Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2025 @
Nova geração da TV digital, desenvolvida pelo Fórum SBTVD, combina alta resolução, interatividade e conectividade
Batizada de DTV+, a nova geração da TV digital foi desenvolvida pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) em parceria com o Ministério das Comunicações, universidades e representantes de todo o ecossistema de radiodifusão. Desde 2006, o Fórum é responsável por definir e padronizar as normas técnicas da TV digital no país, acompanhou o primeiro teste-piloto completo de transmissão pela Globo, que aconteceu em abril deste ano, com a inauguração da primeira estação de TV 3.0 brasileira, no Rio de Janeiro, e vem contribuindo fortemente para o lançamento das novas estações-piloto em São Paulo, durante a SET Expo.
Para o presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros, a assinatura do decreto é a consolidação de anos de trabalho colaborativo e coloca o Brasil na vanguarda da TV aberta mundial. Segundo ele, a DTV+ representa mais qualidade, mais possibilidades e mais conexão com o futuro, unindo a tradição da TV aberta à inovação e à conectividade digital de forma gratuita, democrática e inclusiva.
"Este é um marco para a radiodifusão brasileira e um reconhecimento ao trabalho coletivo de profissionais que contribuíram para tornar a DTV+ uma realidade. Estamos entregando ao país uma tecnologia capaz de transformar a experiência de assistir TV, unindo a tradição da TV aberta à inovação e à conectividade do mundo digital, de forma gratuita, democrática e inclusiva. Em 2025 a TV aberta brasileira completa 75 anos trabalhando em favor da sociedade, ao entrar definitivamente na economia digital, ela reafirma seu papel como motor de transformação social”, afirma o presidente do Fórum SBTVD.
Assinatura
Durante a cerimônia de assinatura, Leandro Gejfinbein, participante do módulo responsável por desenvolver a experiência da TV 3.0 (DTV+) no Fórum SBTVD, apresentou algumas das funcionalidades da nova geração da TV aberta e gratuita. Entre os destaques, estão a facilidade de acesso em diferentes dispositivos, recursos avançados de acessibilidade personalizável, além da melhoria na qualidade de vídeo e áudio. “Imagine assistir a um jogo de futebol podendo escolher ouvir apenas a torcida do seu time. E, se perder um gol, rever os melhores momentos imediatamente, sem interromper a transmissão ao vivo”, exemplificou.
Raymundo Barros destacou ainda que a TV aberta digital possibilita grande parte das interações e o acesso a conteúdos estendidos mesmo em residências sem conexão à internet, ampliando o alcance e a inclusão da tecnologia.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou que a implantação da TV 3.0 será gratuita e ocorrerá de forma gradual, com período de convivência entre a atual TV digital e a nova tecnologia, começando pelas grandes capitais.
“Os usuários que desejarem acessar de imediato precisarão apenas de um conversor para adaptar seus aparelhos atuais. Toda a transição será feita com tranquilidade e responsabilidade, garantindo que nenhum brasileiro seja prejudicado”, pontuou.
O que muda?
O novo padrão trará qualidade de imagem com resoluções 4K e 8K, áudio imersivo de cinema, interatividade em tempo real, integração com aplicativos e internet, publicidade segmentada e novos recursos de acessibilidade. A navegação substituirá o tradicional número do canal por um catálogo de aplicativos das emissoras, integrando conteúdos ao vivo e sob demanda.
Recomendada pelo Fórum SBTVD, a nova tecnologia posiciona o Brasil entre os líderes mundiais em radiodifusão aberta, aliando inovação, inclusão e gratuidade. A migração será gradual, garantindo a adaptação do público e a continuidade do serviço.
SOBRE O FÓRUM SBTVD
O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software e entidades de ensino e pesquisa, bem como representantes do Governo Federal. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.
Rádio também é empresa. É mercado. E está sujeito a tendências, reflexões e outros temas que atingem diferentes segmentos econômicos. O tudoradio.com trás aqui artigos que colaboram com a gestão de emissoras de rádios como empresas conectadas à atualidade. Atenção: O tudoradi.com não se responsabiliza pelos textos publicados nessa área, função remetida ao autor do mesmo