Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 05 de Dezembro de 2011 @ 00:00

Bob Floriano

Teste

Olá amigos leitores do Tudo Rádio. Até janeiro teremos entrevistas com alguns dos principais nomes do rádio do país. Nomes como locutores conhecimentos nacionalmente, gestores, entre outras figuras importantes do rádio. Vamos começar com um papo estilo “tiro curto” com o Bob Floriano. O Bob é conhecido nacionalmente através de várias passagens pelo rádio, participando diretamente de projetos como a Cidade FM de São Paulo e toda a plástica da Band FM (São Paulo e rede). O profissional está presente em praticamente todos os centros brasileiros através da campanha publicitária das lojas Casas Bahia, presente em rádios e televisão (sim, a famosa voz padrão da Casas Bahia). Rádios como Atividade FM de Brasília e Sucesso FM de João Pessoa possuem o trabalho de Bob como voz padrão de seus atuais projetos artísticos. Acompanhe o papo.

Bob, como foi o inicio de sua carreira no rádio? Como chegou a Cidade FM de São Paulo?

Comecei em rádio na própria radio Cidade FM de São Paulo em abril de 1980. Até então trabalhava com desenho de arquitetura. Fiz 3 testes e venci 140 candidatos. Fui aprovado por Carlos Townsend.
 
Como foi essa época pela emissora?

 Foi maravilhosa até a saída em 1990.

A Cidade FM foi uma das principais estações de rádio do país. Na sua época a emissora de São Paulo já atuava como rede com a Cidade do Rio? Conte para nós como era a emissora na época?

A Radio Cidade do Rio era a mãe de todas e nossa referência em muita coisa. A programação só foi feita em SP após 1983.
 
E quais eram as principais concorrentes da Cidade? Como era a disputa por audiência na época?

Quando começou, não havia rádio com esse modelo, mas foram aparecendo devido ao sucesso que fazíamos. A Jovem Pan 2 tirou vários locutores de uma vez só. A Globo FM também. A Metropolitana fazia algo semelhante.
 
Após a Cidade você foi para alguma outra emissora de rádio?

Fiz um pequeno período de folgas na Eldorado FM com Iramar Grecco. Bem diferente, não? Também fiz um período na Nova FM e depois em 1993 fui para Trianon AM com o Mestre Fernando Vieira de Melo. Paralelamente ao rádio, em 1983 comecei o trabalho em TV e comerciais.
 
Quanto tempo você ficou ausente do rádio? Tinha algum trabalho artístico seu sendo veiculado por alguma rádio?

Ausente nunca fiquei. Sempre emendava um trabalho no outro com pequenas pausas.
 
Quando você iniciou os trabalhos como locutor de chamadas da Band FM? Esse trabalho durou quanto tempo?

Comecei como voz padrão na Band FM em 2000 ficando por 7 anos.

Sua voz também ficou marcada na trajetória da Band FM, foi uma das melhores épocas da rádio, estando presente em praticamente todo o país. Como foi o retorno para o seu trabalho ao participar dessa fase da Band FM?

Foi muito gratificante poder dar uma identidade para o sistema. Por muito tempo a rede estava sem um padrão de locução institucional. Isso foi idealizado pelo Acácio Luiz Costa e Marcelo Siqueira.
 
Você também chegou a gravar para afiliadas da Band FM?

Sim. Gravava local e rede.
 
Depois da Band FM, você chegou a executar trabalhos para outras rádios?

Algumas emissoras solicitaram locução para campanhas específicas para diferenciar do seu dia-a-dia.
 
Você é conhecido nacionalmente pelo grande público através dos trabalhos realizados para a Casas Bahia. Esse trabalho auxilia ou impede você de realizar mais trabalhos para o rádio?

Hà 11 anos sou a voz padrão para toda comunicação de Casas Bahia para todo Brasil. Isso só auxilia na prospecção de novos trabalhos. Um cliente como esse e com o volume espantoso de jobs que já gravei, aproximadamente 80.000, credibiliza enormemente meu trabalho.
 
O que você acha das emissoras de rádio atualmente e que futuro você espera para o meio?

A tão sonhada segmentação do rádio favorece o desenvolvimento de novos talentos. Existe todo tipo de rádio para todo tipo de locução. Mas em todo segmento tem profissional medíocre que acha que não precisa estudar mais e se desenvolver.
Faço parte do Clube da Voz desde 1994 e para permanecer lá é preciso se destacar, fazer melhor, superar-se e provar excelência todo dia.
Nesse ramo também uso a regra: "Ou é resultado ou é desculpa".

Tags: Band FM, Bob Floriano

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.