O estado do Maranhão está em evidência na mídia nacional devido à divulgação da situação dos presos no sistema carcerário do estado. Um vídeo que mostra detentos decapitados em uma rebelião em um dos presídios do estado causou comoção em todo o planeta. Porém, a iniciativa de uma pessoa que se diz foragido do sistema carcerário do Ceará, mostra que o caos não é exclusividade do estado maranhense.
Após fuga de presos no município de Morada Nova, a 168 quilômetros de Fortaleza, um dos foragidos ameaçou explodir uma rádio local, além de atirar em um radialista. Na ocasião, o homem que se dizia fugitivo telefonou para a Caiçara FM 106.3 e pediu para entrar ao vivo durante a programação. Após realizar ameaças no ar, o preso fez um desabafo sobre o sistema carcerário no estado.
O assunto se voltou para os problemas de estrutura dos presídios, principalmente em relação ao atendimento médico. “A gente só faltava morrer de doente. Não vem uma viatura levar a gente para os hospitais. Todo mundo morrendo, gritando, batendo no portão e nenhuma viatura vem. Mas quando é para prender a gente no meio da rua, aparece umas vinte”, enfatizou.
Segundo ele, seriam necessários enfermeiros e ambulâncias disponíveis para consultar os presidiários. “Para vir uma viatura, tem que fazer maior rebelião do mundo. E quando vem, ainda vem xingando os presos. ‘A gente é ser humano’ (sic). Tem gente que vai é morrer. Quando passa rádio para a polícia vir, eles estão sempre almoçando, jantando, passeando ou namorando. Esses policiais do Ronda [do Quarteirão] só servem para namorar nas praças”, ressaltou.
Renato Guimarães lia o plantão policial da Rádio Caiçara, em que constavam os nomes dos presos foragidos daquele dia, quando atendeu ao telefonema. “Eu quero só informar que eu vou explodir a sua rádio com tudo dentro. Vou explodir você e quem tiver aí dentro”, avisou. Além disso, ainda alertou Renato de que ele tomasse cuidado ao sair da rádio com a “ponto 40 para não estralar”.
O radialista manteve a conversa, tentando explicar sobre o serviço que realizava na rádio. “Você tem que falar é dos prefeitos, que não estão fazendo nada. Dos prefeitos, desses secretários que não estão fazendo porra nenhuma pela população. E tem um bocado de gente que está com cadeia paga e o juiz não quer soltar, viu? (sic)”, destacou o preso.
Foi quando o homem que se disse foragido mudou o tom de ameaça para de desabafo e pediu uma “força”. Ele reclamou principalmente da quantidade de presos que já responderam por seus crimes, mas que a Justiça não libera. “Esses juízes tem que ter uma caridade no coração, porque aqui tem muita gente boa”.
A Rádio Caiçara FM pertence ao Grupo Liderança Caiçara de Comunicações, que possui ainda outras dez emissoras próprias no interior do estado. Todas são afiliadas da Rádio Liderança FM 89.9 de Fortaleza.
Com informações da Tribuna do Ceará
Colaboração Luiz Rodrigues
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Caiçara, preso, denúncia, Morada Nova, Fortaleza