Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021 @

Série "Calls" inova com o áudio como protagonista e serve de inspiração para rádios

Publicidade
É sábado à noite. Um casal escolhe um petisco e uma bebida e se acomoda confortavelmente na sala de sua casa. Eles ligam seu aparelho para escutar atentamente mais um capítulo de uma história intrigante. Radionovela nos anos 40, certo? Não. Serviço de streaming, ano 2021.

Enquanto navegam pelos serviços de streaming procurando algo para assistir, muitas pessoas têm se deparado com a série Calls entre os destaques. A proposta tem chamado a atenção e vem sendo considerada inovadora, ao trazer histórias contadas usando o áudio como protagonista. De acordo com Fede Alvarez, diretor da série disponível de forma exclusiva no serviço Apple TV+, o objetivo é fornecer uma experiência diferente e imersiva. Os episódios são acompanhados por um mínimo de recursos visuais, como ondas e linhas abstratas desenvolvidas de forma a se conectarem com a história conforme ela se desenrola, além de legendas com o nome dos personagens.

O que as emissoras podem aproveitar e aprender com isso?

Nos últimos anos, temos visto o meio rádio experimentando vídeo para transmissão ao vivo de conteúdo jornalístico. TVs trabalhando áudio em podcasts para continuidade e aprofundamento de assuntos cobertos de forma superficial na programação regular. Agora estamos contemplando o mercado de entretenimento, testando formatos híbridos que estimulam nossa imaginação e disponibilizados sob demanda, para uma plateia de milhões ou bilhões de espectadores - ou ouvintes.

Pensar como sempre pensamos, ao contrário do dito popular que diz que "levará aos resultados que sempre tivemos", agora só nos faz sermos percebidos como desatualizados ou limitados. O rádio precisa continuar trabalhando firme para reverter essa imagem que muitos mídias de agências e tomadores de decisão de marketing, cada vez mais conectados e atentos ao comportamento das pessoas, têm sobre o meio.

Escolhi dois pontos que podem gerar novas oportunidades e destaquei duas dicas para cada um deles:

Vá além com o áudio

Primeiro, aprendemos que o áudio segue forte e continua super atrativo, como as pesquisas do Kantar Ibope, Nilsen, eMarketer vêm reportando, mesmo com a longa pandemia que afeta o mundo. Os formatos de conteúdo e entretenimento em áudio têm ido bastante além de músicas e notícias, permitindo releituras de fórmulas de sucesso lá da origem do rádio (radionovelas), audiolivros e, principalmente, os podcasts (conteúdo em áudio para ser consumido sob demanda).

A indústria do podcast, aliás, tem estado bastante movimentada não só nos EUA, mercado referência em inovação, que tem acompanhado investimentos pesados da Apple e iHeartMedia em serviços por assinatura e aquisição de podcasts, como também aqui no Brasil, com emissoras como a Globo e Jovem Pan investindo cada vez mais no formato e utilizando de estratégias cross mídia para aprofundamento nos assuntos e diversificação na comercialização. Ainda na dúvida sobre o crescimento das oportunidades em podcast? Então mais alguns dados: a eMarketer estima que 20% do tempo gasto com áudio digital em 2021 seja com podcasts; ainda em 2020 a iHeartMedia divulgou que podcasts foi sua principal fonte de receita digital e o tudoradio.com divulgou recentemente a tendência de aumento das receitas com podcasts.

Dica 1: Tem podcast fazendo sucesso em todo tipo de nicho. Alimentação saudável, harmonização de pratos, turismo, dicas motivacionais, opções de investimento, tecnologia, games… encontre dentro do know-how da sua equipe e dos interesses do seu público um ou mais assuntos e faça o "match" com os anunciantes que atualmente investem na sua emissora. Proponha um programa piloto com alguns episódios e capriche na divulgação! Mesmo que você não consiga vender antes de colocar no ar, os resultados e leads gerados pelo conteúdo produzido garantirão o aumento de ticket e renovação de contrato, além de servirem como caso de sucesso para mostrar do que sua emissora é capaz.

Dica 2: Perca o medo e comece a ouvir podcasts e estimular sua equipe a ouvir também. A gente só conhece e aproveita melhor as oportunidades quando está imerso no assunto. Isso ajudará a desmistificar alguns pré-conceitos e pensar em como viabilizar/adaptar para a sua emissora e mercado local.

Criatividade é essencial

Segundo, e aqui faço questão de enfatizar que, apesar de modelos consolidados e casos de sucesso ainda serem uma boa referência para seguir na sua emissora, apostar na criatividade é um caminho que precisa voltar a ser trilhado com mais determinação. A competição pela verba de mídia, que antes era mais restrita a "rádio local versus rádio local" ou "TV versus rádio" já não tem mais fronteiras claras. Nomeamos "360" nossas campanhas na intenção de mostrar que estamos onde nossa audiência - que desejamos que sejam futuros clientes dos nossos anunciantes - estiver.

Se lembrarmos que o ouvinte está em uma jornada com nossos conteúdos e anúncios, precisamos pensar as campanhas de forma a promover exposição e interação múltiplas vezes ao longo de um período de tempo. Somente assim se desenvolve uma relação, se fortalece a conexão e aumenta a intenção de compra. E a melhor forma é começar pensando em como aproveitar todas as plataformas disponíveis para aumentar o engajamento e a entrega. Exemplos: "Quando meu ouvinte está navegando pelo Instagram, como eu faço para ele consumir meu conteúdo ao vivo?" Ou: "quando meu ouvinte escuta um anúncio pelo streaming do aplicativo, como facilito para ele entrar em contato com o meu anunciante e realizar a compra?"

A primeira dica aqui, que foi uma das sugestões apontadas em nossa live sobre Comercialização, é começar a usar as redes sociais para divulgar produtos e serviços, aproveitando o locutor como "influenciador" da sua rádio. Faça um brainstorming e converse com sua equipe para identificar seus pontos fortes e dificuldades, para que todos se sintam preparados, confortáveis e motivados. Publique vídeos no stories e use enquetes e outros meios para engajar os ouvintes. Não tem ninguém com perfil no momento? Firme uma parceria com algum influenciador local. Ambos podem ganhar o trabalho conjunto.

A última dica e que também é relacionada à engajamento é aproveitar as ações promocionais como meios de levar mais leads aos seus clientes: faça sorteios e, além de premiar os ganhadores, envie um cupom de desconto para que aqueles outros participantes também se sintam estimulados a conhecer aquele produto, serviço ou marca. Ter uma base com o perfil detalhado dos ouvintes que se relacionam com a rádio é essencial para entregar mais resultados nas campanhas e fidelização da audiência.

Como disse Lao-Tsé, "uma longa jornada começa com o primeiro passo". Já escolheu o seu passo de hoje? :)

Tags: tecnologia, áudio, dicas, série, rádio, tendências, ações, dicas

Compartilhe!

Colunista
Carolina Sasse

Sócia-Diretora de Vendas da Cadena. Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Formada em Administração de Empresas, Carolina atuou nas áreas de Qualidade e Satisfação de Clientes para Brasil e América Latina por quase 10 anos e está há mais de 13 anos ajudando o mercado de rádio a entregar melhores resultados e relacionamento com a audiência. Sasse palestrou como convidada em importantes eventos do meio rádio, como SET Expo, Congresso ACAERT, Congresso SERT/SC, além do Fala Norte e Nordeste e diversos encontros regionais promovidos pela AESP e AMIRT. É participante regular das conferências do NAB Show Las Vegas, para acompanhar as principais tendências do mercado. Contato: [email protected]










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.