Trabalhar em casa é uma das alternativas para fugir da contaminação por coronavírus. Entretanto, é preciso ter em mente que uma rotina de home office mal organizada e sem alinhamento de tarefas pode resultar em falta de produtividade e resultados baixos para a empresa. Então, como se proteger a ainda assim fazer desta experiência um tempo de valor e aprendizado?
De acordo com Tania Lopes, diretora de Gestão Coorporativa no ISAE Escola de Negócios, o primeiro passo deve vir dos líderes. “É preciso que o gestor tenha uma comunicação clara e assertiva com seus colaboradores, sensibilizando-os sobre a importância deste momento de solidariedade mútua para assegurar cada vez mais a sustentabilidade da organização”, explica ela. Para garantir o acompanhamento das entregas periódicas, Tania indica utilizar softwares de gestão simples e objetivos, para que todos reportem suas atividades diárias e tenham acesso às tarefas semanais que ainda devem ser realizadas.
Após este primeiro passo, os colaboradores devem tomar consciência de seus papéis dentro da empresa e buscar meios de focar no trabalho e não procrastinar. “É possível fazer deste momento de home office um tempo de valor e aprendizado, explorando novos recursos, pesquisando tendências e ampliando suas referências”, afirma Tania. Para aumentar a produtividade e acelerar a adaptação a esse estilo de trabalho, a especialista separou 8 dicas fundamentais.
Prepare um local de trabalho: Defina um cômodo da sua casa como seu local de trabalho. Escolha preferencialmente um ambiente silencioso. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar do trabalho de forma eficaz.
Estabeleça sua jornada de trabalho: Estabeleça uma carga horária de trabalho, preferencialmente o mesmo horário em que trabalha na empresa. Respeite seu horário de refeições e de encerrar as atividades.
Mantenha o foco: Procure evitar distrações, estabeleça limites e alinhe-os com sua família para que consiga manter o foco durante a jornada que definiu. Mantenha a calma: é um período de adaptação para todos.
Tenha clareza de entregas: Defina juntamente com sua liderança as metas e entregas para o período de home office. Esta lista de tarefas bem definidas será essencial para o alcance dos objetivos de sua área e da organização.
Estabeleça confiança: A confiança entre líderes e seus times é fundamental para que as entregas sejam realizadas dentro dos prazos e com alto nível de rendimento. Com base nas metas contratadas, registre e reporte espontaneamente à sua liderança suas principais entregas diárias.
Assegure comunicação eficaz: Esteja atento à comunicação. Estabeleça interações com líderes, colegas, clientes e fornecedores. Invista na clareza e assertividade da comunicação.
Cuidado com o sigilo: É fundamental manter o sigilo das informações da empresa. O trabalho remoto exige uma cautela ainda maior quando a confidencialidade das informações.
Tecnologia e recursos para reuniões: Utilize ferramentas gratuitas para reuniões. Explore recursos de vídeo-chamada que facilitam a comunicação em tempo real.
Por Fernanda Glinka - P+G Comunicação Integrada
Tags:
home-office, dicas, off-topic, trabalho remoto, empresas