Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2023 @
Em termos de investimento publicitário, o setor de áudio digital também não ficou atrás. Pelo segundo ano consecutivo, ele liderou o crescimento no competitivo mercado americano, chegando perto dos 3 bilhões de dólares, quase equiparando-se ao valor integral do mercado digital brasileiro e tudo indica que ele vai continuar crescendo.
Um estudo recente realizado nos EUA mostra que o áudio digital supera em quase o dobro a atenção em vídeo e chega a ser quase 8 vezes maior que o display. A pesquisa, conduzida pela Lumen Research em parceria com a rede de agências de mídia Dentsu, revelou dados impressionantes sobre o potencial de alcance e engajamento deste formato com um destaque para as rádio no ambiente digital.
A mais empolgante descoberta para as emissoras tradicionais é que a atenção do público ao rádio, quando no ambiente digital, é 27% maior quando comparada à atenção dada aos streamings como o Spotify. Este dado destaca a importância e o valor da familiaridade e da confiança que as audiências têm nas estações de rádio tradicionais, mesmo em um cenário crescente das plataformas digitais.
Essa superioridade não se reflete apenas nos níveis de atenção. O estudo também apontou que, no mundo digital, o rádio tradicional apresenta o menor aCPM (segundos atentos por mil impressões) entre todos os formatos analisados. Em outras palavras, investir em rádio no ambiente digital oferece um retorno muito mais econômico para os anunciantes.
Para as rádios AM/FM, essas descobertas ressaltam o potencial inexplorado que possuem ao levar suas transmissões para o ambiente digital. Ao transferir a credibilidade e a familiaridade da marca para plataformas online, eles não só mantêm a fidelidade de seus ouvintes tradicionais, mas também atraem novos ouvintes que estão navegando pelo ambiente digital.
Aqui no Brasil, eu vejo um crescente interesse das agências no ambiente de áudio e grandes marcas fazendo seus primeiros investimentos neste ambiente. A combinação da confiabilidade do rádio tradicional com o alcance e a acessibilidade do digital resulta em uma proposta única e valiosa para anunciantes e ouvintes. Agora, mais do que nunca, é o momento de as estações de rádio tradicionais ampliarem sua presença online e aproveitarem a onda crescente do áudio digital.