Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você tem o hábito de ouvir podcasts?

Enquete

Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 @ 00:00

Gilson Dário

Teste

Estamos ainda na primeira quinzena de novembro, mas existe uma grande chance de você encontrar alguma luz de Natal ao passear pela cidade. O comércio começa a entrar no clima de fim de ano e o rádio precisa se preparar para fazer o mesmo.

Com o comercio mais aquecido nessa época, o rádio é um dos formatos preferidos do setor para alavancar as vendas. Para os ouvintes, é uma oportunidade de entrar em um clima festivo. 

Para entender esse contexto tão importante para o rádio, o tudoradio.com conversou com Gilson Dário. O profissional é um experiente produtor do setor, sendo um dos responsáveis por colocar FMs importantes no clima de fim de ano.

Acompanhe o bate-papo: 


Gilson, primeiro quero agradecer a entrevista. O "Fim de Ano" para as emissoras costuma ser muito importante no planejamento atual do meio. A que você atribui a isso? Qual é o incremento estimado que uma rádio possuí nessa época?

Oi Daniel é sempre um grande prazer falar no tudoradio.com, muito obrigado pelo convite. Vamos lá. 
No Fim de Ano é muito importante ter um bom planejamento, porque sabemos que é a época do ano que se vende mais e é uma ótima oportunidade de fazer uma "gordura extra" para pagar os gastos como décimo terceiro e fazer uma reserva para o início do ano, período este que as rádios faturam menos. Com um bom planejamento comercial aliado a uma boa plástica de fim de ano, as rádios podem vender muito mais.

E a plástica e especiais de fim de ano são investimentos ligados à essa onda positiva de fim de ano? Seria algo como "decorar" a rádio igual um shopping faz nesta época?

Sim, acredito ser um investimento muito importante para as rádios apresentarem sua programação no clima das Festas de Fim de Ano. É uma época com um clima diferente. Começa com decoração nos shoppings, nas lojas, nas casas, e isso acaba proporcionando uma magia nas pessoas e uma positividade no comércio.  No rádio não é diferente! Dá pra decorar a emissora através da plástica e levar esse clima de positividade para as pessoas.

E quais são os pontos principais que uma rádio deve ter em mente na hora de fazer esse planejamento de fim de ano?

O planejamento comercial é muito importante mas não pode esquecer de colocar a Rádio no clima através da plástica. Como eu sempre digo, é decorar a Radio nesta época do ano com produções direcionadas, e se tratando de plástica todos os pontos são importantes. 

Aqui na produtora sempre me preocupo em produzir pacotes especiais para esta época com vinhetas para serem usadas em entrada e saída breaks, vinhetas intercom, vinhetas pontes, trilhas para locução e temas musicais. Penso que desta forma fechamos todos os lados e a qualquer momento que o ouvinte ligar na rádio, ele vai ouvir algo no clima de fim de ano acontecendo.

O planejamento de verão também entra nessa conta? Como ele pode ajudar o meio rádio?

Sim, claro! No fim de ano sempre procuro levar através da plástica, emoção, sentimento… porque essa época causa isso nas pessoas.

Depois que passa o fim de ano,  para continuar movimentando a rádio,  é hora de colocar no ar a plástica de verão. Com essas novas vinhetas a rádio entra no ritmo das férias, alegria, diversão etc... Sabemos que o início de ano é difícil comercialmente, então é o momento de focar nas empresas que faturam nessa época e a plástica de verão pode ajudar nisso.

Produtoras, como a sua, realizam investimentos pesados nessa época do ano. É um mercado em expansão, ou seja, os investimentos são superiores a cada ano?

Sim! É uma época que existe uma procura maior em relação o resto do ano, por isso temos que inovar, buscar coisas diferentes e como consequência, o investimento para as produções acaba sendo maior.

Há pouco mais de 20 anos, as rádios passaram a investir em produções de Fim de Ano. As produtoras desde então começaram a produzir vinhetas com depoimentos de artistas desejando boas festas e tal. Aqui na Dário, para você ter uma ideia, evoluímos as produções para novas formas de vinhetas, como por exemplo: cantadas, intercom, vinhetinhos, trilhas, jingles, etc... Com isso, ampliamos a gama de produtos proporcionando um leque de opções maior para as rádios investirem, criando assim possibilidades para as próprias rádios aumentarem seu faturamento.

