Terça-Feira, 15 de Dezembro de 2020 @
A verdade é que mesmo que isso esteja em crescente, os programas feitos exclusivamente para elas ainda são minoria no país, nem toda rádio tem espaço para dar voz ao público feminino. Quer sintonizar com as mulheres vozes no Brasil? Conheça o programa de rádio voltado para mulheres com mais de 20 anos de história:
Rádio Mulher
O programa "Rádio Mulher, A voz e a vez da mulher", nasceu em 1997 em Palmares, no estado de Pernambuco. Ele foi uma iniciativa do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) após uma pesquisa do IBGE constatar que o maior número de analfabetas da região eram mulheres, e que aquela era a localidade mais prejudicada do estado. Cerca de 60% das mulheres da região eram analfabetas.
Preocupadas com a qualidade de vida das mulheres, um grupo foi treinado para atuar na produção do programa. Assim nasceu o programa Rádio Mulher para transformar a vida delas. Foi através do rádio que a iniciativa pôde alcançar o maior número de mulheres em casa ou enquanto cortavam cana, com o objetivo de melhorar as estatísticas.
Como tudo no Rádio Mulher é feito por mulheres, em 1999 o programa passou a integrar a Rede Brasileira de Mulheres no Rádio. A programação perdura até hoje, sempre pautada em empoderar mulheres. São abordados temas como violência contra a mulher, racismo, poesia, saúde, entre tantos outros especiais que dão voz para elas.
Com tantos anos no ar, pode se dizer que a programação exerceu um papel importante na região, transformando toda a forma de pensar da sociedade local. O programa ajudou no combate do machismo. Mulheres ganharam informação e força para lutar e questionar pontos que até então não estavam em discussão.
Mais tarde, em 2005, o programa foi levado para Cabo de Santo Agostinho. Acredita-se que o programa alcance mais de 200 mil ouvintes.
Dados fornecidos pelo UniversoDelas, site focado no mundo feminino, apontam que mais de 64% das ouvintes do programa afirmam que ele foi importante na sua vida. Além disso, 38,5% dos homens também afirmam que o programa tem um papel importante.
Ficou curiosa para sintonizar com elas? Você pode ouvir através da Rádio Calheta FM 98,5 ou pela página no Facebook do Centro das Mulheres do Cabo, com transmissão ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas da manhã. Quer participar junto delas? É possível interagir através do WhatsApp (81) 99267-8273.
Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.
O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!