O rádio de São Paulo acompanhou na noite do dia 19 de dezembro uma mudança importante em uma de suas principais emissoras. A até então Tupi FM 104.1 deixou seu nome fantasia após as 19h00 de ontem, passando a se identificar apenas como “104,1 a top do Brasil”, sendo a frequência e o slogan da Tupi FM. Segundo informações apuradas pelo Tudo Rádio, a 104.1 FM de São Paulo perdeu o direito de utilizar o nome que é de propriedade dos Diários Associados, grupo que mantém no ar a Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 do Rio de Janeiro. A mudança de nome também atingiu a Super Rádio Tupi AM 1150 de São Paulo, do mesmo grupo da Tupi FM 104.1. A decisão cabe recurso.
Os ouvintes da Tupi FM foram pegos de surpresa pela mudança, alteração de nome fantasia que também atingiu as emissoras que compõe a rede nacional da marca. O Tudo Rádio recebeu relatos de ouvintes que informaram a mudança de nome, fato constatado por exemplo em Sorocaba. Lá a Tupi FM 100.5 passou a se identificar como “100,5 a top do Brasil”. Na capital paulista a rádio continua com sua programação normal, porém sem veicular o nome Tupi FM. As ações promocionais, músicas do estilo sertanejo e a plástica característica da rádio seguem presente no ar na FM paulistana e também nas demais FMs que integram sua rede.
Outra situação que pegou os ouvintes de surpresa foi o site da Tupi FM. A página da rádio foi retirada do ar, tendo a sua conta suspensa na internet. O mesmo ocorreu com a Super Rádio Tupi AM (antiga Tupi AM), emissora que está levando ao ar o nome “Super Rádio” e está com o seu portal na internet desativado. As contas das rádios nas redes sociais seguem com o nome Tupi FM, mantendo também as atualizações promocionais da emissora de São Paulo.
Por enquanto não há informações de qual nome fantasia será utilizado pela 104.1 FM de São Paulo e demais emissoras de sua rede. Recentemente as rádios de Campinas e Brasília (FMs que até ontem atuavam como Tupi FM) chegaram a utilizar o nome Top FM entre 2011 e 2012.
A 104.1 FM é uma das líderes de audiência no mercado de rádio FM de São Paulo, emissora que chegou a se destacar na medição passada ao apresentar um crescimento em sua média na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. A persistência desse quadro de mudança de nome poderá ampliar a expectativa do mercado em relação às pesquisas de audiência em 2014.
Troca de nome: isso já ocorreu em São Paulo
Não é a primeira vez que uma FM de grande porte de São Paulo perde o seu nome fantasia em disputa com um grupo do Rio de Janeiro. Em abril de 2001 a extinta Cidade FM 96.9 teve que mudar o seu nome fantasia após uma decisão da justiça. Após a realização de um concurso promocional onde os ouvintes escolhiam o novo nome da rádio, a FM passou a ser chamada de Sucesso 969 FM. Isso persistiu até maio de 2005, quando a BandNews FM 96.9 substituiu a rádio popular no canal.
Em breve mais informações sobre o mercado FM de São Paulo.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Tupi, rádio, nome, Diários Associados, São Paulo