Quinta-Feira, 20 de Maio de 2021 @
Essa realidade é apontada por pesquisa realizada pela Forrester, uma renomada empresa de análises na área de tecnologia.
A pesquisa descobriu que 80% dos fabricantes globais estão enfrentando desafios na produção de produtos e serviços digitais. Parte do problema decorre da demanda sem precedentes por dispositivos IoT - já existem mais coisas conectadas do que pessoas no mundo e a tendência é de crescimento, como diz outra empresa das área, a IDC, que estimou recentemente que haverá um total de 41,6 bilhões de dispositivos conectados em 2025.
Os consumidores estão particularmente interessados ??em usar produtos inteligentes em suas casas: lâmpadas, termostatos e até geladeiras conectadas. A Forrester previu que, em 2025, o lar americano médio terá 20 dispositivos conectados à internet.
Nesse contexto, não será suficiente para os fabricantes produzirem mais das mesmas velhas coisas. As expectativas dos compradores estão crescendo: eles querem dispositivos conectados fáceis de usar, com novos recursos, sendo continuamente aprimorados. Eles esperam que esses dispositivos funcionem juntos e de forma harmoniosa, em diferentes plataformas e sistemas operacionais.
Mais 80% das empresas ouvidas pela Forrester disseram que precisam lançar rapidamente novos produtos e serviços inteligentes para manter ou aumentar sua posição no mercado; isso significa, na maioria dos casos, que um novo ciclo de pesquisa e desenvolvimento precisa ser iniciado.
E fica a dúvida maior: para isso, talentos estarão disponíveis em quantidade adequada? Ao menos aqui no Brasil, com certeza, não.
*Por Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Contato: [email protected]
Rádio também é empresa. É mercado. E está sujeito a tendências, reflexões e outros temas que atingem diferentes segmentos econômicos. O tudoradio.com trás aqui artigos que colaboram com a gestão de emissoras de rádios como empresas conectadas à atualidade. Atenção: O tudoradi.com não se responsabiliza pelos textos publicados nessa área, função remetida ao autor do mesmo