Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2025 @
Homenagem entregue pelo presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, para Mônica Guerretta reconhece o perfil inovador de Charles Gilbert Kinas e da beAudio, que segue como uma empresa sólida e pioneira no meio rádio
Minha intenção foi responder uma das perguntas que profissionais do setor de rádio mais se fizeram desde o falecimento de Charles Gilbert Kinas. Mas para responder o que vai ser da beAudio, é preciso, antes, compartilhar os últimos acontecimentos que envolvem a gestão da empresa.
O que aconteceu com Charles Gilbert Kinas?
Em agosto de 2023, Charles – CEO e CTO da beAudio na época – foi diagnosticado com um câncer no intestino. Apesar da notícia, todos os médicos afirmaram, bastante positivos, que seria um tratamento para cura.
Portanto, estávamos realmente confiantes quando iniciamos uma fase intensa: várias consultas, exames, quimioterapia, depois quimioterapia associada a radioterapia. Por fim, chegou a etapa de fazer a retirada do tumor: foram seis cirurgias ao todo. Porém, na última cirurgia, os médicos descobriram que o câncer havia se espalhado. Menos de uma semana depois, em 6 novembro de 2024, Charles faleceu; poucos dias antes de seu aniversário de 40 anos.
Chegamos, então, ao momento de me apresentar.
Quem é Mônica Guerretta?
Sou a viúva de Charles Gilbert Kinas, apesar de essa ser uma resposta simplista. Afinal, tenho um currículo que me sustenta para assumir a posição de liderança neste novo momento da beAudio: como CEO e CMO.
Publicitária por formação, tenho quase 20 anos de experiência em marketing. Empresária desde 2017, sou fundadora da CriCriativa – que oferece serviços de marketing e publicidade – e criadora do projeto “Qual é o certo?”, no Instagram e YouTube, como a primeira e única redatora publicitária a criar conteúdos nas redes sociais que ajudam as pessoas a escreverem melhor.
Mas, além disso, há anos a beAudio é parte da minha vida. Como eu e Charles éramos um casal de empresários, conversávamos diariamente sobre os planos e sonhos dele para a empresa. Dessa forma, sempre acompanhei os projetos e as ideias que Charles desenvolveu junto à equipe, e também o acompanhava em eventos, encontros e visitas a clientes e parceiros da beAudio.
Após responder o que aconteceu com o Charles Gilbert Kinas e apresentar quem é Mônica Guerretta, chegamos à próxima questão:
O que aconteceu com a beAudio após o falecimento de Charles?
Como é de se imaginar, a beAudio passou por um momento delicado e bastante dolorido. Foram meses de incertezas e de adaptação.
Mas algumas coisas se fortaleceram de uma forma incrível nessa fase. Em destaque, cito a união da equipe. Em meio ao luto, à tristeza e às incertezas, a equipe se uniu de forma grandiosa com o propósito de manter a beAudio inovando, garantindo sua posição vanguardista no mercado.
Logo após o falecimento de Charles, houve o período em que eu estava buscando forças para conseguir fazer o básico, para conseguir me levantar da cama todo dia pela manhã, pois além de perder o Charles após um período intenso de tratamentos e cirurgias, seis meses antes perdi meu pai. Então, enquanto eu me recuperava, a equipe manteve a empresa erguida, até que eu estivesse pronta para assumir a gestão da beAudio e a missão de dar continuidade ao legado de Charles.
Como a beAudio está hoje?
Após passarmos pela fase mais desafiadora, desde que assumi a gestão, reestruturamos os processos internos, fortalecemos a cultura organizacional e a equipe está crescendo, com novas contratações. Ou seja: hoje podemos afirmar que a beAudio segue como uma empresa sólida e está ainda mais forte.
Seguimos, ainda, com o nosso propósito, que nos acompanha desde a criação do primeiro sistema, desenvolvido por Charles Gilberto Kinas, pai de Charles Gilbert: solucionar as dores dos nossos clientes, facilitar a vida dessas pessoas no dia a dia por meio da automação.
O novo momento da beAudio
Mantendo seu perfil vanguardista, a beAudio ingressou em uma nova fase, marcada pela nova gestão e a nova marca, que honra nosso pioneirismo na nuvem.
Mas é claro que temos evoluções também em nosso sistema. Apresentamos algumas novidades no 3o Encontro de OPECs, poucos instantes após recebermos de Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, a placa de homenagem que enaltece a grandeza do trabalho de Charles Gilbert Kinas, que marcou a história do rádio no Brasil.
No evento, apresentamos as melhorias e evoluções já disponíveis para nossos clientes, e lançamentos com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2026, com foco no trabalho dos OPECs. Tais novidades incluem funcionalidades que abraçam as facilidades que a inteligência artificial proporciona para otimizar o tempo dos profissionais que lidam com pedidos de inserção, cadastro de contratos e distribuição.
Enfim, encerro este conteúdo convidando você para seguir a beAudio no Instagram, onde publicamos novidades do sistema e sobre a empresa. Em agosto, apresentamos nossa linha do tempo – que conta detalhes desde a motivação da criação da primeira solução até o momento atual da empresa.
Sobre a beAudio:
Empresa de Joinville (SC), reconhecida por ser inovadora desde sua fundação. É pioneira no Brasil a levar tecnologia em nuvem para emissoras de rádio. O sistema da beAudio otimiza processos comerciais, simplifica a rotina de gestão e permite acompanhar tudo o que acontece na emissora.