Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2024 @
Mariana Godoy destacou no ACAERT Talks a importância de controlar o ego e valorizar a humildade em qualquer posição.
Essa reflexão me levou a pensar em uma máxima que sempre compartilhei com jornalistas que liderei ao longo da minha trajetória:
A proximidade com fontes poderosas, como líderes de poderes, não faz do jornalista um detentor daquele poder, ainda que tenha acesso a essas pessoas.
Nunca podemos esquecer: cargos e posições são temporários.
O controle do ego profissional, especialmente à medida que ascendemos na carreira, talvez seja um dos maiores desafios em qualquer área.
No jornalismo, isso se torna ainda mais evidente. A notoriedade e a fama que veículos de massa conferem aos profissionais podem alimentar a vaidade e criar verdadeiras armadilhas para o ego.
Mas é preciso lembrar: estar em um cargo não te faz ser o cargo. Se nossa identidade como pessoas se resume à posição que ocupamos, o que realmente somos quando deixamos de ocupar essa posição?
A gestão do ego é sobre resiliência, humildade e autoconhecimento. É sobre reconhecer que, por trás de qualquer título, há pessoas – tanto em nós mesmos quanto nos outros.
Essa é uma lição essencial para qualquer profissional, não só no jornalismo.
Faz sentido pra você?
Em tempo, Mariana Godoy é o exemplo da gestão do Ego. Quem já teve a oportunidade de estar ao seu lado sabe do que estou falando.
Mariana Godoy / ACAERT