Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Em 2023, você se imagina ouvindo rádio de que maneira?

Enquete

Segunda-Feira, 16 de Janeiro de 2023 @

Qual tamanho do mercado digital no Brasil para a Rádio?

Publicidade
Hoje quando o assunto é tecnologia não é novidade que ela avança rapidamente, transforma e se torna essencial em nossas vidas. Por exemplo a repentina chegada do WhatsApp, este aplicativo foi criado em 2009, e atualmente acredito que dificilmente encontra-se uma pessoa que não utilize este app.

Quando o assunto é Rádio, antigamente a audiência era limitada ao alcance da antena e o ouvinte tinha que possuir um aparelho sintonizado na sua emissora para poder lhe acompanhar. Em resumo, seu ouvinte, precisava comprar o aparelho e está em uma região que chegasse a sua antena, correto?

Com a tecnologia trabalhando em conjunto ao Rádio, hoje seu ouvinte pode escutar a programação da sua Rádio em qualquer local do planeta. Isso só pode acontecer com a internet e o streaming se conectando aos dispositivos digitais.

Mas com isso surge a pergunta deste artigo: Qual tamanho deste mercado digital para Rádio?

Vamos lá, para você entender um pouco melhor, de acordo com o censo em 2021 a população brasileira era estimada em 214 milhões de habitantes. E de acordo com uma pesquisa da FGV no ano de 2022 já é considerado  que exista 2 dispositivos digitais (entre eles: notebook, tablet, smartphone e computador) para cada 1 habitante do Brasil, eles informaram que existem cerca de 447 milhões de dispositivos ativos.

Ainda de acordo com esta mesma pesquisa, quando o assunto é celulares (smartphones) em 2022 o número de aparelhos ativos alcançou a marca de 242 milhões.

Atualmente já existe mais celulares que habitantes no Brasil, isso é fato...

Mas, sabemos que não depende de ter dispositivos ativos se não tiver um abrangente acesso à internet para conectarmos a algo, nesse sentido um depende do outro. E de acordo com uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, ela apontou que em 2022 a internet está presente em 90 % dos lares dos brasileiros.

Isso mostra para o mundo do Rádio que a cada dia o Brasil está mais conectado através de dispositivos e abrangência da internet por todo território. Com isso, é a oportunidade que a Rádio tem de trabalhar diversas tecnologias para conseguir alavancagem no seu digital, entre elas: streaming de qualidade, aplicativo da rádio, um site profissional, skill da Alexa etc.

O grande desafio é conseguir a fidelização do seu ouvinte no seu digital e a consequência disso é trabalhar alternativas para agregar valor para o seu anunciante. Atualmente algumas emissoras que já estão tendo um excelente retorno através do digital e outras ainda não conseguiram este resultado. É preciso ter paciência e acreditar no processo. O resultado é, no mínimo, um complemento importante das atividades no dial.

Mas fica a dica, que comentei no começo do texto, a tecnologia veio para ficar, então é importante seguirmos bem-informados e conectados a ela.

Fonte dados: FGV e Portal do Governo Federal

Tags: tecnologia, streaming, digital, áudio, mercado

Compartilhe!

Colunista
Erasmo Magalhães Apaixonado por Rádios e um eterno aprendiz no setor de comunicação! Atualmente é o Diretor Comercial da Brasil Stream, com formação acadêmica pela UFV-CRP. Atuando há mais de 08 anos na área, possui um vasto know-how em Transformação Digital para Emissoras de Radiodifusão.










tudoradio.com © 2004 - 2023 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.