Segunda-Feira, 13 de Abril de 2020 @
Em época de pandemia, a confiança nos meios tradicionais de informação segue consistente e no topo da preferência no Brasil
Contudo, a confiabilidade nos meios tradicionais de informação segue consistente e no topo da preferência no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que os brasileiros consideram conteúdos jornalísticos da TV, dos jornais impressos e de programas jornalísticos de rádio os mais confiáveis na hora de receber a informação. As redes sociais e o WhatsApp têm a menor credibilidade, segundo esta recente pesquisa, sendo os meios menos confiáveis. Neste contexto, faz-se fundamental orientar a população sobre os canais certos para se coletar informações.
No Brasil, a imprensa tem atuado como um verdadeiro antídoto contra a propagação de “fake News”. Afinal, esta grande responsabilidade da TV, do Rádio e dos Jornais tende a aumentar devido aos processos de checagem dos fatos, tornando cada em destes meios uma referência quando o assunto é de extrema importância. Especialmente o Rádio e a TV ganham força neste momento devido à sua instantaneidade, sendo consideradas fontes altamente seguras para ouvintes e telespectadores.
Se não podemos eliminar em definitivo as notícias falsas de nossas vidas, o desafio, então, é conter a disseminação destas informações falsas, mantendo nos veículos de comunicação tradicionais o compromisso com a ética e com a verdade. Afinal, a missão dos meios tradicionais de comunicação vai muito além da prestação de serviço para a população. Valorizar e prestigiar o Rádio, a TV e os jornais é a forma mais acertada de se manter conectado com a verdade e, através dela, formarmos nossas convicções bem embasadas na busca das melhores alternativas para superarmos momentos tão desafiantes como os que vivemos na atualidade.