Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2012 @ 00:00

Flávio Carneiro - Grupo Bel

Teste

A primeira entrevista do ano no Tudo Rádio aborda um assunto que movimentou o rádio na virada de 2011 para 2012: o fim da rede Oi FM e o destino das rádios que fizeram parte desse projeto. Conversamos com o diretor geral do Grupo Bel, Flávio Carneiro, gestor que confirma a manutenção da rede que hoje atua temporariamente como Rede Verão. Acompanhe a conversa:

Flávio, que motivo levou ao encerramento do projeto com a marca Oi FM?

Foi um movimento natural. Como qualquer ação de marketing ela teve data pra começar e tinha um momento natural pra migrar pra uma plataforma digital.

E qual o balanço que o Grupo Bel faz em relação aos anos de operação da rede Oi FM?

Foi uma experiência muito bacana, um marco no radio que quebrou uma série de paradigmas do meio e do mercado de radio. Construímos um conceito de liberdade de programação, de convergência multi-plataforma com internet, radio, celular inédito até então e que com certeza trouxe uma série de oportunidades e iniciativas legais pro meio radio.

Como foi a aceitação por parte dos ouvintes e do mercado onde a rede estava presente?

A radio sempre foi muito focada num ouvinte que tinha talvez o mesmo“estilo de vida”, num ouvinte jovem de espírito e consumidor de novidades, vanguardista. Vimos com a Oi FM um resgate enorme de um ouvinte que havia migrado do radio pro mp3, pro playlist próprio voltando a consumir o meio radio, trocando experiências, participando da construção desse conceito de liberdade de programação.

O Grupo Bel tem mais de 40 anos de experiência no meio radio, foi responsável pelo lançamento do FM em estéreo no Brasil e nunca havíamos participado de um projeto tão inovador do ponto de vista de construção de audiência quanto foi o projeto Oi FM. Acho que todos curtiram muito essa rede.

Qual era a participação da Oi no projeto? Ela apenas "emprestava" a marca ou contribuía na produção e/ou em outros departamentos da rádio?

A Oi tem um cuidado muito grande com a marca e trouxe pro radio uma experiência muito legal dessa marca tão forte e tão poderosa no mercado. Toda a construção das emissoras, das customizações locais do produto Oi FM de cada praça esteve sempre alinhada com as diretrizes que a oi forneceu via pesquisas e experiências que os ouvintes daquela praça queriam de uma radio livre, interativa e inovadora.

Qual será o destino da rede operada pelo Grupo Bel? O grupo dará continuidade para todas as atuais praças da rede ou teremos mudanças na cobertura (ampliação ou diminuição da rede)?

A rede é muito boa, atuando nas melhores praças do Brasil. Com certeza vem levaremos essa experiência em frente.

O mercado especula que outra marca que não é necessariamente ligada ao meio rádio (como era o caso da Oi FM) assumirá uma parceria com o Grupo Bel para que o projeto prossiga. Se sim, já é possível adiantar algo a respeito?

Criar um projeto customizado com esse foi um desafio e um prazer enorme. A idéia de usar um meio tão democrático, forte e tão dinâmico como o radio pra criar um canal de relacionamento e de experiência com marcas conceituadas é um caminho sem volta na minha opinião. O Brasil tem um território enorme, costumes locais fortes e o radio é um veiculo que precisa e consegue ter sotaques locais, participando do dia a dia das praças e dos mercados criando valor pro meio.

Existe alguma previsão para que a futura marca assuma a rede?

No timing natural do mercado

Desde já agradecemos a entrevista e também deixamos o espaço aberto para sempre que o Grupo Bel julgue necessário utilizar o Tudo Rádio.

Acho que vocês tem um papel muito importante no meio radio. Agradeço ao convite de falar sobre o trabalho que o Grupo Bel faz. Estou a disposição.

Tags: Oi FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.