Quarta-Feira, 16 de Março de 2022 @
Em um mundo imediatista faz com que talentos sejam perdidos por causa de limitações que nem estão ligadas diretamente a sua função no trabalho
O tempo passou, e mais uma vez este meu amigo empresário precisou urgentemente resolver uma pane no servidor dele. Prontamente para ajudá-lo, pedi para o meu mesmo colaborador ir lá, e rapidamente ele salvou o dia da empresa. Lembro-me como se fosse ontem, ele todo grato dizendo; Ferri, você tem um cara bom do seu lado que nos salvou. Não perdi tempo e emendei, então é o mesmo cara que você queria que eu demitisse quando ele fez um serviço anterior.
A gente precisa entender que todas as pessoas têm falhas.
E em um mundo imediatista faz com que talentos sejam perdidos por causa de limitações que nem estão ligadas diretamente a sua função no trabalho.
Este meu parceiro continua não sendo a pessoa ideal para deixar suas gavetas organizadas, ele até melhorou um pouco com o tempo, mas continua não sendo bom nisso. Porém, ele é um cara que sempre está pronto para resolver qualquer problema que afete nossa entrega na área em que foi contratado.
E olhando no conjunto da obra ele é um atacante de primeira. Leal e apaixonado pelo o que faz.
Se ele vai um dia organizar melhor a gaveta dele? Eu nem crio muita esperança, até porque não oferecemos este tipo de serviço para o mercado. Mas acreditar nas pessoas, e olhar o conjunto da obra mesmo identificando as suas fraquezas, pode criar laços sólidos.
Afinal, quem disse que você é bom em tudo?
As pessoas não são descartáveis, longe disso. Mas isso não é algo decisivo somente do ponto de vista do gestor da equipe, ou do dono do negócio.
Afinal, o colaborador precisa fazer por merecer para estar no time. Mesmo com seus defeitos, ele tem que mais agregar do que ser um peso para a equipe e toda empresa.
Falo isso, porque da mesma maneira que existem lamentáveis exemplos de liderança equivocada que joga fora talentos, que se acha que ele é bom, o ferradão e que todo mundo é ruim… vejo também colaboradores literalmente cagando e andando para o negócio e se sentindo até injustiçado sem motivo algum.
Faz uma reflexão aí, se você é uma pessoa que não faz a mínima falta quando se ausenta, pode ser um problema. O negócio é você fazer o seu melhor por você antes de mais nada. Coloca paixão, vontade e predisposição. Seja pró ativo! Seja indispensável! Aí suas chances de ser descartado ficam praticamente no zero.
Mas se mesmo assim, a empresa não te reconhecer e até jogar contra a sua dedicação, não desista. Se ai onde você está não está te dando valor, outro lugar vai querer você. Mas acima de tudo coloque na sua cabeça que quando você faz as coisas mal feitas, você não está boicotando só a empresa ou o grupo, mas está se auto-boicotando. Aí, fica mais difícil encontrar boas oportunidades. Toma lenço aí!