Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020 @
O cenário de desafios fez com que se investisse em proteção para os profissionais e em inovação para os ouvintes, com as rádios transmitindo também por meio de vídeos no intuito de se conectar ainda mais com os que mantém o isolamento.
Mas o fato é que, por conta da dinâmica do trabalho em um estúdio, que demanda uma acústica perfeita e o isolamento de sons externos, o trabalhador acaba passando longas horas em um ambiente fechado, com ventilação e iluminação artificiais.
Esse cenário acaba levando a outros problemas de saúde que, com o advento da Covi-19 ganharam destaque mais uma vez. Veja:
Bactérias, vírus e alergias
Um local fechado como o estúdio acaba reunindo duas ou mais pessoas por longas horas. Isso, por consequência, aumenta o risco de contágio por doenças transmitidas pelas vias aéreas, como gripes, resfriados, bactérias e vírus como a Covid-19.
Como a circulação de ar é reduzida, é preciso se precaver com uma boa ventilação que faça o ar circular com eficiência para evitar o contágio e também minimizar o agravamento de outros problemas respiratórios como sinusites, rinites, asma e alergias.
Sol
Uma das causas de os brasileiros terem baixos níveis de vitamina D no sangue é o fato de passarem tempo demais em locais fechados. Jornalistas, radialistas, produtores e editores, que trabalham praticamente o dia inteiro dentro do estúdio, podem chegar a nem ver a luz do sol.
Entre as consequências, uma das mais graves é a carência de vitamina D no organismo. A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol e é fundamental para que vários processos ocorram em nosso corpo e doenças sejam evitadas. Sua deficiência pode ser devastadora, levando à perda óssea e baixa imunidade.
Além disso, outra consequência de se passar muito tempo sem se expor à luz do sol é a depressão, doença que pode comprometer a rotina pessoal de forma severa.
Para lidar com essa circunstância, mais uma vez é necessário realizar intervalos periódicos no trabalho e passar alguns minutos ao ar livre, com a pele exposta ao sol.
Sedentarismo
Outro problema que acomete os profissionais que trabalham em estúdio é a tendência ao sedentarismo. De modo geral, dentro de um estúdio se trabalha sentado. Isso pode comprometer a circulação sanguínea e levar à obesidade.
Uma boa estratégia para evitar consequências mais sérias é aproveitar os intervalos ao ar livre para fazer uma caminha e até trabalhar em pé por alguns minutos. Até mesmo um rápido alongamento será benéfico.
Passar muito tempo dentro do estúdio pode levar à deficiência de vitamina D. Autor: arembowski / Fonte: Pixabay.com
Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.
O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!