Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quarta-Feira, 30 de Junho de 2021 @ 00:00

Anderson Scardoelli / Comunique-se

Teste
Confira um bate-papo com o jornalista editor-chefe do portal Comunique-se, Anderson Scardoelli. O profissional conta um pouco mais sobre o prêmio Comunique-se (histórico, como será a edição de 2021, indicações dos jornalistas, entre outros pontos), sua trajetória na imprensa e novidades do portal para este ano.

Confira:

-

Como e quando surgiu a ideia do Prêmio Comunique-se?

Surgiu em 2003, como continuação do Portal Comunique-se. Ambos foram idealizados pelo fundador e CEO do Grupo Comunique-se, Rodrigo Azevedo. A ideia surgiu da percepção da necessidade de se valorizar os jornalistas como um todo, não por apenas uma reportagem em específico.

Qualquer profissional pode participar do prêmio? Como é feita a escolha dos profissionais que irão concorrer?

Sim, todos podem -- e devem -- participar da premiação. Para concorrer ao Prêmio Comunique-se é necessário estar inserido em alguma função ou editoria que se enquadre em uma de nossas categorias. Para ser indicado, é necessário ficar entre os mais bem votados em determinada divisão.

Aliás, importante registrar que damos um "respiro". Quem vence determinada categoria em uma edição, fica de folga na edição seguinte.

Como é feita a apuração dos votos nos indicados?

É realizada com base na votação. Da parte da produção do Prêmio Comunique-se, validamos as regras, como se determinado jornalista está na categoria correta e se não venceu aquela categoria na edição passada. 

Existe a possibilidade da cerimônia de premiação ter presença de público este ano?

Estamos nos programando para realizar eventos híbridos para os prêmios Comunique-se e Influency.me. Realizaremos megalives, mas com direito à presença física de convidados VIP em espaço glamouroso e bem localizado na capital paulista.

Quais são os principais premiados na história do prêmio?

Aqui, melhor do que falar é te passar a lista. A mesma que repassamos recentemente para os amigos do Portal dos Jornalistas:

1ª posição:
Ricardo Boechat - 18 troféus

2ª posição:
Míriam Leitão - 13 troféus

3ª posição:
Carlos Alberto Sardenberg - 11 troféus

4ª posição:
Mônica Bergamo - 9 troféus

5ª posição:
Caco Barcellos - 7 troféus

6ª posição:
Artur Xexéo - 6 troféus
Ancelmo Gois - 6 troféus
Juca Kfouri - 6 troféus
Marcelo Tas - 6 troféus

10ª posição:
Cléber Machado - 5 troféus
Clóvis Rossi - 5 troféus
Eliane Brum - 5 troféus
Ernesto Paglia - 5 troféus
Gilberto Dimenstein - 5 troféus
Heródoto Barbeiro - 5 troféus
Luís Roberto - 5 troféus
Paulo Vinícius Coelho - 5 troféus

Zileide Silva - 5 troféus 

Vários profissionais que atuam no rádio já participaram e venceram o Prêmio Comunique-se em diferentes categorias. Como isso impacta na carreira dos profissionais indicados e também aqueles que venceram?

Modestamente, a gente pode falar, até pelo histórico do evento, que a nossa premiação ajuda a dar destaque a profissionais do rádio. Principalmente, em relação aos vencedores. Temos o orgulho de ver os próprios veículos de comunicação destacarem que determinado jornalista faturou a categoria de melhor 'Âncora de Rádio'.

O Prêmio Comunique-se também cobre os destaques do jornalismo fora de São Paulo? Como é feito esse acompanhamento?

Esse acompanhamento se dá por nossas buscas diárias por pautas, sobretudo por meio do serviço de clipping que utilizamos via Comunique-se 360, que é a nossa solução de comunicação corporativa.

Além disso, podemos dizer que tanto a repórter Julia Renó quanto eu temos bom relacionamento com assessores de imprensa e jornalistas de redação espalhados país afora. E, convenhamos, esses contatos ajudam e bem na hora de receber e produzir conteúdos exclusivos.

Anderson, conte um pouco mais sobre o portal Comunique-se aos leitores do tudoradio.com. E teremos uma nova versão do portal? Quais serão as novidades?

O Portal Comunique-se é um veículo de comunicação dedicado a cobrir os bastidores do jornalismo e da comunicação corporativa. Está no ar desde setembro de 2001. Agora, em julho, iremos apresentar ao público a mais nova versão do nosso layout, pensado para ser mais clean e valorizar a interatividade junto ao nosso público leitor, que carinhosamente chamo de "amigos da comunicação". 

E, para finalizarmos, conte sobre a sua trajetória profissional. Como foi até a sua chegada ao Comunique-se e também sobre a sua atuação na empresa.

Brinco que sou um jornalista diplomado pela Universidade Nove de Julho (Uninove), mas formado mesmo pelo Comunique-se. Entrei para a empresa em 2009, como estagiário do setor de pesquisa. Posteriormente, tornei-me estagiário de redação e segui no departamento de jornalismo por mais de dez anos. Fui trainee, subeditor, editor júnior, editor pleno e editor sênior. No meio do caminho, ganhei bolsa (do próprio Comunique-se) e realizei a especialização em jornalismo digital pela ESPM.

Durante esse tempo, fui além do Portal Comunique-se. Auxiliei ativamente ações de conteúdo do Prêmio Comunique-se, fechei parcerias de conteúdo e renovei o mídia kit do site.

Minha relação com o Comunique-se teve uma pausa em maio de 2020, quando recebi proposta da Revista Oeste. Permaneci por lá durante nove meses, até que voltei ao Comunique-se, onde, como editor-chefe, tenho ajudado em ações voltadas aos prêmios Comunique-se e Influency.me, atividades de relações públicas/assessoria de imprensa e, claro, conduzindo a produção de materiais do nosso Portal Comunique-se.

Tags: Prêmio Comunique-se, portal Comunique-se, prêmio, histórico, rádio

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.