Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Março de 2021 @

O desafio do rádio no digital

O rádio precisa considerar atuar nas duas frentes (on e off). Listo aqui tópicos para começar, manter e evoluir a sua rádio no digital

Publicidade
Parece ser um assunto já conceituado entre radiodifusores e radialistas, mas será que estamos bem entendidos mesmo?

Não, não estamos. Então todos estão fazendo de forma errada? Não, pois ainda estamos aprendendo a ser digital. Quando falo em digital, falo do rádio com suas lives, redes sociais, streamings e sites. 

E quando sabemos que estamos agindo de forma correta? Olhando os resultados imediatos. Todos os canais digitais mostram dados e, melhor, em tempo real. Se não há um bom engajamento, algo errado existe. Além de engajamento, os nossos ouvintes que, nos dias de hoje, se transformaram em espectadores, se manifestam de forma imediata. 

Você acompanha os comentários, reações e feedbacks da sua audiência no digital? Se não, faça, pois não é perder tempo.

Levar o rádio para o digital deixou de ser brincadeira de estagiário ou do sobrinho do dono da Rádio há muito tempo, pois agrega no volume de audiência e gera faturamento. Então vou elencar os principais tópicos para começar, manter e evoluir a sua rádio no Digital:

1 -  O Rádio tem a obrigação de um som perfeito nas lives, afinal, entendemos de som. Você está preparado com uma interface de áudio, iluminação, microfones e acústica?

2 – Não precisamos ter as melhores e mais caras câmeras, mas não precisamos ter as de R$ 150,00, né?

3 – No momento que estiver com a live no AR, o locutor ou apresentador não pode se empolgar tanto com a imagem e esquecer que está no Rádio. Lembre-se, cuide da linguagem, pois ainda somos rádio. As grandes metodologias de pesquisa ainda perguntam: "Qual RÁDIO você ouviu e não Qual LIVE você assistiu?".

Então você me pergunta, é possível um equilíbrio de linguagem? Sim. 

4 – No que se refere às redes sociais, você tem uma pessoa dedicada e com conhecimento de digital, layout e textos? Se não, tenha, se já tem alguém, dê treinamento a essa pessoa. Fazer posts não é mais brincadeira de adolescente.

5 – O seu streaming tem conexão estável, qualidade de áudio e métricas de audiência? Se não, contrate uma empresa que ofereça. Não caia mais na ilusão que streaming de R$ 9,99 por mês vai te proporcionar audiência e possibilidades de faturamento.

6 – A sua emissora produz conteúdos exclusivos para o digital? Se não, faça, pois os canais digitais precisam ser alimentados com conteúdos próprios respeitando suas linguagens e estruturas. Lembre-se, tem muito ouvinte que pode não ter tempo de ouvir a sua rádio, mas pode estar consumindo os seus produtos no digital.

7 – O seu site está sendo atualizado diariamente com conteúdos próprios? Se tem conteúdos de outras fontes, você tem autorização? Se não, faça, pois, o site tem muita relevância, pode gerar formas de faturamento e dá credibilidade à sua emissora.

8 – O seu departamento artístico, de marketing e comercial tem boas noções de digital? Se não, faça treinamentos e consultorias para que todos entendam do mercado digital, para que o quanto antes a sua emissora possa quebrar a grande barreira do Cross entre Dial e Digital.

9 - A rádio está acessível nos principais canais digitais, incluindo aplicativos e agregadores? Você sabe quais? Procure manter esses dados atualizados e busque monitorar essa audiência através de seu streaming de áudio. 
Mantenha contato com essas plataformas, elas podem ajudar no crescimento da audiência digital.

Agora sim, chegamos num ponto de desafio bem grande do Rádio com o Digital. 
Enquanto a sua equipe não tiver entendimento sobre os dois, nunca vai ser possível faturar com eles. Vender posts no instagram vale a pena? Se for uma publicação estática e você tiver pouca audiência em suas redes, nem perca tempo. Venda conteúdo. Entenda com o seu artístico e digital como é possível um conteúdo do dial ser levado ao digital e agregar valor na sua venda.  Crie ações simultâneas que não impacte negativamente na linguagem e audiência de ambos.

E como cobrar?

Primeiro tenha audiência, dados desse alcance, uma programação de conteúdos para o Dial e Digital, uma equipe informada e entenda o seu público. Após esse conhecimento, desenhe com seu marketing, oportunidades (pacotes) entre Dial e Digital e vá para o mercado. Determinar um valor depende muito de números, praças e o que o mercado está disposto a pagar. Cobre qualquer valor, mas hoje não se permite mais dar o digital como bonificação, pois, quando o mesmo é bem feito, dá resultado ao cliente e agrega valor ao comercial.

Viu como ainda estamos todos aprendendo? Mas coloquei o mínimo do mínimo para sair do velho e começar. Mesmo que comece errando, comece, vai aprendendo e evoluindo. 

E por último você me pergunta: A Jovem Pan está errando também? Talvez sim, mas está muito mais evoluída, pois um dia, lá atrás, ela começou. Mas quando se trata desse exemplo do mercado, há de considerar, significativamente, o tempo de experiência, conhecimento adquirido e investimentos feitos.

Estou à disposição para dúvidas, sugestões ou críticas.
Whatsapp 41 9 9977 82 85.

Tags: digital, streaming, rádio, monetizar, tendências, cuidados

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM) e marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba. Atualmente é coordenador artístico da Massa FM 97.7 de Curitiba.










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.