Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022 @

O digital não é o futuro. É o presente

O digital e a sua relevância junto aos canais off: uma soma que gera muito valor

Publicidade
Acredito que não se tenha mais dúvida da importância do digital para os meios de comunicação, mas, nunca é demais reforçar e, quiçá, provar.

Até um certo tempo atrás, as redes sociais eram vistas apenas como lugar para gente expor suas vidas no dia a dia. Demorou-se para entender que essas ferramentas podem atuar como marketing, extensão de conteúdo, criação de valor e oportunidades de novos negócios. Hoje, mais que qualquer outro momento, é hora de sentar e organizar o digital do seu canal.

Mas você me pergunta... como fazer?

Primeiro, é tirar da cabeça que digital é coisa de estagiário brincar de fazer postagens. É preciso entender que o digital é um dos departamentos da empresa. É preciso ter planejamento e ter pessoas com essa competência. Por mais que o digital pareça ser algo simples para quem acompanha os seus perfis, o bastidor tem de ser bem feito, estudado e analisado para que o “arroz e feijão”, mostrado para o consumidor final, alcance muitas pessoas.

Apesar de todo cuidado, o digital facilita muito nossa vida, pois é onde “O menos é Mais”. Entendeu? Não? Então vamos lá...

Quando se trata de uma rede social, quanto mais humanizado o conteúdo, mais pessoas alcançará, salvo, conteúdos que busquem objetivos e formatos diferentes de audiência, como um programa de jornalismo feito exclusivamente no YouTube.

O digital é o melhor momento de um profissional de comunicação, pois permite testar. Permite testar se um celular é suficiente ou se precisa de grandes estruturas. Permite testar se uma dancinha alcança milhões de pessoas ou se é preciso usar terno e gravata para dar uma notícia.

Mas, não confunda testar com brincar. Todas as plataformas têm suas particularidades e é preciso conhecê-las. Quando eu digo “conhecê-las”, falo de ler todas suas políticas, além de fazer parte de grupos de fóruns de discussões para entender mudanças que acontecem periodicamente. E sabe o que é melhor de tudo? O digital te dá números, muitos números, em tempo real. Desses números você consegue entender sobre:

- Comportamento de seus seguidores.
- Hábitos de seus seguidores.
- Produtos que podem funcionar na TV e no Rádio.
- Entender oportunidades de negócios.
- E como conquistar mais audiência para o Off Line.

E lá vem as perguntas mais importantes desse texto:

Como o digital pode servir de marketing para meu veículo de comunicação?

R: Com um trabalho de busca de audiência diário nas suas redes sociais, as quais hoje passam de mais de 10 canais, você junta um grupo de pessoas que venham a consumir seu conteúdo e sua marca. Muitas dessas pessoas migram para o seu canal off. Um exemplo básico foi de uma experiência que tivemos com uma publicação, entre tantas outras, de um programa da emissora da rádio que alcançou 6.8 milhões de visualizações. Com toda certeza, uma porcentagem dessas quase 7 milhões de pessoas, nem que seja por curiosidade, sintonizou a emissora naquele momento.

Como fazer do digital uma extensão de nosso conteúdo?

R: Sabe aquele programa que os ouvintes ficam com um “gostinho de quero mais”? Por que não dar continuidade somente no digital, criando mais valor ao seu conteúdo?

Desta forma, cria-se a rotina do consumo deste produto, além de uma fidelização e, oxalá, a atração para o seu canal e marca, de quem nunca antes tinham tido aproximação. Mas aí você me pergunta: Mas se o ouvinte deixa de ouvir a rádio para continuar consumindo o conteúdo no digital, não derruba a nossa própria audiência no rádio ou na TV?

Eu respondo: não é uma questão de audiência, é uma questão de fazer com o que o maior de grupo de pessoas se mantenha consumindo a sua marca, seja no digital, rádio ou televisão. E é uma forma de "abraçar" a pessoa em outros momentos de seu dia, que naquele momento não estavam dedicando o seu tempo para o seu conteúdo linear.

Qual o significado de “criar valor”?

R: Quando se trata de conteúdo, a criação de valor vai além de um bom marketing. Com o seu produto também “voando” pelo digital, você mostra para o mercado que a sua audiência não é forte só em um modelo de mercado, mas onde a grande massa sempre está. Com essa criação de valor, os números de faturamento aumentam, deixando aquela velha história de "bonificar" no digital bem longe do vocabulário da sua empresa.

Quais são as oportunidades de negócios que o digital pode oferecer?

R: São infinitos, mas vou tentar resumir: oode-se faturar desde o streaming da sua rádio até visualizações do seu portal e vídeos no YouTube. E não para por aí. Além da programática, existem as programadas, aqueles pacotes ou planos que você pode vender exclusivamente no digital para o seu cliente, ou agregar na proposta do seu canal Offline. Por que não vender mídia rotativa na sua rádio e a marca do cliente em alguns Reels no Instagram? Enfim, são milhares de exemplos...

Essa coluna vai ter continuação...

Bom, espero ter contribuído um pouco mais sobre o valor do digital nos nossos canais Off. Qualquer dúvida, sugestão e troca de ideias, estou no e-mail: [email protected]

Tags: digital, marketing, planejamento, estratégia, redes sociais, rádio, TV, conteúdo, relevância

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina), com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM), marketing da Rádio Banda B AM 550 FM 107.1 de Curitiba e gestão artística da Massa FM 97.7 de Curitiba e São Paulo (FM 92.9). Atualmente é Head de Digital do Grupo Massa de Comunicação.










tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.