do evento, James mostra alguns projetos do Pro Tools e disse que escreve 100% das peças que produz. Eu já disse isso outras vezes e depois vou falar mais sobre o assunto, mas cada vez mais tenho certeza de que, quando o produtor escreve, consequentemente ele tem um controle maior sobre o produto final. Outro detalhe importante é que James se preocupa totalmente em colocar as primeiras falas da sua sessão no mesmo tom da música que está ao fundo. Ele inclusive usa um efeito de reverberação harmônica em quase tudo que mostrou. Achei o resultado bem legal.

Broadway Bill Lee

Pontuar música: coisa que esse cara faz como poucos. No Brasil, acho que o Banana faz isso de maneira magnifica também. Aliás, os dois se parecem, não fisicamente é claro, mas pelo envolvimento quando estão no ar. Bill Lee disse em sua entrada, que estamos lá porque somos artistas e de fato ele é um. Mostrou algumas peças produzidas nos EUA nos anos 50, 60, e 70. Broadway trabalhou na HOT 97 em New York e mostrou algumas produções da sua época como o original "From the top of the Empire State building" feito no fim dos anos 80. Ele conta que posta seus videos no Instagram para inspirar outros. Eu já o acompanho há algum tempo no Instagram e posto abaixo um dos videos mais legais dele no ar pela WCBS.


E, atendendo a pedidos e sob aplausos, Broadway Bill Lee fez as "cabeças" das músicas ao vivo no ID19.

Esse foi o Imaging Days 2019 e, apesar de ótimos nomes do rádio no mundo falando de alguns truques de imaging, o que tiro de proveito é a necessidade que temos no Brasil de abrir uma discussão sobre o assunto. Gosto de falar de plástica e com certeza muitos leitores desse texto também gostam, mas talvez esbarrem numa escassez de matéria. O fato de termos poucos produtores começando e se envolvendo com o rádio no Brasil me preocupa bastante. Comigo a discussão está aberta, se quiser falar sobre, esclarecer qualquer dúvida ou até mesmo mostrar seu trabalho me procure no Instagram @gleysonlage pois tenho deixado algumas dicas por lá também. Será um prazer trocar ideia com vocês. Em Dezembro estreio um podcast voltado diretamente para produtores de rádio, com entrevistas, dicas de plugins e uma discussão aberta sobre nosso trabalho e como podemos realizá-lo melhor.

Um forte abraço!

 

 

Tags: Imaging Days, produção, cobertura, Galla Produções, 2019, rádio, plástica, artístico

Compartilhe!

Colunista
Gleyson Lage

Gleyson Lage é locutor e produtor desde 1998. Começou a carreira com 12 anos na rádio Pontal FM de Itabira- MG. Já trabalhou na rádio Itatiaia- BH e assumiu a produção da 98FM-BH em 2006 onde hoje apresenta o programa 98 Esportes das 8 às 10 da manhã. Através da Galla Produções já escreveu e produziu várias rádios no Brasil como: 98FM – Curitiba, Jovem Pan – SP, Mix FM- BH, BHFM, Capital FM,  Centro América Hits entre outras. 



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.