Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2017 @ 00:00

Rodrigo Girasol

Girasol fala sobre o projeto da Rádio Disney, evolução da audiência da rádio, campanhas e o mercado de São Paulo
Teste

Neste mês de setembro (2017) o portal tudoradio.com conversou com Rodrigo Girasol, gerente sênior da Radio Disney FM de São Paulo. O profissional conta um pouco mais sobre o projeto da rádio, a integração com o The Walt Disney Company Brasil (grupo que a controla), entre outras novidades.

Acompanhe o bate-papo!
 
Que tipo de mudança você implantou na Rádio Disney desde sua chegada?
 
Acho que na verdade, foi o oposto de uma mudança. Na verdade, toda a equipe da Rádio Disney colocou em prática, pela primeira vez, de maneira efetiva e sem medo, mas com muita estratégia, o plano inicial da Rádio Disney: tocar todos os estilos de músicas que as pessoas gostam e querem ouvir, sem se preocupar com quem canta ou rótulos. Além de ter uma comunicação participativa e inclusiva.
Conseguimos unir a equipe em torno do projeto e acreditando nele, definimos um padrão Rádio Disney que é diferente do oferecido no mercado. Hoje seguimos o nosso padrão com disciplina e comprometimento. Tivemos que encontrar a medida certa para criar este padrão e aceitar que temos que fazer diferente, porque esse é nosso DNA.
Nossa equipe é jovem, mas determinada e faz a diferença. A Rádio Disney é a rádio mais legal e desafiadora que já trabalhei.
 
Recentemente a Rádio Disney lançou mais uma campanha publicitária abordando sua conectividade. Como essa campanha está sendo desenvolvida?
 
A ideia era dar continuidade às campanhas anteriores, que já falavam desta conexão entre os artistas preferidos e os estilos das pessoas, mas agora nossa intenção é reforçar a conectividade da rádio com nossos ouvintes.
A ousadia da Rádio Disney de misturar diferentes segmentos musicais, hoje virou tendência nas rádios, mas a nossa campanha mostra que temos uma conexão tão íntima com nossos ouvintes, que desde sempre sabíamos que eles gostavam de ouvir música boa, independente de rótulos, e o mercado estava "obrigando" os ouvintes a escolherem. E é por causa dessa conexão que a gente toca o que eles mais gostam de cada mundo do universo musical. Desta vez, tivemos uma preocupação a mais, de não estereotipar artistas nem ouvintes, e expor a campanha preferencialmente em pontos e mídias relevantes para o nosso público.
 
A Rádio Disney apresentou alguns crescimentos em sua audiência. Vocês têm alguma meta em relação à audiência?
 
Estamos muito felizes com nosso crescimento, praticamente dobramos nossa audiência nesses últimos dois anos, estamos entre os líderes ou lideramos em diversos targets e temos médias incríveis em diversos horários. Obviamente, queremos conquistar cada vez mais ouvintes, até para sermos ainda mais competitivos no mercado, mas representamos uma companhia onde os números de audiência são apenas parte do negócio. A nossa prioridade é, antes de mais nada, fazer sempre um grande produto, divertido, agradável ao maior número de pessoas possíveis e que todos, sejam quem forem, possam curtir juntos. Uma experiência Disney no rádio.
  
Como você vê o mercado de rádio em São Paulo atualmente?
 
É muito competitivo, só tem feras e a concorrência está muito acirrada. Todo mundo precisa ser ainda mais criativo e aguerrido como há tempos eu não via. Isto está sendo ótimo, por incrível que pareça sinto o mercado publicitário respondendo bem a essa postura.
A Rádio Disney, por exemplo, teve um incremento de novos clientes impressionante neste primeiro semestre, e novos clientes não só da Rádio Disney, mas que nunca tinham sequer anunciado em rádio. Está sendo uma batalha diária, mas estamos vencendo com criatividade e muito esforço.
 
Você acha que a migração AM-FM pode melhorar ou piorar a situação do Rádio?
 
Não sei se haverá grandes impactos, acho que a mudança será absorvida de uma maneira natural.
 
Hoje as associações de radiodifusão estão fazendo muitas campanhas para a liberação do chip FM nos aparelhos celulares. Qual sua posição?
 
Para mim, o rádio é o veículo de comunicação mais importante do planeta. Ele chega a todo lugar e se adaptou a todas as plataformas que foram criadas posteriormente. Isso, porque as pessoas querem e precisam do rádio, é o melhor amigo e companheiro e tem que ser ouvido. Não importa se você ouve pela internet, FM, aplicativo, ou celular, tudo o que puder ser feito para o rádio ser ouvido tem que ser feito. 
 
***
Sobre Rodrigo Girasol…
 
Nascido em São Paulo, Rodrigo Girasol é formado em Rádio e TV pela universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua história com a Rádio Disney em 2010, como gerente artístico, quando trabalhou na implantação da emissora no Brasil. Desde aquela época, já acreditava no DNA da Rádio Disney: misturar diferentes segmentos e uma comunicação inclusiva.
 
Após dois anos fora, Girasol voltou à Rádio Disney em 2015, como gerente sênior, nesse período a rádio conquistou um enorme crescimento. Nos últimos dois anos, a audiência dobrou e chegou a alcançar a liderança em diversos targets. Em maio deste ano, a rádio passou a figurar entre as 10 mais ouvidas de São Paulo, com médias acima de 120 mil ouvintes por minuto, em diversos horários.
 
Hoje Rodrigo Girasol atua como Gerente Sênior, liderando uma equipe que trabalha com o compromisso de levar conteúdo de qualidade às famílias brasileiras.
 
Antes de fazer parte da Rádio Disney Brasil ocupou diferentes cargos em empresas do segmento, como Rádio Cidade, Nativa e diversas emissoras do Grupo Bandeirantes.
 
Tags: Rádio Disney, São Paulo, audiência, trajetória, projeto, mercado

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.