Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2023 @

O Rádio AM/FM prova sua eficiência no ambiente digital

Publicidade
A pandemia provocou uma mudança gigante nas nossas vidas e no consumo de mídia e neste novo cenário, o áudio digital vem emergindo como um grande protagonista. No Brasil, segundo o Tic Domicílios, o consumo diário de música no ambiente digital é quase o dobro do que o de filmes, vídeos e séries. Mensalmente, são mais de 108 milhões de brasileiros escutando música pela internet.

Em termos de investimento publicitário, o setor de áudio digital também não ficou atrás. Pelo segundo ano consecutivo, ele liderou o crescimento no competitivo mercado americano, chegando perto dos 3 bilhões de dólares, quase equiparando-se ao valor integral do mercado digital brasileiro e tudo indica que ele vai continuar crescendo.

Um estudo recente realizado nos EUA mostra que o áudio digital supera em quase o dobro a atenção em vídeo e chega a ser quase 8 vezes maior que o display. A pesquisa, conduzida pela Lumen Research em parceria com a rede de agências de mídia Dentsu, revelou dados impressionantes sobre o potencial de alcance e engajamento deste formato com um destaque para as rádio no ambiente digital. 

A mais empolgante descoberta para as emissoras tradicionais é que a atenção do público ao rádio, quando no ambiente digital, é 27% maior quando comparada à atenção dada aos streamings como o Spotify. Este dado destaca a importância e o valor da familiaridade e da confiança que as audiências têm nas estações de rádio tradicionais, mesmo em um cenário crescente das plataformas digitais.

Essa superioridade não se reflete apenas nos níveis de atenção. O estudo também apontou que, no mundo digital, o rádio tradicional apresenta o menor aCPM (segundos atentos por mil impressões) entre todos os formatos analisados. Em outras palavras, investir em rádio no ambiente digital oferece um retorno muito mais econômico para os anunciantes.

Para as rádios AM/FM, essas descobertas ressaltam o potencial inexplorado que possuem ao levar suas transmissões para o ambiente digital. Ao transferir a credibilidade e a familiaridade da marca para plataformas online, eles não só mantêm a fidelidade de seus ouvintes tradicionais, mas também atraem novos ouvintes que estão navegando pelo ambiente digital.

Aqui no Brasil, eu vejo um crescente interesse das agências no ambiente de áudio e grandes marcas fazendo seus primeiros investimentos neste ambiente. A combinação da confiabilidade do rádio tradicional com o alcance e a acessibilidade do digital resulta em uma proposta única e valiosa para anunciantes e ouvintes. Agora, mais do que nunca, é o momento de as estações de rádio tradicionais ampliarem sua presença online e aproveitarem a onda crescente do áudio digital.

Tags: tecnologia, digital, áudio, rádio, audiência, mercado

Compartilhe!

Colunista
Rodrigo Tigre Rodrigo Tigre é Head de Áudio da Adsmovil e autor de “Podcast S.A.: uma revolução em alto e bom som”, um livro que conta a história da evolução do podcast no Brasil. Empreendedor digital desde os 18 anos, começou em 1996 a desenvolver projetos para internet, como a GamesMania e a Netbyte, um portal e um e-commerce de games. Em 2006, criou o Feminice, portal para o segmento feminino, adquirido pelo Bolsa de Mulher, onde foi Diretor de Novos Negócios. Desde 2016 trabalha com áudio digital, foi sócio local da Audio.ad até 2022 quando foi adquirida pela Entravision. Atualmente, impulsiona o mercado de áudio na América Latina e EUA na Adsmovil, desenvolvendo parcerias entre rádios, podcasts e marcas. Com experiência em empreendedorismo e foco em áudio digital, foi presidente do comitê de áudio do IAB por 4 anos e é professor dos cursos de Áudio 360 e Publicidade em Games. https://www.linkedin.com/in/tigre/










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.