Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 19 de Junho de 2017 @ 00:00

Diego Regal

Bate-papo sobre conteúdo de rádio que explora humor e futebol. Regal explica como isso pode ser explorado por qualquer rádio
Teste

A necessidade de se trabalhar o conteúdo de rádio virou um dos principais temas do setor. Mas paralelo à essa discussão está a orientação de que “não é qualquer conteúdo que pode ser trabalhado” pelos projetos artísticos, baseado na qualidade desses produtos e a viabilidade comercial do mesmo.

Pensando nisso, o tudoradio.com segue apontando possíveis alternativas para as emissoras de rádio. Batemos um papo com Diego Regal, publicitário que atua como coordenador da 98 FM de Belo Horizonte. Ele é um dos integrantes do projeto Barba, Cabelo e Bigode (BCB), produto de humor e esportes que será disponibilizado gratuitamente para as rádios interessadas. Há todo um projeto de comercialização e adequação do produto nas emissoras.
 
Também conversamos sobre a importância do conteúdo e como o humor pode ser trabalhado nas emissoras de rádio (independente do perfil adotado pela estação).
 
Boa leitura a todos!
 
Como surgiu a ideia do Barba, Cabelo e Bigode (BCB)?
 
O Barba nasceu do encontro de 3 amigos que trabalham com futebol e humor. Juntamos a experiência que cada um tem em rádio, internet e futebol, e resolvemos lançar esse conteúdo em forma de pílulas para as rádios do Brasil inteiro. A ideia é trazer mais humor pro mundo do futebol. Com paródias, imitações, entrevistas engraçadas, etc. O futebol é uma assunto que muitas vezes é levado mais a sério do que deveria e nossa ideia é dar a leveza que o futebol pode ter. 
 
Quem são os integrantes do programa? Todos tem passagem por rádios?
 
Os integrantes são Gleyson Lage, Sérgio Rodrigues e Diego Regal, que no caso sou eu, rs. Eu sou publicitário e atualmente coordeno a 98fm de BH, e já passei pelo Sistema Globo de rádio e BandNews FM. O Gleyson é um grande produtor com passagens pela Rádio Itatiaia, SGR e Mix FM. O Serginho tem um grande conhecimento de internet, já escreveu pro GloboEsporte.com e é sócio e criador do site de humor Olé do Brasil.
 
Como é a produção?
 
O nosso conteúdo é nacional, falamos de futebol de uma forma geral. Tudo que estiver em evidência no mundo da bola, entra na nossa pauta. Estaduais, Brasileirão, Libertadores, Champions, Copa do Mundo, e por aí vai. Escolhemos os temas mais relevantes naquele momento e criamos quadros humorísticos pra sacanear os times que vacilaram na rodada. Depois do roteiro escrito, partimos para o estúdio para gravar e produzir. Temos no nosso casting os melhores humoristas e imitadores. E também grandes cantores que gravam nossas paródias. 
 
O BCB é um programa de humor? Como ele pode contribuir no conteúdo de uma emissora de rádio?
 
É um programa de futebol com bom humor. O Barba Cabelo e Bigode vai ao ar nas rádios em forma de programetes de até 2 minutos. Trazemos notícias reais do mundo do futebol, porém com aquela “zueira” de sempre, rs. O programa enriquece o conteúdo das rádios com notícias, entrevistas engraçadas com jogadores, figuras importantes do futebol, e por aí vai. Além de informar também diverte com os quadros humorísticos.
 
Qual é a periodicidade do programa? Ele também gera outros formatos de mídia (como a possibilidade de utilizar em redes sociais)?
 
O programete vai ao ar 4 vezes por dia, todos os dias da semana, espalhado pela programação das rádios entre 7 e 22 horas. As rádios parceiras também podem utilizar o conteúdo em seus próprios sites e nas redes sociais. O Barba tem um engajamento incrível na internet, e uma página no facebook com mais de 250 mil curtidas e milhões de visualizações.
 
Como é feita a distribuição do programa?
 
A distribuição do Barba é feita em parceria com a empresa SoundView, que através de um sistema permite que as rádios baixem o conteúdo com facilidade. A SoundView também faz o trabalho de checking, o que nos dá mais segurança para trabalhar as parcerias.
Até o momento estamos com 28 rádios já transmitindo nosso conteúdo, e esse número está crescendo a cada dia. 
 
A rádio arca com algum custo? Há projeto de patrocínio para as emissoras desenvolverem em cima desse conteúdo?
 
A assinatura do Barba Cabelo e Bigode é totalmente gratuita. As rádios não pagam nada para retransmitir o conteúdo. E além disso, ainda podem comercializar 3 cotas de patrocínio que são inseridas ao final da pílula. A venda dessas cotas é de responsabilidade de cada rádio parceira, e elas não precisam repassar nada para o Barba. O futebol é um tema fácil de ser comercializado, e que rende bons números em venda. É uma possibilidade de fechar novos negócios, e trazer bons patrocínios.
 
Somente rádios terrestres (AM/FM) podem veicular o programa? 
 
Por enquanto sim. Mas também estamos abertos a trabalhar plataformas digitais e novos formatos. A internet nos dá a possibilidade de criar novas ideias e apostar em novos conceitos.
 
E quais as indicações de uso de programar de humor numa grade de rádio? 
 
A ideia é fazer com que o ouvinte ouça a rádio pra saber qual vai ser a zoação da vez. Por isso as pílulas do BCB vão entrar 4x ao dia. Além de melhorar o tempo médio da emissora nossa meta é fazer que a rádio tenha um conteúdo informativo, relevante e bem humorado nas faixas principais da grade. 
 
Humor combina com qualquer perfil de programação?
 
O humor e o futebol são universais. O conteúdo combina com rádios populares, jovens, adultas, esportivas, e por aí vai... Quem não gosta de dar risada e tirar um barato com o colega de trabalho que torce pra outro time? O Barba conversa com todo tipo de público. É um conteúdo alegre, factual, que vai dar um gás na programação das rádios.
 
Como o interessado pode fazer para adquirir o programa?
 
Pra conhecer mais o nosso conteúdo é só entrar no nosso site: barbacabeloebigode.com
Ou entrar em contato com nossa equipe pelo email [email protected] ou pelo telefone ou WhatsApp 31 - 98404-9740.
 
Tags: Diego Regal, Barba, Cabelo e Bigode, 98 FM, humor, esporte, futebol, conteúdo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.