Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Quinta-Feira, 26 de Março de 2020 @

É preciso compartilhar!

Publicidade
Há algum tempo venho estudando rádio, sobretudo a minha área: produção. Também sou locutor, mas desde muito tempo, produção de rádio é o que me move e é nisso em que eu invisto meu tempo.

Comecei cedo no rádio e desde sempre quis produzir. Ainda na primeira emissora que trabalhei, quando tinha doze anos, ouvi uma frase que ecoa em minha cabeça até hoje. Passando pelo estúdio de gravação, perguntei a um dos operadores como fazia o efeito de "pitch" no SPX (SPX é um processador multi-efeitos). Ele, que na época tinha uns 45 anos, me disse: "isso aqui é segredo profissional". Eu que era só metade inocente, ri entre os dentes e saí dali meio sem graça. A minha outra metade, maliciosa, sabia que aquela frase era bastante infeliz. Não pela situação, porque ele sabia e eu não, e sim pelo profissional achar que o brilho da coisa estava no que ele conseguia fazer com o equipamento e não na ideia que ele tinha.

Anos se passaram, encontrei outros vários profissionais com essa mentalidade e vários outros extremamente generosos. Costumo dizer que, geralmente, as pessoas que sabem de verdade não se preocupam em passar adiante.

No rádio, nós tivemos uma explosão criativa em décadas passadas, muita gente fazendo rádio bem feito, novos talentos aparecendo com ótimos profissionais mais experientes. As equipes eram espetaculares. E pode ser exatamente por essa ideia de que passar conhecimento adiante não faz parte do trabalho que hoje a mão de obra qualificada é escassa. O rádio tornou-se lugar difícil demais pra estar e, com o tempo, foi se tornando também desinteressante pra muita gente. Se tem muitos profissionais procurando emprego sem sucesso, do outro lado em muitos casos tem também emissoras procurando profissionais prontos, o que resulta, na maioria dos casos, em uma roda de nomes que são quase sempre os mesmos.

Sempre digo que mantenho contato com vários produtores ao redor do mundo, falo com eles quase que diariamente, discuto coisas, peço opinião e emito a minha e, quando dá, encontro com alguns em viagens. Procuro encurtar as distâncias com iniciativas como o Vinhetando - um podcast voltado para quem produz, ou quer produzir rádios - tenho feito tutoriais em meu Instagram (@gleysonlage) e no meu canal do YouTube (gleysonlageradio) e tento encaixar tudo isso em minha rotina de trabalho que, acredite, é intensa.

Porque eu faço isso? A resposta é simples: Porque eu sofri disso. Essa foi minha dor no passado. Tanto para saber, conhecer o caminho de produzir, o que é necessário e como chegaria a uma grande rádio, quanto para aprimorar posteriormente. A minha época era menos digital, o que aumentava a dificuldade, mas eu sinto prazer em ajudar. Gosto de ver gente nova chegando porque isso também me mantem com o desejo de aprender mais e aquece o mercado. Você vai produzir melhor se for desafiado. Se estiver sozinho, que mérito tem em ser o melhor?

Por isso, eu estou lançando o Guia completo para produção em 7 passos, um ebook com sete passos para você produzir. É um guia para você entender melhor como funciona o mercado. Para você que já está no meio, eu cito como desenvolvo meu trabalho e como enxergo o rádio. Você vai ver coisas como: o que é necessário para começar, como escrever chamadas ou vinhetas, como escolher trilhas e onde podem ser encontradas, qual software usar, como dirigir uma gravação e muito mais.

Radio Imaging é um elemento competitivo para as emissoras e é um prazer levar isso a mais pessoas. O e-book é gratuito e pode ser baixado neste link: http://gleysonlageradio.com/

Estou à disposição de vocês, boa leitura e um abraço! 

Instagram: @Gleyson Lage 
YouTube: gleysonlageradio

Tags: conteúdo, dicas, produção, coronavírus, quarentena, rádio

Compartilhe!

Colunista
Gleyson Lage Gleyson Lage começou a carreira no rádio aos doze anos. De 1998 pra cá passou por várias emissoras, fazendo locução ou produzindo. Já desenvolveu peças para várias emissoras e obteve resultados expressivos com seu trabalho à frente da Galla produções. Hoje, além de desenvolver rádio imaging para as principais emissoras do país, o profissional se dedica a ajudar outros profissionais do ramo e a fazer com que novos produtores possam criar e produzir para rádios ou produtoras.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.