Sexta-Feira, 03 de Janeiro de 2014 @ 07:46
São Paulo – Antes mesmo da virada de ano as emissoras que compõe o projeto já contavam com vinhetas cantadas que mencionam suas frequências
Sem nome desde o último dia 19, a ex-Tupi FM 104.1 de São Paulo e demais emissoras que compõe o seu projeto estão destacando os seus prefixos e também o slogan da rádio. A atual 104,1 FM 104.1 já conta com vinhetas cantadas alusivas ao seu nome temporário (“104,1 FM”), além do destaque para o slogan “A Top do Brasil”, dito em praticamente todas as chamadas, vinhetas e anuncio ao vivo de locutores. Desde a saída do nome “Tupi FM” a rádio já contava com o nome fantasia “104,1” em chamadas promocionais e outros materiais sonoros presentes em sua programação. O mesmo ocorre com as demais FMs que compõe a sua rede nacional.
A mudança de nome pode atrapalhar a rádio nesse início de 2014 em relação à audiência, já que a lembrança do nome “Tupi FM” é importante na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Mesmo assim a intenção da emissora é amenizar ou anular esse impacto, já que a rádio utiliza as mesmas características artísticas nos novos materiais que possuem o nome 104,1 FM em São Paulo. O reforço do “slogan” também pode ajudar a audiência a relacionar a atual emissora ao antigo nome, na tentativa de mostrar que a rádio que era acompanhada pelo ouvinte nos últimos anos continua no ar e sem mudanças em seu projeto. A rádio ainda não informou oficialmente ao mercado se o nome “104,1” é temporário ou definitivo.
A saída do nome “Tupi FM” ocorreu no dia 19 de dezembro, logo após as 19h00 (horário local). Segundo informações apuradas pelo Tudo Rádio na ocasião, a 104.1 FM de São Paulo perdeu o direito de utilizar o nome que é de propriedade dos Diários Associados, grupo que mantém no ar a Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 do Rio de Janeiro. A mudança de nome também atingiu a Super Rádio Tupi AM 1150 de São Paulo, do mesmo grupo da Tupi FM 104.1. A decisão cabe recurso. Essa decisão também afetou as estações 98.3 FM (Grande Campinas), 100.5 FM (Sorocaba), 98.3 FM (Distrito Federal), 101.3 FM (região de Bauru), 89.3 FM e 90.1 FM (ambas localizadas na Baixada Santista), rádios que eram chamadas de “Tupi FM” e respondem à 104.1 FM de São Paulo.
A 104.1 FM é uma das líderes de audiência no mercado de rádio FM de São Paulo, emissora que chegou a se destacar na medição passada ao apresentar um crescimento em sua média na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. A persistência desse quadro de mudança de nome poderá ampliar a expectativa do mercado em relação às pesquisas de audiência em 2014.
Por enquanto a emissora segue com seu site inativo, mas pode ser acompanhada ao vivo e on-line através dos “links” a seguir.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.