Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Terça-Feira, 01 de Novembro de 2022 @

A evolução da conectividade x o mercado publicitário

Publicidade
O avanço exponencial da tecnologia trouxe mudanças radicais para sociedade. E como consequência da evolução repentina da conectividade surgiram novos modelos de negócio, comunicações, dados, além de mudanças comportamentais, que transformaram a forma de pensar, agir e de receber e consumir conteúdo.

A chegada do 5G no Brasil é uma das mudanças que colocaram 2022 em uma nova perspectiva social, pois trata-se de uma tecnologia mais "pura", chamada "standalone" (SA), que oferece mais velocidade e menor latência. Diferencial que aumenta a relevância do mercado do 5G, passo importante para a melhoria dos serviços de telecomunicações brasileiro.

O 5G já está nas capitais desde setembro passado e o prognóstico é de que esteja em todas as cidades brasileiras até dezembro de 2029. Mas, até o momento, existem questões técnicas e econômicas que estão barrando a expansão da tecnologia.

Por outro lado, nos Estados Unidos, temos a Starlink, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk que, em parceria com a operadora T-Mobile, irá fornecer internet via satélite para eliminar áreas sem cobertura. A iniciativa não irá substituir as redes, mas vai oferecer uma camada extra de conectividade e deve entrar em fase beta no início de 2023.

No Brasil, após a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em janeiro de 2022, a Starlink iniciou as operações no país usando satélites não geoestacionários de baixa altitude. O projeto prioriza a expansão da Starlink para a região Norte por meio da Conexão amazônica, com dois gateways. Atualmente, está presente no sudeste, com estação de gateway localizada no interior de São Paulo e cobertura em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

O objetivo é ampliar o acesso à conexão de internet em localidades que não recebem infraestrutura dos provedores usuais, o que deve impactar diretamente o mercado de telefonia/internet, Afinal, com a chegada em lugares remotos definirá um novo momento para o universo de provedores de banda larga do país.

O curioso é o que vem pela frente, o aumento do poder de disponibilidade de internet para áreas antes não alcançadas, abre espaço para uma sociedade ainda mais disruptiva. Essa evolução, além das mudanças no sistema, vai também impactar a forma de conectar as pessoas.

É visível que estamos vivendo uma jornada digital cada vez mais relevante. A necessidade de adaptação da população obriga as empresas e agências a reverem processos e conceitos, resultando na modificação das prioridades, dos planejamentos de comunicação das marcas e da forma de trabalhar com a mídia.

Essas alterações demandam uma nova forma de trabalhar com marketing, o cenário de uma população cada vez mais conectada, abre um leque de novas oportunidades de trabalho e exige um olhar ainda mais atencioso.

*Por Cesar Sponchiado, e Ricardo Monteiro, CEO e CSO e COO da Tunad

Tags: tecnologia, 5G, tendências, perspectivas, conectividade

Compartilhe!

Colunista
Mercado | Insights

Rádio também é empresa. É mercado. E está sujeito a tendências, reflexões e outros temas que atingem diferentes segmentos econômicos. O tudoradio.com trás aqui artigos que colaboram com a gestão de emissoras de rádios como empresas conectadas à atualidade. Atenção: O tudoradi.com não se responsabiliza pelos textos publicados nessa área, função remetida ao autor do mesmo










tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.