Abert entende que rádios devem seguir Portaria 392/07 para transmissão da Voz do Brasil
O Tudo Rádio publicou uma matéria no último sábado sobre uma nota da Subsecretaria de Comunicação Institucional, em que determina que as rádios devem transmitir o programa A Voz do Brasil seguindo o horário oficial do Brasil, ou seja, às 19 horas no horário de Brasília simultaneamente, independentemente do fuso horário. A notícia gerou dúvidas nos radiodifusores, principalmente nos estados que não aderiram ao Horário de Verão e nos que têm fuso horário diferente ao de Brasília, como alguns estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com isso, a redação do Tudo Rádio entrou em contato com o diretor jurídico da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Moura, que explicou que a entidade orienta as rádios a seguirem a portaria 392/07, assinada pelo então ministro das Comunicações, Hélio Costa.
MiniCom defende mudanças recentes em regras para rádios comunitárias
O diretor de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti, afirmou que a revogação da portaria 462/11 do MiniCom, que recentemente trouxe mudanças importantes para a radiodifusão comunitária, seria um retrocesso porque implicaria em "retomar regras anteriores que apresentam problemas". A declaração foi dada em audiência pública na tarde desta terça-feira, promovida para discutir critérios de concessão para rádios comunitárias na Câmara dos Deputados. Para o diretor, a razão de ser das rádios comunitárias é a participação dos cidadãos que habitam a área coberta pelas emissoras.
Exclusivo: Liberdade FM apresenta mudanças em sua plástica na capital mineira
A Liberdade FM 92.9 de Belo Horizonte, uma das maiores audiências em FM na região Sudeste do país segundo dados recentes do Instituto Ibope, está com novidades na programação e também em sua plástica artística. A rádio possui uma nova voz-padrão e também novos conteúdos em seu projeto. Além disso a Liberdade FM segue investindo em ações promocionais voltadas à sua audiência, tendo como destaque uma promoção que premia um ouvinte com um apartamento em Belo Horizonte. Na programação da Liberdade FM a rádio passa a contar com o conteúdo do produto “Rádio Conteúdo”, agência nacional voltada ao meio que atua a partir de São Paulo e já está presente em várias emissoras importantes do país.
Congresso Paranaense de Radiodifusão será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR), promoverá o 22º Congresso Paranaense de Radiodifusão. O evento será realizado de 11 a 14 de novembro, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu. O congresso paranaense terá como terma “Juntos, por uma nova radiodifusão”. A programação já conta com a confirmação de profissionais renomados da área.
CBN fecha parceria com Ibope para projeto em pesquisa com ouvintes
A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN AM 860 FM 92.5 do Rio de Janeiro, fechou uma parceria com o Conecta, braço de pesquisa online do Ibope, para o projeto “Pergunte ao Brasil”. Os ouvintes da rádio poderão enviar perguntas que serão feitas a milhares de brasileiros. As sugestões deverão ser enviadas para a rádio do dia 4 até o dia 15 de novembro. No dia 29 deste mês os escolhidos serão anunciados.
Radialista é encontrado esfaqueado no interior do Maranhão
O corpo de um radialista de Vitorino Freire (MA), foi encontrado com várias marcas de esfaqueamento nesta terça-feira em uma praia de Cajapió, município vizinho, a 68 quilômetros de São Luís. Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é um adolescente de 15 anos, que está foragido. Givanilson Pires, 36 anos, conhecido como Gilvan Pires, foi visto pela última vez na tarde de segunda-feira, na companhia do adolescente. Os dois teriam ido de moto até a praia do Itapeua, distante do centro de Cajapió, após comprarem bebida alcoólica. Por volta das 17h30, o adolescente voltou sozinho para a cidade, a bordo da motocicleta da vítima.