Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Abril de 2023 @

Aí eu abordei o Ministro Juscelino e disse…

Publicidade
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho fez uma apresentação muito simpática e que soou bem aos ouvintes do público do encontro da SET e da AESP dentro do NAB, aqui em Las Vegas. Resumindo, disse que o Presidente Lula pediu muita atenção ao rádio que precisaenfrentar melhor os desafios do futuro (e os do presente também, incluo). Por isso, o ministério se dispõe a orientar as emissoras antes de punir, conforme o ministro Juscelino. Daí algumas obviedades estarão saindo dos sonhos do pessoal das emissoras, como um guia, completo e atualizado reunindo e organizando toda a legislação da radiodifusão espalhada por um mar de portarias, que só alguns especialistas dão conta de entender (ou nem eles).

Claro que tem a  promessa que os vários antecessores fizeram (com resultados que variaram do esforçado ao irrisório) de rever todos os processos parados das emissoras, milhares, tomando poeira nas prateleiras digitais ou ao vivo, lá em Brasília.

Mas aí tem o título deste artiguinho. Sim, eu abordei o ministro na saída do evento. Dei sorte dele estar por um momento livre do tanto de gente que o cercou na maior parte do tempo. Eu me apresentei rapidamente ao ministro Juscelino e sinteticamente fui ao ponto: A grande maioria dos radiodifusores não fazem rádio melhor porque não conseguem ou nem mesmo sabem. 

O rádio do Brasil é um retrato do Brasil. Num país em que falta acesso à educação e à cultura, o rádio é feito por gente que pode aprender mais e se desenvolver muito melhor. Mas para isso é necessário fomento.  Sublinhei fomento falando com ele também. O Rádio nunca teve acesso a este dinheiro que encharcou a produção de TV aberta, fechada e qualquer outro formato de vídeo.  

E este dinheiro, ministro pode sair de uma união de ministérios além da Comunicação. Cultura  Educação também tem de entrar na receita deste bolo. A formação e informação têm de atingir a quem trabalha em rádio e isso inclui uma grande quantidade de radiodifusores que também enfrenta os microfones. Fomento significa financiar a produção de conteúdo país afora. Pra isso, capacitar profissionais, abrir horizontes de radiodifusores. Significa ter conteúdo muito melhor para oferecer ao mercado que não seja o estacionamento pago de músicas (não é o caso de discutir este ponto aqui). Gerar cursos, concursos, licitações, seja lá qual for o mecanismo para que o rádio se torne mais atraente, mais informativo, mais relevante. 

É um resumo da ideia, apenas. E  foi ainda mais comprimida pra o ministro Juscelino , que me ouviu e ...... não me sinto autorizado a dizer o que rolou depois. Mas de verdade fiquei feliz e aliviado por compartilhar ao menos uma parte do que temos conversado há tantos anos no nosso meio.

Tags:

Compartilhe!

Colunista
Luiz Henrique Romagnoli Luiz Henrique Romagnoli é radialista, professor, um, digamos, homem de comunicação. É de humanas, mas gosta dos números porque eles falam e contam histórias.










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.