Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual será o papel do rádio nas eleições municipais de 2020?

Enquete

Terça-Feira, 06 de Outubro de 2020 @

Maneiras de deixar a transmissão em vídeo do seu programa mais interessante

Publicidade
Muitos programas de rádio estão apostando em transmissões ao vivo em vídeo através das redes sociais. É uma ótima maneira de atrair um público que dificilmente seria conquistado apenas pelo rádio, já que os algoritmos das próprias redes sociais podem impulsionar organicamente o alcance do programa.

Com a pandemia, os brasileiros ficaram ainda mais acostumados com este formato, por conta do crescimento das lives. Mas, em 2019, mesmo antes da triste situação que provocou o aumento no consumo de conteúdo online, a empresa Kantar já previa um maior investimento nos programas multiplataforma. Para se adaptar à tendência, veja algumas dicas para tornar sua transmissão mais interessante para os ouvintes e espectadores.

Alternância de câmeras

Por enquanto, a maioria dos programas ainda utiliza uma câmera fixa, captando todos que estão no estúdio. Porém, com o crescimento do formato, a utilização de duas ou mais câmeras, oferecendo a possibilidade de alternância, pode tornar o vídeo mais atrativo para os espectadores, dando um dinamismo à transmissão. Se o programa conta com entrevistados, o ideal é deixar uma câmera nele, utilizando a imagem quando o convidado falar. O jogo de câmeras, apesar da aproximação com o formato televisivo, pode deixar o vídeo do programa com um aspecto mais sério, atraindo público e patrocinadores. Também vale a pena dar atenção aos aspectos técnicos do vídeo, como a iluminação.

Utilize elementos visuais

A aparência do estúdio e o lado visual nunca foram preocupações dos programas de rádio. Mas, com as transmissões ao vivo, vale a pena ter um cuidado especial com esses fatores. Aproveite e crie um pequeno cenário que remeta à temática do programa. Para isso, um papel de parede serve perfeitamente, já que é de fácil instalação e pode ser personalizado. Um ponto positivo da criação da identidade visual no cenário é que o seu público reconhecerá facilmente o programa apenas ao ver a prévia do vídeo passando no feed das redes sociais, aumentando a chance de atrair o espectador.

Saiba interagir com os dois públicos

É necessário criar a noção da existência de dois públicos diferentes nos programas: o da rádio e o da internet. Por isso, é fundamental que o apresentador saiba conversar com as duas audiências. Tendo isso em mente, vale a pena manter alguém na equipe encarregado de ler os comentários das redes sociais em tempo real. Assim, é possível acrescentar assuntos de acordo com as vontades dos espectadores, dando voz aos que estão assistindo. No caso de convidados, é possível selecionar perguntas dos comentários. Para que os ouvintes da rádio possam participar, o apresentador pode estimular a audiência multiplataforma – isso ainda ajuda a aumentar o alcance nas redes sociais.


 

Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.

Tags: multiplataforma, transmissões, áudio, vídeo, streaming, dicas

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!








Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.