Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quarta-Feira, 18 de Maio de 2022 @

Minha rádio não precisa de mais dinheiro!

Publicidade
Por mais estranha que essa afirmação possa parecer, nós, da MobRadio, escutamos frequentemente essa afirmação nos dias atuais, claro que expressa em outras palavras (risos). Siglas como CTR, CPM, TLH e UU não são compreendidas em sua plenitude.

E se você leitor, ainda está perdido e não sabe o significado delas, está no lugar certo! Iremos detalhar e explicar, de uma maneira descomplicada, do que se trata e como utilizar esses indicativos para aumentar a receita da rádio.

Voltando ao título dessa matéria: sua rádio precisa de uma nova fonte de renda? Se chegou até aqui, acredito que sua resposta também seja um belo e bom SIM!

O ouvinte de rádio mudou, não é mais aquele que ficava com o radinho de pilha grudado no ouvido. Hoje temos ouvintes de rádios brasileiras espalhados pelo mundo afora. Os limites demográficos, antes demarcados pelo alcance das antenas de transmissão, foram expandidos para todo o globo através da internet.

Podemos dividir o meio digital em duas vertentes: website e aplicativos móveis (principalmente apps feitos para iOS e Android). No meio digital, conseguimos dados quantitativos e também qualitativos dos ouvintes. Além desses, conseguimos receber feedbacks dos ouvintes relacionados à programação, através da votação musical pelo aplicativo, e também através do pedido de uma determinada música. Tudo isso faz com que o bem mais precioso da rádio seja ouvido de uma forma nova, que não era possível no passado. Dessa forma, a programação musical vira uma mescla do que o público quer ouvir com o que a rádio pode tocar. Tudo dinâmico! 

Mas como vou gerar uma nova receita com esse novo público?
Esse passo se torna possível através de publicidade dentro dos aplicativos para celulares. O mercado brasileiro tem um total de 256,4 milhões de aparelhos, mais de um aparelho por pessoa. Mas não ficamos restrito apenas aos brasileiros que moram no país. Temos brasileiros espalhados em todas as partes do mundo, o que eleva esse número para um outro patamar.

Esse "novo" modo (já nem tão novo assim) de ouvir a rádio, através dos aplicativos para celulares, ganha adeptos diariamente. Em outras palavras, o mercado de publicidade móvel está em constante crescimento e é nesse ponto que retornaremos às siglas. Vamos às definições:

CTR (Clickthrough rate): é a quantidade de cliques de do anúncio dividido pela quantidade de vezes que ele foi apresentado;
CPM (cost per mile): é o valor pago pelo anunciante por mil impressões do anúncio
THL (total listening hours): é a quantidade total de horas entregues
UU (unique users): são os usuários únicos

Utilizamos essas siglas nos meios digitais para apresentar aos anunciantes espaços publicitários em sites e também em aplicativos.

Conseguimos gerar receita de duas formas distintas: fazendo a integração do aplicativo com redes de publicidade ou através da venda direta. Na primeira forma, a publicidade é vendida por terceiros e apresentada na tela do celular. São vários formatos possíveis, dentre eles: banner retangular, banner quadrado e banner de tela cheia. Essa opção é indicada caso não exista um setor da rádio focado em venda direta de espaço publicitário. Caso exista, a segunda opção será a mais rentável. A venda dos espaços é realizada pela rádio diretamente para seus anunciantes, sem a presença de terceiros.

A rádio Transamérica FM de São Paulo, cliente da MobRadio, já está utilizando esse serviço teve, em uma campanha que rodou entre os dias 18/01/2022 e 18/02/2022, os seguintes resultados (agrupados por banner da campanha):

Banner 1: 
Android: 12.186 visualizações com um CTR de 14.33%
iOS: 5.264 visualizações com um CTR de 10,49%
Banner 2: 
Android: 11.447 visualizações com um CTR de 9,01%
iOS: 5.006 visualizações com um CTR de 6,95%

Valores de CTR acima da média, o que indica que a rádio conseguiu, através da sua campanha, criar banners focados no seu público que geraram interesse dos ouvintes e os direcionaram para o portal do seu anunciante. Foi um sucesso! Com esses números em mãos, o comercial da rádio certamente não terá muita dificuldade em fechar uma nova campanha (o que realmente aconteceu!).

É possível sim ter uma nova fonte de renda para a emissora. É um campo que está apenas no começo, em expansão e, pelos resultados obtidos, estamos na direção correta. Uma parceria de sucesso!

Tags: rádio, digital, streaming, mobile, audio, app, aplicativo

Compartilhe!

Colunista
Cesar Khouri Co-fundador da MobRadio, formado em engenharia de controle e automação, pela UFMG, mas pouco atuou na área. Empreendedor desde jovem e amante de tecnologia abriu sua primeira empresa em 2004. Em 2009 transformou, o que antes era apenas um produto, na sua segunda empresa: a MobRadio.










tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.