Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020 @

Estúdio de rádio: Cuidados para quem passa muito tempo dentro de ambiente fechado

Publicidade
Com o novo coronavírus, circunstâncias antes consideradas normais precisaram ser repensadas. É o caso dos locais de trabalho, como os estúdios de gravação e edição, que são fechados e não possuem ventilação natural: um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias.

O cenário de desafios fez com que se investisse em proteção para os profissionais e em inovação para os ouvintes, com as rádios transmitindo também por meio de vídeos no intuito de se conectar ainda mais com os que mantém o isolamento.

Mas o fato é que, por conta da dinâmica do trabalho em um estúdio, que demanda uma acústica perfeita e o isolamento de sons externos, o trabalhador acaba passando longas horas em um ambiente fechado, com ventilação e iluminação artificiais.

Esse cenário acaba levando a outros problemas de saúde que, com o advento da Covi-19 ganharam destaque mais uma vez. Veja:

Bactérias, vírus e alergias

Um local fechado como o estúdio acaba reunindo duas ou mais pessoas por longas horas. Isso, por consequência, aumenta o risco de contágio por doenças transmitidas pelas vias aéreas, como gripes, resfriados, bactérias e vírus como a Covid-19.

Como a circulação de ar é reduzida, é preciso se precaver com uma boa ventilação que faça o ar circular com eficiência para evitar o contágio e também minimizar o agravamento de outros problemas respiratórios como sinusites, rinites, asma e alergias.

Sol

Uma das causas de os brasileiros terem baixos níveis de vitamina D no sangue é o fato de passarem tempo demais em locais fechados. Jornalistas, radialistas, produtores e editores, que trabalham praticamente o dia inteiro dentro do estúdio,  podem chegar a nem ver a luz do sol.

Entre as consequências, uma das mais graves é a carência de vitamina D no organismo. A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol e é fundamental para que vários processos ocorram em nosso corpo e doenças sejam evitadas. Sua deficiência pode ser devastadora, levando à perda óssea e baixa imunidade.

Além disso, outra consequência de se passar muito tempo sem se expor à luz do sol é a depressão, doença que pode comprometer a rotina pessoal de forma severa.

Para lidar com essa circunstância, mais uma vez é necessário realizar intervalos periódicos no trabalho e passar alguns minutos ao ar livre, com a pele exposta ao sol.

Sedentarismo

Outro problema que acomete os profissionais que trabalham em estúdio é a tendência ao sedentarismo. De modo geral, dentro de um estúdio se trabalha sentado. Isso pode comprometer a circulação sanguínea e levar à obesidade.

Uma boa estratégia para evitar consequências mais sérias é aproveitar os intervalos ao ar livre para fazer uma caminha e até trabalhar em pé por alguns minutos. Até mesmo um rápido alongamento será benéfico.


Passar muito tempo dentro do estúdio pode levar à deficiência de vitamina D. Autor: arembowski  / Fonte: Pixabay.com
 

Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.

Tags: dica, profissionais, radialista, comportamento, produção, artístico, rádio, estúdio

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.