E no produto oferecido? Também há incremento? Além de plástica e temas, você tem trabalhado com programas especiais com artistas conhecidos. Como funciona isso? E como o rádio se beneficia disso?

Sim! Como eu disse anteriormente, tento todos os anos trazer alguma novidade. Este ano, além dos pacotes de vinhetas e dos temas musicais, temos três super especiais de Fim de ano com Luan Santana, Bruninho & Davi e Henrique & Diego. São programas de uma hora cada, apresentados pelos próprios artistas. Um material muito rico e podemos dizer que a rádio que tiver estes especiais e com esses artistas apresentando em sua grade, vai ter aquela moral... (risos)

Qual a função de um tema de fim de ano numa rádio? E as produtoras estão preparadas para atender emissoras de diferentes formatos? Como?

No meu ponto de vista, um tema de Fim de Ano exclusivo, cantado pelos principais artistas da atualidade, serve para deixar a rádio ainda maior. Imagina o impacto que essas vozes conhecidas vão causar nos ouvintes, fãs e principalmente em nos clientes?

Aqui no estúdio, eu me preparei oferecendo diferentes temas. Este ano, pra você ter uma noção, tenho em meu casting oito temas em diferentes estilos e todos com artistas cantando.

O rádio precisa investir para poder aproveitar e contar com essa movimentação vinda de produtoras grandes como a sua. Mas há um retorno desse investimento, correto? Tem exemplos de como as rádios atuam nesse sentido após adquirirem o material?

As produções de Fim de Ano podem servir como novos produtos para o departamento comercial. Normalmente as Rádios fecham patrocinadores ou colocam oferecimento de alguma empresa. Veja alguns exemplos:

- O Tema pode ser patrocinado por alguma empresa "você ouviu o Tema de Fim de Ano da rádio X, oferecimento..."

- Especiais de Fim de Ano é um programa de 1 hora, que pode ter oferecimento na abertura, durante, encerramento e chamadas de expectativa que antecedem o dia do programa.

O momento mais multiplataforma do rádio ajuda nesse momento de fim de ano? Ao adquirir o material, é possível atuar em várias frentes? Como?

O momento multiplataforma proporcionou ao rádio novas formas de exposição tornando-se fontes para buscar ouvintes.

Com o material de Fim de Ano, a rádio pode por exemplo divulgar em suas redes sociais os artistas que estão cantando o seu Tema de Fim de Ano. Isso tem um peso gigante para a imagem da rádio no mercado. E uma boa estratégia por exemplo, é mostrar um teaser do tema nas redes sociais e convidar o ouvinte a ouvir a música na íntegra na programação da rádio. E se oferecer algum prêmio, dá para trazer novos ouvintes, aumentando assim a audiência.

E a partir de quando as rádios já procuram as produtoras para começar a executar esse planejamento? Quem ainda não decidiu, dá tempo de ir atrás e aproveitar a onda?

Normalmente se começa alguns meses antes por conta do planejamento de produção e a própria radio movimentar o seu departamento artístico e comercial. Quem não foi atrás ainda, dá tempo sim. A hora é agora!

Cada rádio tem uma filosofia, cada região tem uma cultura para colocar o material no ar.

Antigamente as rádios começavam a rodar a plástica no dia 1 de dezembro e de um tempo para cá, as rádios passaram a veicular entre 20 ou 25 de novembro.

Minha sugestão hoje em dia,  é colocar no ar o quanto antes,  pois acredito que ajuda o departamento comercial a vender mais.  Se o anunciante ouvir as produções no ar, pode ser que ele se anime e antecipe os investimentos de fim de ano em mídia.

Obrigado pela entrevista. Aproveite e deixe o seu contato para quem deseja conversar diretamente com você sobre o assunto.

Eu que agradeço por mais esta oportunidade Daniel.

Quem quiser ouvir as produções pode acessar www.darioproducoes.com.br.

Lembrando que este ano temos oito Temas cantados por artistas, dois pacotes de vinhetas diferentes e três especiais apresentados por artistas. Para mais informações entre em contato comigo pelo WhatsApp 11 99605 - 3393. Temos o maior conteúdo com as melhores soluções para aumento de faturamento.

Obrigado e ótimas viradas no ar!

Tags: Fim de ano, Produções, rádios, Dário Produções, Gilson Dário, Natal, Ano Novo, Verão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.