Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2013 @ 07:42
Belo Horizonte – Emissora da capital mineira e uma FM do interior de São Paulo já apostam nessa aplicação social
Reforçando a idéia de que o rádio se adapta e consegue transitar por diferentes plataformas e ferramentas, emissoras tem investido em aplicações populares para gerarem mais canais de relacionamentos com os seus públicos. Um exemplo disso é o planejamento da Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte que oficializou o aplicativo “WhatsApp” como mais um canal de interatividade entre o ouvinte e a emissora. A aplicação é uma ferramenta social que está entre as mais populares do mundo, principalmente entre o público jovem.A tendência é que o “WhatsApp” ganhe peso como canal interativo para o rádio como já ocorre com as redes Twitter, Facebook, Instagram, além de telefones, e-mails e SMS (mensagem de texto via celular).
Com 72% do mercado, o aplicativo de mensagens é o mais usado no Brasil, principalmente entre jovens com menos de 25 anos de idade. Segundo pesquisas do Instituto Ibope, a Jovem Pan é líder no segmento pop/jovem e possui em torno de 53% de audiência nessa mesma faixa etária de usuários do WhatsApp, o que representa um alcance mensal estimado em mais de 473 mil adolescentes e jovens-adultos diferentes (Easy Media4 – Grande BH – Ambos os Sexos - Todos os Dias - 05h às 00h - Outubro/13). Com o objetivo de facilitar a fixação do número, o telefone escolhido para o canal de comunicação foi 31 9901-0991, uma alusão à frequência da emissora na capital mineira.
A Jovem Pan encontrou a sua maneira de utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing. De acordo com Alexsandro Primo, do Marketing, “o aplicativo possibilita explorar diversas formas de relacionamento com o ouvinte, que vai desde uma conversa rápida com o locutor, da participação em nossas promoções, de pedidos de músicas até o envio de informações sobre o trânsito”. Ainda segundo Alexsandro, “tudo isso faz o ouvinte se sentir mais próximo da emissora. Assim, podemos construir um relacionamento mais consistente”, explica.
Segundo Marcos Bortoni, coordenador Artístico da Jovem Pan em Belo Horizonte, a aceitação do público foi imediata logo no lançamento do WhatsApp da rádio. “Em menos de uma hora após o lançamento do número, já ultrapassávamos os próprios limites do aplicativo de mensagens. Tivemos vários pedidos para criarmos um grupo da Jovem Pan, mas não foi possível devido à demanda além do previsto de ouvintes para esta primeira fase. Resolvemos então manter apenas a ‘timeline’, que não tem nenhuma limitação, e os locutores podem interagir, na medida do possível, com a maioria dos ouvintes que querem bater papo com a nossa equipe”, diz.
O investimento no aplicativo foi importante para garantir a competitividade e manter a emissora inserida entre o público-alvo, que estão influenciando cada vez mais os pais no momento da compra, explica Geraldo Limírio, Superintendente da Jovem Pan de Belo Horizonte. “É certo que uma ferramenta como o WhatsApp influencia diretamente na maneira como as pessoas consomem os serviços de telefonia e a nossa equipe está preparada para estas mudanças e para criar projetos cada vez mais inovadores”, afirma.
Entre as razões para uso do “WhatsApp” pelos usuários está a busca por mais independência, já que na nova plataforma os usuários possuem mais privacidade, contrariando o que acontece nas redes sociais tradicionais. Ele também é uma opção a mais em relação ao “Torpedo” (SMS / mensagem de texto via celular), tendo o mesmo princípio de envio de mensagens, porém sem limitação dos caracteres e custos por mensagem (mas o usuário precisa estar conectado à internet, seja via rede celular ou WIFI).
Mais rádios devem aderir a idéia
A Jovem Pan FM é a primeira emissora de Belo Horizonte a adotar a aplicação como mais um canal de interatividade, porém essa prática deve ganhar mais adeptos por parte das emissoras de rádio. Essa situação já é observada na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista (interior de São Paulo), emissora que tem divulgado o “WhatsApp” como mais uma plataforma de interatividade com o seu público-alvo (residente nas regiões de Bauru, Jaú e Botucatu). O número da Hot 107 FM no aplicativo é o 14 99711 5977, utilizado pela FM desde o início de outubro.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.