Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2013 @ 15:07
Rio de Janeiro – Possível retorno da Cidade FM é apenas uma intenção do grupo que controla a 102.9 FM
Uma informação importante que está movimentando o dial FM do Rio de Janeiro. O retorno das atividades da tradicional Cidade FM 102.9 não é uma situação descartada pelo grupo que controla a frequência na capital fluminense. Desde a saída da Jovem Pan FM da sintonia (clique aqui) a 102.9 FM segue com uma programação musical voltada ao segmento jovem/pop de caráter provisório, ainda sem definição para o seu futuro. Segundo informações apuradas pelo Tudo Rádio existe a possibilidade de retorno da Cidade FM ao dial carioca, porém outras propostas de ocupação da sintonia 102.9 FM também estão sendo analisadas e podem ser consideradas pelo Sistema Jornal do Brasil (grupo que controla a FM).
Segundo reportagem do portal AdNews existe uma movimentação local no Rio de Janeiro para o retorno da Cidade FM ao dial 102.9. Artistas e ouvintes realizam campanhas na internet para fortalecer a possibilidade de retomada da rádio, comoção semelhante ao caso da 89 A Rádio Rock FM 89.1 em São Paulo, emissora que retomou as atividades no dial paulistano após grande movimentação popular a favor da volta da FM. Segundo informação levantada pelo Tudo Rádio existe uma intenção do grupo carioca em retomar as atividades da Cidade FM nos mesmos moldes do projeto que trouxe a 89 de volta ao dial paulistano, porém essa possibilidade segue como remota no Rio de Janeiro (tendo em vista que existem outras possibilidades sendo consideradas para o canal).
A Cidade FM foi uma importante marca de rádio que operou no Rio de Janeiro, tendo grande destaque entre os anos 80 e primeira metade de 2000, chegando também a ser líder de uma extensa rede nacional. A rádio deixou o dial local em 2006 para a estréia da Oi FM em 102.9, sendo que a sua última passagem pelo dial a Cidade FM carregava o nome fantasia “Cidade A Rádio Rock”, alusiva a parceria que envolvia a FM carioca e a 89 A Rádio Rock de São Paulo. Na capital paulista a 89 A Rádio Rock retornou em 2012 com o apoio do portal UOL, parceria que segue presente no projeto da rádio paulistana, além de outros contratos comerciais que fortaleceram a FM no dial (como a parceria com a montadora Ford, projeto que deu origem a um programa na grade a 89.1 FM).
Desde a sua saída do dial FM a Cidade FM segue como emissora “rock” através de um projeto de rádio on-line mantido pelo Sistema Jornal do Brasil. O grupo também ampliou as atividades da Cidade na internet ao criar outros segmentos de rádios on-line que carregam a marca da emissora carioca. No FM o Sistema Jornal do Brasil também mantém a JB FM 99.9, emissora voltada ao segmento adulto-contemporâneo que está entre as lideres de audiência do FM carioca (dados recentes do Instituto Ibope).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.