Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2010 @ 00:00

Kiko Russo

Teste

O Tudo Rádio continua trazendo as melhores entrevistas para você, e dessa vez quem vai falar aos nossos radionautas é o locutor que tem o sorriso mais contagiante do rádio, Kiko Russo, esse paulistano de 53 anos que comanda as manhãs mais alegres do rádio de São Paulo. Kiko, com seu carisma e popularidade, conquistou de forma simples os ouvintes da Transcontinental FM 104.7, emissora que nas últimas pesquisas Ibope se consolida cada vez mais entre as mais ouvidas do radio paulistano.


Kiko, o rádio é um sonho ou opção profissional?

Pra dizer a verdade opção profissional, sempre curti muito rádio, mas o percebi como opção profissional no final do curso superior de publicidade e propaganda que finalizei em 1983.

O que o rádio significa para você?

Uma profissão muito, muito prazerosa, cheia de dias diferentes devido ao emocional, tanto meu como dos ouvintes, parece igual, mas sem dúvida muito diferente.

Onde começou sua carreira?

Na Rádio Universitária de Guarulhos

Você teve grandes inspiradores no rádio?   

Minha época do rádio como mero ouvinte era o grande e saudoso Hélio Ribeiro, esse foi o cara! E depois tive um enfoque diferente em relação aos profissionais da área, era mesmo de inspiração, de conduzir um programa como eles. Sou da década de 80, e tive como exemplo os caras da Rádio Cidade, Antena 1, Transamérica, Jovem Pan e as grandes emissoras pops dessa década grandiosa das músicas e dos profissionais de rádio (pelo menos para minha inspiração profissional).

Quais as rádios em que você já trabalhou?
      

                                                                                          
Universitária de Guarulhos, Rádio Boa Nova de Guarulhos, Líder FM, Tupi FM, Guarujá FM, Metropolitana FM de SP, Bandeirantes FM, Musical FM, e atualmente Transcontinental FM, fenômeno de audiência no Brasil.

Esse seu carisma vem dos tempos de AM?

Carisma? (risos) Agradeço! Fiz AM por dois anos apenas, mas parece que essa troca de energia do AM te deixa muito à vontade, gostei disso (risos).

Você levou para o FM a forma simples e irreverente de se comunicar do AM. Esse é o grande segredo de seu sucesso?

Acho que é assim a comunicação, verdadeira, porque quem consegue transmitir na profissão um percentual maior do que você realmente é fica super fácil trabalhar, além do que, a FM nos dias de hoje é uma AM, com um som melhor. Mas, como não trabalhei por muito tempo na AM, acho que tem muito de mim na minha comunicação, acho que é isso (risos).

Seu sorriso é comentado por grandes nomes do meio, sua forma de se comunicar também. Como vê isso?

Poxa, só posso me sentir feliz. Aqui na Transcontinental, por exemplo, é muito gostoso apresentar, fica fácil o tratamento com os ouvintes que são super fãs da rádio. São os mais fiéis do FM brasileiro, então, aqui a gente conversa, ri muito, brinca de verdade e acaba sendo uma combinação perfeita para uma boa comunicação.

Você é a cara da programação da Transcontinental, uma programação popular e que dar certo. Qual o segredo para esse sucesso?

Essa rádio é um fenômeno, não canso de falar isso. Aqui a coisa é tão diferente que se entra um comunicador novo, a programação acaba fazendo com que ele tenha a cara da rádio, e se for um profissional já com a cara da rádio, mais risonho, mais brincalhão, daí já cai no gosto dos nossos ouvintes. Então tudo é uma questão de conjunto, uma comunicação simples e próxima ao ouvinte, que é característica fundamental da rádio, esse é o segredo. Os comunicadores darem sequência ao que o Cid Luiz Jardim, nosso Diretor Presidente, começou a fazer anos atrás. Se o comunicador seguir o que o Cid começou, não tem como dar errado.

Os números do ibope mostram que o seu horário chega a empatar na liderança em alguns horários, e seu carisma é uns dos fatores comentados. Como você vê isso?

Isso é muito bom, mas pessoalmente torço pelos números da emissora. Quero meu horário bem no ibope, mas quero mesmo a rádio em primeiro, quanto ao carisma dito aí, faz parte do conjunto, agradeço muito por essa referência.

Sua aproximação com os ouvintes é visível. A que você atribui isso?

Nossos ouvintes são os mais fiéis da FM do Brasil, e há uma grande interação entre a gente, então, existe uma permissão mútua de aproximação, eles se sentem a vontade com a gente (como alguém da família, sabe) e a gente também. Legal isso né, só na Transcontinental mesmo! (risos)

Tem muitos amigos no rádio?

Já tive. Em função até de morar em São Paulo e trabalhar em Mogi, e os compromissos do dia a dia, a correria dos dias de hoje, acabei perdendo o contato com muitos amigos que fiz no passado, mas não me esqueço daqueles que foram parceiros, e mesmo não falando muito com eles, sou muito, muito grato a eles.

Qual foi o maior obstáculo na sua vida profissional?

O início da carreira literalmente! As dificuldades da profissão no dia a dia, achando que não estava apto para fazer aquilo que tinha escolhido para fazer.

Qual a maior dificuldade para os novos profissionais que estão começando?


Boa pergunta! (risos) Hoje você consegue curtir rádio no celular, internet, por mais fechado que seja esse nicho de mercado abrem-se portas agora para novas mídias com o mesmo formato, ou seja, música, interatividade e informação. As rádios na Web será um grande mercado, os profissionais da área devem ficar bem atentos.

Quais as novas ações da Transcontinental FM para alcançar a liderança ainda esse ano?

Como sempre a rádio não para, um dia atrás do outro, com grandes ações de marketing e promoções diferenciadas. Existem muitas coisas sendo feita, mas não estou autorizado a divulgá-las. Aguardem, vocês vão gostar muito das novas ações.

Você acredita que o sucesso de uma rádio depende de uma ação promocional bem elaborada ou uma programação bem definida?

Sou um profissional que acredito no conjunto, ninguém faz nada sozinho. Tudo é feito por pessoas em primeiro lugar, depois delas, qual o público alvo, programação, promoção, divulgação e todas as ações cabíveis para alicerçar a referida emissora.

Como é definido esse formato na Transcontinental FM?

O rádio é feito para os ouvintes, o que eles querem, do que eles gostam. Fazendo isso, detectando isso, juntando com a fórmula simples e verdadeira do Cid Luiz. Respeite seu ouvinte e ele vai te respeitar. Trate-o bem, ele fará com você também. Ele quer ouvir algo que o deixe melhor, então faça isso da melhor maneira possível, esteja ao lado do seu ouvinte, esse respeito não tem preço, (parafraseando alguém...).

Kiko quero agradecer por essa entrevista e deixo aqui o espaço para você mandar um recado para seus admiradores e amantes do rádio que acessa o Tudo Rádio.

Agradeço muito a você, César Porto, e ao Tudo Rádio.  Senti-me muito à vontade nessa entrevista, e espero que você tenha muito sucesso na sua vida pessoal e profissional. Fique com deus!

Quanto aos ouvintes, o agradecimento de verdade pelos 16 anos de Transcontinental, completados agora em setembro de 2010. A você, ouvinte Transcontinental, muito obrigado por essa interação de todos os dias, e achando que “assim como o sorriso, a música é uma linguagem universal”, podemos continuar juntos, sorrindo no nosso dia a dia e ouvindo a melhor programação do rádio brasileiro...

Sucesso a todos!
Grande abraço
Do amigo Kiko.

Tags: Transcontinental

Compartilhe!

Teste
César Porto

César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.