O decreto que permite a migração das rádios AMs para o espectro FM foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. O documento foi assinado nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto. O ato reuniu centenas de radiodifusores, ministros e representantes de associações estaduais do setor e foi amplamente divulgado pela mídia.
O decreto contém as regras para a migração das rádios. Algumas delas já haviam sido publicadas pelo Tudo Rádio em outras matérias e em uma entrevista realizada com o diretor do comitê técnico da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp), Eduardo Cappia. Um dos requisitos para que a emissora seja apta para realizar a migração é estar quite com tributos federais, estaduais e municipais, com as obrigações trabalhistas em dia e a inexistência de débitos com a Justiça Trabalhista.
Dilma assinando o decreto (7/11/2013). Crédito: Minicom
Um dos pontos que ainda não ficou claro é o custo da concessão de FM que o radiodifusor terá de arcar. O decreto explica apenas que o pagamento do valor correspondente à outorga será efetuado em parcela única e corresponderá à diferença entre os preços mínimos de outorga estipulados pelo Ministério das Comunicações para cada tipo de serviço e grupo de enquadramento, referente à respectiva localidade. A forma de como será feita o cálculo não foi especificada no decreto, o que deve ocorrer com a publicação de uma portaria ministerial por parte do Ministério das Comunicações.
Vale destacar que durante a cerimônia de assinatura do decreto, o ministro Paulo Bernardo ressaltou que as emissoras interessadas na migração poderão protocolar o pedido a partir de janeiro. Porém, elas terão um ano para decidir pela migração ou não. A partir da publicação do decreto, o Ministério das Comunicações não vai mais conceder outorgas de Ondas Médias, podendo apenas renovar ou fazer a transferência no quadro societário para rádios que irão fazer a adaptação da outorga.
Clique aqui e veja a íntegra do decreto de migração das rádios AM que foi publicado no DOU desta sexta-feira.
Tags:
Migração, rádio, decreto, assinatura, Brasília