Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2018 @ 00:00
O tudoradio.com inicia agora um formato diferenciado de entrevistas. A primeira entrevistada será a locutora Monika Venerabile, um dos principais nomes do FM no Brasil, com passagens por rádios do Rio de Janeiro e de São Paulo. A entrevista será por tópicos e cada um será mais aprofundado pelo entrevistado.
Neste primeiro tópico...
Monika fala sobre os nomes que consideram que fazem a diferença no Rádio. Confira:
Devo tudo à gestão de talentos. Alma e pele do negócio. Os principais do país me dirigiram e estão ativos. Na última década, me dediquei ao privilégio de trabalhar com Marcus Di Diacommo (no Rio, me dirigiu na Nativa e Tupi). Marquinhos é o melhor diretor de rádio popular do Brasil e gestor de um gigantesco e estelar elenco desde radioteatro até equipes esportivas, além dos grandes e vaidosos comunicadores (recentemente agregou vozes femininas, novas guerreiras absolutas no ar). Corajoso demais este gaúcho carioca.
Dial de São Paulo
Em São Paulo, atualmente admiro o jovem da Mix FM, líder virtuoso e o mais promissor dono de rede de rádios, (tomara!) Jorge Ribeiro. Cria do Marcelo Braga, pô!
O Rodrigo Girassol da radio Disney, para mim, se destaca demais no mercado musical porque dirige muito bem essa rádio cheia de cuidados com o público infanto-juvenil. Girasol é herói de FM, artisticamente atende muito bem a tantas regrinhas de um patrão distante desta industrial mundial que é a Disney. Também a valente Gislaine Martins, voz e comando da rede Transamérica.
Impressões do interior
No interior de São Paulo, me encantei com a voz e comando elegante do Glauco da Band Vale. E adorei ver os vibrantes Gilson da Nativa FM e Dodô da Band FM. Gente nova cuidando de rádios tão importantes, né?
Também em São José dos Campos, o Sr. Elite me encantou muito, pois fatura bem e lidera a Ótima FM, rádios do Celso Portiolli. Aqui peço desculpas pela gafe que cometi após minha visita a ele na Ótima (um vídeo que postei zoando e comparando as rádios dele com audiência das concorrentes da Band FM. Ele, com razão, se ressentiu). Apaguei o post, mas... Elite não superou. Me perdoa!
Em Campinas, me atraiu muito a Educadora FM. Formato pop e muito frenética. Foi a rádio que mais me contagiou este ano. Sim, essa FM me atraiu demais com este longevo frescor. Pasmei, pois tem liderança sem tocar música dos sertanejos e numa grande cidade. Fabinho, o coordenador, transborda essa juventude. Me deu muita vontade de trabalhar ao lado dele no ar.
Gustavo Pinheiro dirige há décadas este moderníssimo grupo Band de Rádios de Campinas. Ele sabe tudo da minha carreira na Jovem Pan FM de São Paulo, pois a Educadora FM de Campinas juntou-se ao pioneirismo de também lançar uma dupla no ar, no dia seguinte à minha estreia na Pan ao lado do Emilio Surita.
Voltando à capital paulista
Ah, aqui na capital paulista, os donos são as nossas grandes estrelas. Bancam mesmo os seus sonhos e botam a família toda para trabalhar. A focadíssima Família Saad, com pluralidade de suas rádios em vários estilos saudáveis e bem guiadas. Neneto e Junior, irmãos da Alpha FM e 89 A Rádio Rock. Tem a família Metropolitana FM. A família da Energia 97 FM, do entusiasmado Zé Antônio Constantino. E o mais ousado, o meu mentor, Tutinha. Merece uma crônica minha, sobre Emilio e Tutinha. Os melhores do rádio há décadas.