Quinta-Feira, 26 de Dezembro de 2013 @ 13:27
Brasília – Emissora foi a precursora da rede que se mantém em expansão
A Rádio Senado FM 91.7 de Brasília está comemorando dezesseis anos. A emissora pública foi criada para transmitir os fatos divulgados em várias iniciativas de comunicação sonora desenvolvidas pelo Senado Federal, como o Jornal do Senado produzido para a Voz do Brasil, os boletins telefônicos veiculados por meio de ligação gratuita e o serviço de som do Senado, conhecido como Dim-Dom, pelo qual era veiculado o áudio das sessões do Plenário, os avisos de interesse do público interno e música brasileira. Com a contratação de canais no Sistema Radiosat Digital, por satélite, as emissoras de todo o país passaram a dispor da possibilidade de retransmitir os boletins sobre as atividades do Senado ao vivo, além de ter acesso direto ao Jornal do Senado transmitido dentro do Programa A Voz do Brasil.
Em 1996, por decisão do então presidente do Senado José Sarney, foi instituída uma comissão para desenvolver um projeto de instalação de uma emissora em FM. E em 29 de janeiro de 1997 foi criada a Subsecretaria de Rádio Senado, com o objetivo prioritário de transmitir o áudio das reuniões das comissões e das sessões do Plenário do Senado Federal e do Congresso Nacional. À nova emissora coube, ainda, divulgar as demais atividades do Senado, incluindo as ações de sua Presidência e dos senadores.
A Rádio Senado manteve, durante 12 anos, uma transmissão em Ondas Curtas para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Com uma programação básica de prestação de serviços, os brasileiros das áreas mais remotas do País receberam diariamente, por meio da Rádio Senado Ondas Curtas, as informações sobre o Senado Federal, de forma simples e direta.
Transmitindo em FM 91.7 para o Distrito Federal e os municípios de seu entorno, o modelo básico da Rádio Senado FM é de informação, música brasileira e serviços. No ar 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, a programação da emissora inclui especiais de cultura e jornalismo. A utilidade pública também tem espaço importante na Rádio, com informações sobre eventos culturais, dicas de saúde, direitos do consumidor, entre outros. A Rádio Senado conta em sua estrutura com os setores de jornalismo, produção, fitoteca, técnica, operações, locução, programação regional, Rádio Agência e administração. Além de Brasília, a Rádio Senado FM, em um processo de expansão, já transmite para quase vinte capitais.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.