Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Em 2023, você se imagina ouvindo rádio de que maneira?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2023 @

Como a radiodifusão encara a chegada dos podcasts?

Publicidade
No início tudo era igual. Estações AM, FM e conexões limitadas pela distância. Grades de programação fechadas e, dependendo da localização, ouvir sem chiado se tornava uma tarefa difícil. Nos acostumamos com essa dinâmica, pois crescemos com o rádio deste jeito. Porém, a evolução é necessária, benéfica e a comunicação por áudio, como estávamos acostumados, não existe mais. Quando falo de mudanças, não falo apenas do rádio convencional, que mudou muito, mas falo também de outras opções que chegaram. E chegaram para ficar! Um exemplo da evolução tecnológica são os podcasts. Modelo parecido com o rádio, porém com uma proposta completamente diferente.

Com um modelo de entrevista, que muitas vezes mais parece um bate papo, o podcast conquistou diversos adeptos. Pode ser ouvido em qualquer lugar, em diversas plataformas diferentes, traz assuntos variados e para todos os gostos. Esses são alguns pontos positivos que fizeram com que milhares de pessoas passassem a consumir. O podcast também contribuiu para a evolução positiva nas rádios convencionais, pois elevou o nível do nosso trabalho. A partir do momento que um tipo de serviço cresce dentro de uma categoria, ele automaticamente eleva os demais. Diversas rádios identificaram que este novo momento poderia ser uma oportunidade de crescer, inovar e potencializar seus resultados. Por isso, afirmo com toda a certeza: Este novo modelo de consumo não afeta o funcionamento das rádios convencionais. Nós não nos tornamos concorrentes, muito pelo contrário. A evolução tecnológica como um todo possibilitaram um avanço bastante significativo ao trabalho de todos os radiodifusores. 

Então precisamos excluir a possibilidade do podcast substituir o rádio. Assim como muitos achavam que a TV poderia fazer isso, algo que não ocorreu, com este novo modelo não será diferente. Acredito que precisamos usar a tecnologia a nosso favor e seguir com as adaptações, assim nunca iremos cair no esquecimento e seguiremos cumprindo nosso papel na sociedade.  
Não consigo afirmar quais as próximas mudanças que a radiodifusão irá enfrentar e quais os novos modelos de consumo irão surgir, porém, a comunicação irá continuar sendo feita de pessoas para pessoas. Independente dos avanços tecnológicos que continuarão em ascensão, nossa essência sempre se manterá a mesma. Não importa por onde a notícia chegue, ela sempre passará por nós antes de tudo!

Tags: podcast, rádio, áudio, tendências, streaming, conteúdo

Compartilhe!

Colunista
Roberto Cervo Melão Presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS










tudoradio.com © 2004 - 2023 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.