Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024 @

O rádio é essencial em momentos de calamidade pública

Publicidade
O rádio tem características únicas que os tornam extremamente valioso durante tragédias e calamidades, funcionando como uma linha vital de comunicação que ajuda a salvar vidas e manter a comunidade informada e conectada mesmo sob as condições mais adversas.

Confira abaixo algumas características do rádio tradicional, com destaque para o rádio a pilha.

Acessibilidade

O rádio é um dos meios de comunicação mais acessíveis. Receptores de rádio são baratos e amplamente disponíveis, e muitos funcionam com pilhas e baterias, o que os torna operacionais mesmo quando há cortes de energia. Isso é crucial em desastres que afetam a infraestrutura elétrica.

Um exemplo de iniciativa, que mostra essa característica do rádio a pilha, neste momento de crise no Rio Grande do Sul, é um projeto iniciado pela Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) que recolhe rádios e pilhas para disponibilizar informações para famílias do Vale do Rio Pardo, região atingida pelas chuvas, que está sem energia elétrica e acesso a internet. O recolhimento está sendo realizado na própria universidade.

"O rádio alcança efetivamente essas comunidades que hoje estão sendo atingidas e que não tem atualmente como se comunicar, e obviamente nós pensamos no rádio a pilha para que isso não dependa da energia elétrica, já que nós não sabemos quando essa energia elétrica vai ser estabelecida. Pelo menos assim nós vamos poder mandar recados, dar recados para essa comunidade de locais onde eles precisam ir, de procedimentos que eles devem fazer, de formas que eles podem limpar as coisas", afirmou Grace Kellen de Freitas Pellegrini ao portal Arauto.

Confiabilidade

Durante emergências, quando as redes de telefonia e internet podem falhar devido ao excesso de tráfego ou danos à infraestrutura, o rádio muitas vezes continua a funcionar. Ele depende de ondas eletromagnéticas que são menos suscetíveis a interrupções em comparação com outras formas de tecnologia.

Imediatismo

O rádio fornece atualizações em tempo real. Em uma situação de crise, a capacidade de transmitir informações instantaneamente é vital para a segurança e orientação da população. As emissoras de rádio podem rapidamente alterar sua programação para fornecer alertas de emergência e informações críticas.

Alcance

O rádio pode alcançar uma vasta audiência, incluindo áreas remotas onde outros meios de comunicação podem não estar disponíveis ou são menos comuns. Isso é especialmente importante para alertar pessoas em áreas isoladas ou rurais.

Capacidade Comunitária

As emissoras de rádio frequentemente servem como um ponto de encontro para a comunidade. Elas podem mobilizar recursos, coordenar ajuda, e oferecer um espaço para autoridades locais e líderes comunitários falarem diretamente ao público.

Chuvas no Rio Grande do Sul

O Ministério das Comunicações reconhece a importância das coberturas e a assistência fornecida pelas emissoras de rádio da região atingida, e por este motivo, removeu temporariamente a necessidade de retransmissão do programa 'A voz do Brasil', permitindo que as emissoras gaúchas continuem focadas nas ações voltadas a crise das chuvas.

As emissoras do RS estão mobilizadas, alterando sua grade de programação para levar informações confiáveis à comunidade. O rádio mostra mais uma vez sua força como meio de comunicação essencial e o seu poder de adaptação perante situações de emergência.

Tags: rádio, RS, emergências, essencial, prestação de serviço

Compartilhe!

Colunista
Dionatan Boeger CEO & Founder BRLOGIC, plataforma líder em streaming de áudio para emissoras de rádio e web rádios com mais de 3.500 clientes ativos em 80 países. Me acompanhe também no instagram: @dionatan.radio










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.