Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023 @

Com internet, a música ainda precisa do rádio?

Com a internet oferecendo uma plataforma para a descoberta de novos talentos e liberdades para artistas, qual é o papel do rádio, hoje, no mercado musical?

Publicidade
No mundo digital em que vivemos, as formas de produção e divulgação de músicas sofreram profundas transformações. A internet se tornou um vasto palco global, onde artistas autônomos podem compartilhar suas criações com o mundo. Uma grande liberdade que proporciona novos formatos, culturas e grandes descobertas.

A liberdade de produção da internet, proporciona uma plataforma para a descoberta de novos talentos e se extrai muitas riquezas com essas novas formas de produção e vários testes de qualidade. Hoje os internautas entendem que na internet podem encontrar uma variação musical e cultural e ali exploram muitos novos produtos.

No entanto, é por conta dessa democratização musical que o papel das emissoras de rádio permanece vital e não somente como impulsionadoras de cantores e músicas em todo o país, mas também como validadoras destes conteúdos.

As rádios desempenham o papel de verdadeiros curadores deste mercado musical. É por meio de suas playlists cuidadosamente elaboradas, que a rádio tem a função de proporcionar uma experiência singular e personalizada aos ouvintes. A função do rádio passa a ser então filtrar, selecionar e apresentar aos ouvintes o que foi refinado da internet e aprovado em contexto com a cena musical atual.

Mesmo já tocando muito na internet, o ouvinte espera que a música, ao ser tocada no rádio, tenha uma espécie de autenticação de fato do talento dos artistas e das qualidades das canções, conferindo-lhes um verdadeiro selo de autenticidade e confiabilidade. Isso porque o rádio compreende o gosto do público e sabe quais músicas vão ser mais aceitas e mais pedidas.

O caminho hoje é: A internet expõe vários artistas, músicas e projetos, e dependendo primeiramente do resultado da internet, há uma espécie de apresentação para, a partir daí, passar para o crivo do rádio e depois apresentada ao mercado com a validação do veículo.

Quando se analisa o mercado musical como negócios, repara-se que as rádios, com suas programações musicais cuidadosamente elaboradas, oferecem uma experiência única e personalizada aos ouvintes. Um caminho agradável pela playlist que conhece o gosto do público e sabe quais músicas irão satisfazê-lo. E o mercado da música está de olho nisso. não é só analisar um single, é um composto musical.

Mais do que likes e views, os negócios do mercado musical estão atrás de aceitação popular, um termômetro que o rádio fornece. E isso é fundamental para impulsionar a carreira de cantores, bandas e artistas em geral.

A maioria desses artistas, tem muitas visualizações na internet e lotam shows locais, regionais. Depois de ter as músicas tocadas no rádio, de fazer entrevistas com o chamado ‘pé na estrada’, lotam shows e eventos de forma mais abrangente em nível estadual e nacional. Aliás, é neste momento que o mercado avalia se o artista realmente está pronto para um impulsionamento no mercado nacional.

Embora as formas de produção e divulgação de músicas tenham se modernizado com a internet, não podemos negar a importância das emissoras de rádio no mercado musical. Elas são, e sempre serão, o grande curador e validador do talento artístico, impulsionando carreiras e levando a música para os ouvidos de milhões de pessoas.

Os próprios artistas podem confirmar que, ao ver milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube, uma grande emoção e orgulho toma conta pela aceitação do projeto, mas nada consegue substituir a emoção de ouvir a própria música tocando no rádio, ainda mais depois do pedido de um ouvinte.

Tags: rádio, música, tendências, digital, mudanças, artístico

Compartilhe!

Colunista
Bruno Cardial Radialista, Jornalista e Publicitário. Desde 1999 atuando com comunicação e produzindo conteúdos principalmente para rádios, passou por emissoras em Londrina, Ibiporã e Maringá. Foi Gestor Artístico do projeto de migração para FM da Rádio Paiquerê de Londrina e Gestor Artístico na Implantação da Rádio Mix FM Londrina. Coordenador Artístico em Conteúdos e Programação nas rádios do grupo Maringá de comunicação: Maringá FM, CBN Maringá e MIX FM Maringá. Como head de mkt cria e faz a gestão de negócios em comunicação para empresas, produtos, pessoas, serviços e projetos.










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.