Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Sábado, 24 de Abril de 2021 @

Um carimbo milionário

Murilo, CEO da IWM Agency, relembra da citação do nome da Band FM durante uma música por uma participante do BBB, devido à um carimbo feito pela emissora paulistana. O consultor destaca os impactos do Marketing de Influência

Publicidade
Na noite de 16 de abril, o Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo, não teve como esconder a influência do rádio na vida dos brasileiros. A participante Juliette Freire, uma das favoritas a ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão oferecido pelo programa, cantava em alto e bom som um dos clássicos da música sertaneja, a música “Na Hora de Amar”, interpretada pela dupla Cleiton e Camargo. O refrão da música diz: “você deve estar....com medo de contar...”. Mas o que ninguém esperava é que ela surpreenderia ao entoar a vinheta da Rádio Band FM no meio da canção, que ficou da seguinte forma: “você deve estar....NA BAND FM...com medo de contar...”. Esta frase realmente existiu e foi gravada pelos artistas como “carimbo” da versão executada pela emissora lá pelos idos de 1998.

E aqui vale uma reflexão: Juliette Freire ganhou mais de 22 milhões de seguidores em menos de cem dias de programa na TV, e junto desta multidão de fãs, claro, angariou fama, fãs, amores e carinhos, além dos inevitáveis haters para azucrinar sua vida. Mas qual o segredo de tanto sucesso que desperta amor (muito mais) e ódio? E como uma emissora de rádio pode capitalizar a seu favor um momento como este, em que uma música de mais de 20 anos, volta repentinamente à mídia, a partir da voz de uma das jovens mais influentes da atualidade? Como que ela conseguiu lembrar, depois de tanto tempo, de um simples refrão feito especialmente para uma rádio.

Em um passado não tão longínquo, a prática de contar com a participação luxuosa de artistas ao marcar o nome da rádio, em meio a melodia de sua própria canção, foi uma prática absolutamente usual. Era indispensável aproveitar esta oportunidade para que a emissora tivesse esta exclusividade para executar em sua programação. O “carimbo” também poderia vir em formato de um simples recado, o famoso “alô” dado pelo artista aos ouvintes, mostrando também sua preferência em ouvir aquela emissora, e assim aproximando ainda mais seus fãs e ouvintes da rádio. Com o passar do tempo, a arte do carimbo passou a ser deixada de segundo plano, e sem uma grande razão a se dar. Mudanças no perfil artístico das emissoras, maior distanciamento dos artistas visitando as rádios, desencadeado também por uma redução da presença das gravadoras no dia-a-dia das rádios, já que estas eram as responsáveis por levar os cantores para a divulgação de seus trabalhos, podemos enumera como alguns dos prováveis motivos para este hábito ser deixado de lado gradativamente. Mas ele ainda sobrevive, de forma sutil, para a alegria de “Juliettes” espalhadas por todo o Brasil.

Mas como ela conseguiu até agora se tornar a terceira participante do BBB mais seguida da história? Qual é o seu segredo? Neste artigo vou mostrar a vocês alguns truques muito usados em Marketing de Influência e que tornaram a participante neste furacão!

1. Juliette é nordestina e como tal ela não nega suas raízes, sua história e principalmente seu sotaque. Ela faz questão de se apoiar nestes pilares e sob uma ótima de marketing isso vende muito, pois as pessoas aqui fora querem ver verdade nos participantes, isso atrai os olhares e a atenção é canalizada, desta forma vamos ao ponto 2.

2. Com toda essa atenção canalizada ela usa outros artifícios básicos em marketing de influência: se apropriar do lugar de fala e não temer possíveis confrontos, pois quando você se joga nessa estratégia fica mais fácil criar um conteúdo que seja favorável a você. E como dizemos por aqui, o conteúdo é líquido e construímos/moldamos ele sempre ao nosso favor.

3. Outro ponto importantíssimo para este fenômeno é ter uma equipe dedicada, alinhada com os pensamentos dela e ser muito competente. De nada adiantaria a Juliette Freire ser quem ela é dentro da casa, se aqui fora suas redes sociais não jogassem junto. Vejo outro ponto interessante neste quesito: o poder de sua equipe entender os memes e jogar isso pra galera, transformando em realidade o sonho de qualquer famoso ou marca na internet: VIRALIZAR. Aqui vai os meus parabéns a equipe da Ju.

4. Quarto e última dica que vou dar. Ora, não posso entregar tudo de mão beijada pra vocês: como qualquer grande influenciador ou celebridade, Juliette gosta de uma câmera (e de ouvir rádio também, perceberam?). Juliette já entrou “na casa mais vigiada do Brasil” sabendo que tudo isso seria fundamental pra sua trajetória. Se posicionar da melhor forma, falar (e cantar) o que as pessoas querem ouvir e tem o senso de como, quando e de que forma a torna a participante que melhor usa essa tática importante!

Estas são algumas analises básicas, mas isso mostra o tamanho potencial que qualquer um de nós pode alcançar, basta seguirmos algumas regrinhas básicas e nunca sair do foco. E às rádios, esta foi uma lição importante de como o marketing de influência é importante para nossas ações de marketing. A Band FM, no dia seguinte à cantoria de Juliette, divulgou exaustivamente em suas redes sociais, por meio de seus perfis oficiais e de seus comunicadores, a “apresentação” da paraibana, aproveitando a oportunidade única de fazer o público da emissora conhecer ainda mais sua história na música, ter acesso aos seguidores cada vez maiores da participante, e ganhar assim novos fãs. E estes certamente ficaram bastante curiosos em conhecer melhor a emissora que, pelo visto, é “a rádio que tem o jeito da Juliette”.  

Por Murilo Oliveira
CEO da IWM Agency e consultor em Marketing de Influência

Instagram: @murillodoliveira

 

Tags: Band FM, Marketing de Influência, Big Brother Brasil, rádio, carimbo, marca

Compartilhe!

Colunista
Murilo Oliveira

CEO da IWM Agency e consultor em Marketing de Influência. Instagram: @murillodoliveira










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.