Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Sexta-Feira, 23 de Dezembro de 2016 @ 00:00

Antonio Manoel Brito, Gilson Dodde e Mário Reis (JB FM)

Conheça detalhes sobre o projeto da JB FM e as novidades na emissora
Teste

O tudoradio.com fecha o ciclo de entrevistas de 2016 de forma tripla! O colunista Cristiano Stuani esteve no Rio de Janeiro e visitou a JB FM 99.9 do Rio de Janeiro. Ele gravou um bate-papo com Antonio Manoel Brito, que está na JB há três anos e é o responsável pela administração e parte digital da empresa; Gilson Dodde, gerente artístico da JB FM; e Mário Reis, diretor executivo da JB FM.

Acompanhe o bate-papo!
 
História da JB FM
 
A JB FM está a quanto tempo no ar?
 
Como JB FM, ela tem mais de 44 anos no ar. Ela passou a ter o formato atual na década de 90, mas já teve outros segmentos, como uma rádio clássica.
 
Perfil da programação
 
A JB FM sempre teve esse perfil de rádio adulta qualificada. Em 2001, houve uma mudança, pois ela era adulta, mas com uma programação mais aberta. Ela tocava cerca de 60 músicas, muitas delas consideradas “lado B”. em 2001, houve uma mudança e transformamos a rádio para tocar mais sucessos nacional e internacional com locução mais suave. Em três meses ela pegou primeiro lugar no segmento e nunca mais saiu. Está na liderança a 15 anos no segmento. É uma rádio inserida no segmento classe AB acima dos 30 anos. A marca também é muito forte e essa grife do JB dá essa credibilidade ao jornalismo da rádio.
 
Os entrevistados: Antonio Manoel Brito, Gilson Dodde e Mário Reis
 
E que tipo de jornalismo vocês trabalham?
 
Trabalhamos com jornalismo local, com política, assuntos do dia a dia, e o que é de mais relevante com o que acontece no Brasil. São informações objetivas, rápidas, já que o ouvinte de rádio musical é diferente do de rádios news. A informação tem que ser curta. Além disso, fomos a rádio pioneira em informações de trânsito com repórter aéreo, o que dá uma credibilidade muito grande. É muito difícil que um táxi não esteja ligado na JB e, como o trânsito no Rio é um caos, o ouvinte tem informações o dia todo. O repórter aéreo é uma marca da JB FM. O slogan Música e Informação também é da JB FM.
 
Mas o foco da rádio é a música?
 
Sim, é a música. O noticiário vem em pílulas a cada meia hora. Não paramos a rádio com um intervalo grande de informação. Temos dois programas jornalísticos, que é das 7h às 9h da manhã e das 17h às 19h, que é o Painel JB 1ª e 2ª edições. Mas, sempre, com notícias e música.
 
A JB FM online
 
A JB FM tem como provedor do streaming a empresa canadense Triton, que também tem como clientes rádios como iHeart Radio, Pandora, Spotify, CBS Radio, entre outras. A JB FM está entre as 20 rádios de maior audiência global online da empresa que é divulgado mensalmente. No último, na verdade, a JB FM estava em 19º. Então, ela tem um alcance enorme no online. No acumulado, nós alcançamos mais de 20 mil ouvintes simultâneos. Não só pelo site, mas pelos demais sites, além da qualidade do áudio. Temos um processador exclusivo para o áudio na internet.
 
Vocês sentem que o aplicativo tem mais relevância que o site?
 
Ainda não. O ouvinte ainda vai muito na página da rádio e lá ele vai direto para o player. Hoje, o aplicativo da rádio tem em torno de 20% dos ouvintes online. Nós também estamos com novos planos para o site da JB que vai destacar ainda mais o player na home, que vai ficar no rodapé da página. Vamos também dar destaque para os colunistas, redes sociais da rádio, promoções. Poderemos ter ainda um break para os 99.9 FM e outro nos players. Durante a Voz do Brasil, nós temos a programação normal na Internet. A Internet é um parceiro, não vemos como um inimigo. Fomos a primeira rádio no Brasil a fechar parceria com o Spotify. E hoje o rádio está trabalhando em parceria com a internet. 
 
Área comercial da JB
 
A JB FM teve crescimento comercial nos últimos anos. Porém, não observamos isso em 2016 em comparação a 2015. Por outro lado, observando o mercado de rádio, acredito que a JB tenha tido bom resultado. Foi um ano difícil, mas não foi de todo ruim. Pela posição e audiência da rádio, temos conseguido, pelo menos, chegar perto da meta. 
 
Números da JB FM
 
Se for falar de números, hoje, 90% da audiência da JB é “terrestre”, que ouve nos 99.9 FM. Nos últimos anos a audiência da rádio cresceu muito e, consequentemente, o faturamento também cresceu. Nos últimos sete anos, eu acho que a rádio triplicou seu faturamento. Foi um crescimento significativo. O share da JB é de praticamente 11%. Na virada da rádio, era 3%. 
 
Divulgação da marca JB
 
Queremos aproveitar esse momento de ser a rádio adulta mais ouvida do Brasil, sendo a quinta mais ouvida no geral no país, para divulgar ainda mais a marca da JB, tanto regional quanto nacionalmente. Talvez tendo afiliações em São Paulo, em Brasília. É um projeto que estamos tocando para tentar divulgar ainda mais a marca. Temos certeza que a programação da JB se encaixaria em qualquer capital. O que poderemos ajustar é o jornalismo local. Também estamos com uma campanha exterior nos jornais para fortalecer a marca, porque a rádio tem que estar na cabeça do ouvinte. Estamos acertando o site da rádio para começar uma divulgação digital. Quando estiver com o site totalmente ajustado, vamos entrar com uma campanha no digital, inclusive com o tudoradio.com, que já estamos pensando em uma campanha juntamente com o Daniel Starck para trazer mais ouvintes para o streaming da rádio. Temos nossa área de marketing, mas temos uma agência que está conosco há alguns meses.
 
Sobre a Rádio Cidade
 
Estamos com a Rádio Cidade com uma programação na web. Ela está com audiência interessante online, com crescimento de audiência. Promovemos shows internacionais como Guns N Roses, Black Sabatth, além de festas locais. Por enquanto, queremos desenvolver um trabalho bem feito na web, com aplicativo, site, e buscar essa audiência jovem. Por enquanto, não temos planos para a volta dela para o dial FM. Mas vamos intensificar os trabalhos dela na web.
 
Tags:

Compartilhe!

Teste
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina) e com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM).

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.