Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2013 @ 00:00

Alessandro Caliu

Vamos conversar com o diretor-proprietário do Grupo Talk Radio de Comunicação, o publicitário Alessandro Caliu. Veja:
Teste

Olá amigos radionautas do Tudo Rádio. Vamos conversar com o diretor-proprietário do Grupo Talk Radio de Comunicação, o publicitário Alessandro Caliu. Ele vai contar um pouco da história do grupo e as novidades que estão sendo lançadas e planejadas para as rádios do Brasil. Acompanhe:

Como e quando foi que nasceu a Talk Radio?
 
Não vou contar a historia das vacas magras, então vou pular para o final e o começo de tudo. A Talk Radio nasceu há 10 anos, queria montar uma produtora, foi quando comecei a pensar em sair do radio. Na época conheci o Dj Alex Hunt e tudo começou com a distribuição do antigo programa Dance Machine para as radios. O projeto deu muito certo, em um mês estávamos com 80 rádios afiliadas.
 
Como foram os primeiros contatos para a inserção dos produtos Talk Radio nas emissoras?
 
O processo de programas em rádio mudou muito nos últimos anos, mas ainda é muito difícil convencer as emissoras de que Conteúdo Radiofônico com a qualidade dos produtos da Talk Radio é um meio barato, eficaz e contribui muito para o melhoramento de sua audiência. Confesso que na época me empolguei bastante com a inserção do Dance Machine em 80 emissoras em menos de um mês, então colocamos no mercado 15 a 20 produtos, entre programas e programetes. Passando a trabalhar na mão inversa das redes de bandeira.
 
Depois de 10 anos, quantas emissoras no Brasil contam com algum produto Talk Radio?
 
Ao longo destes 10 trabalhosos anos, a Talk Radio modificou-se e aprimorou muito seus produtos e serviços no intuito de facilitar o mercado de atuação de suas clientes. Na atualidade formamos uma rede com 975 rádios, entre Conteúdo Radiofônico, Gravação Comercial, Branding, SMS, Portais de Voz e a Rede TalkSat Conteúdo Ao-Vivo.
 
Conteúdo ao-vivo, Branding, SMS e Portal de Voz? Já já vamos falar mais sobre estas novidades, agora voltando a falar sobre Conteúdo Radiofônico e Gravação Comercial como é que a empresa consegue dar conta de produzir material para todas essas rádios?
 
Para Conteúdo Radiofônico temos uma fabrica de produção e uma logística de distribuição que funciona full time, a maioria dos conteúdos é produzido em nossos estúdios composto por 4 cabines de gravação e 14 ilhas de edição interligadas, uma verdadeira indústria de criação com capacidade de produzir 300 conteúdos por mês além do estúdio para produção de conteúdo cantado. Na linha de Gravação Comercial criamos um sistema web que dispensa o uso de e-mail, MSN ou Skype, as emissoras efetuam seus pedidos on-line para 20 locutores contratados e estes gravam e enviam seus áudios em menos de 24 horas para elas. É um sistema inteligente que monitora, grava, regrava e gera relatórios em tempo real.
 
Falando nisso, conte mais sobre a estrutura que o Grupo Talk Radio tem hoje?
 
Você visitou a sede da Talk Radio recentemente então não tenho como mentir, vou tentar descrever de forma concisa. Possuímos 1200 m de área construída, um complexo distribuído em estúdio de produção da Conteúdo Radiofônico sendo 1 estúdio com 4 cabines interligadas em 14 ilhas de edição e 1 estúdio para produção cantada capacitada com uma ilha de edição Pro Tolls HD 3 este com 2 salas de gravação sendo 1 para instrumentos e 1 para a captação de voz, microfones Neumann, processadores Avalon, entre outras. 1 estúdio para a geração de Conteúdo Ao Vivo da Rede Talk Sat, estrutura administrativa dividida em departamento comercial, artístico, jornalismo, desenvolvimento web, operacional, financeiro, marketing, logística, e diretoria.
 
O grupo também detém a propriedade de várias marcas. Quais são elas?
 
São varias mesmo, vou citar algumas: Talk Radio, Conteúdo Radiofônico, Talk Sat e Putz FM.
 
Quem são os donos da Talk Radio?
 
Em termos técnicos apenas eu, por consideração uma parcela cabe ao ilustre Alex Hunt, importante dizer que trabalhamos a 10 anos e nos conhecemos pessoalmente a apenas 3 anos. Tenho a proposta recente de um empresário forte no mercado, mas ainda estamos conversando, é uma questão de zeros (risos).
 
Que produto é este da Talk Radio, o Branding?
 
Na realidade este é um serviço oferecido a empresas, agencias, artistas e marcas. O que fazemos é criar o conteúdo para determinada cliente para a percepção dos consumidores sobre seus  serviços, experiência ou organização, e formar a sua rede de emissoras para a veiculação. 
 
Vamos falar sobre os projetos voltados ao rádio. O Grupo Talk Radio tem novidades para o mercado, não é?
 
Somos apaixonados pelo radio e por isso queremos resolver vários problemas que elas enfrentam no dia a dia, como a falta de profissionais, de conteúdo, de tecnologia. Levanto todas as manhas e me pergunto o que vou fazer para melhorar a vida delas, como vou baratear seus custos. Desta forma lançamos o serviço de SMS e Portal de Voz e a TalkSat Conteúdo Ao-Vivo via satélite e por IP. 
 
O serviço de SMS e o portal de voz é a melhor forma que as emissoras têm para aproximar o ouvinte, não é mesmo? Ainda mais que as operadoras sempre estão lançando promoções com pacotes de SMS. Isso facilita, já que grande parte dos ouvintes deixou de telefonar para as emissoras devido ao custo da ligação, principalmente se for interurbano.
 
Sim, é mais um canal de interação radio-ouvinte-cliente não necessariamente nesta ordem, mas neste produto a Talk Radio vai além. Outras empresas comercializam este serviço para as rádios com um alto valor mensal e repasses somente se as mesmas alcançarem determinados limites de ligações, já aqui na Talk Radio este serviço é diferente, nosso plano para as rádios afiliadas é gratuito e o repasse é imediato, ou seja, ela não paga pelo produto e recebe o repasse da operadora já na primeira ligação.
 
E esse serviço de rede via-satélite e IP? Conte-nos como é o serviço.
 
Trabalhamos na contra mão das redes com bandeira, Para transmitir via-satélite alugamos um segmento espacial e compramos equipamento de uplink, por IP temos um CODEC capaz de operar qualquer emissora remotamente independente do play da radio. A proposta é bem simples. Transmitimos programas de rádio  ao-vivo com diferencial em criatividade,  tudo vai ao ar na emissora sem descaracterizar as mesmas, ao-vivo, é como se o locutor estivesse sentado no estúdio de cada praça, interagindo com o ouvinte.
 
Ou seja, a rádio que já tem uma marca tradicional na região vai poder transmitir programas via-satélite e não vai perder sua identidade. Ao contrário de outras redes, que a marca que foi conquistada com o tempo acaba se perdendo, não é?
 
Isso mesmo, é exatamente isso. Quando uma radio perde a sua marca, ela perde toda a sua historia e sua essência. A TalkSat  é um produto que dará a elas todo o poder de uma grande rede, mas sem transformar ela em uma rede, sem engessar, ela pode escolher o conteúdo que deseja dentro das 24 horas de programação, simples assim.
 
Os radiodifusores podem achar que esse serviço tem alto custo. Pelo contrário não é? Com esse serviço, o custo dele acaba diminuindo não é? Quais são as outras vantagens desse serviço?
 
O serviço é customizado com base na área de abrangência da emissora e possui valores a partir de R$ 500,00 mensais, posso citar aqui grandes vantagens das quais são: 24 horas de programação ao vivo, pode escolher o conteúdo entre as 24 horas de programação, a emissora não perde a identidade (nome, plástica, conceito), participa de grandes promoções. (artistas, prêmios, entre outros), tem a representação comercial da rádio no mercado nacional, apresentadores e comunicadores renomados, obtém uma equipe especializada em todos os setores do rádio, sem vínculos trabalhistas, programas interativos ao vivo (SMS, redes sociais), gravação comercial local com os locutores da rede, todos os temas cantados durante as comemorações do ano, entre outros.
 
Conversamos com o empresário, publicitário, radialista, produtor, locutor, consultor, musico, administrador de empresas, e motociclista nas horas vagas Alessandro Caliu, diretor do Grupo Talk Radio de Comunicação. Deixe uma mensagem aos radionautas do Tudo Rádio. 
 
Temos que ficar atentos as mudanças tecnológicas e a dos consumidores, é preciso renovar. O que o radio foi até hoje não garante o sucesso daqui para frente, o que o radio vende é a audiência, então sua emissora precisa ter conteúdos e produtos que o atraia. Para quem ainda não conhece, acesse o www.talkradio.com.br e veja mais sobre nossos conteúdos.
Tags: Talk Radio, estúdio, produção, conteúdo, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.