A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro (AERJ) está com novo presidente. Em assembléia geral realizada nesta semana na capital fluminense, o diretor geral do Grupo Bandeirantes do Rio, Daruiz Paranhos, foi eleito para os próximos dois anos para presidir a entidade carioca.
Paranhos substitui Hilton Alexandre, que dirigiu a entidade por dois mandatos. Natural do Rio de Janeiro, Paranhos é formado em Relações Internacionais e pós-graduado em Marketing pela PUC-RJ. Sua trajetória no Grupo Bandeirantes começou em 1996 como diretor-comercial no Rio de Janeiro. Posteriormente, exerceu o cargo de diretor-comercial nacional por três anos, sendo promovido em 2003 a diretor-geral do grupo no estado, cargo que ocupa até hoje. Paranhos, que também faz parte do conselho da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), ficará a frente da AERJ durante o biênio 2014-2016.
Em 19 de fevereiro de 1981, a AERJES – Associação das Empresas de Radiodifusão dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo foi fundada por Geraldo Pereira, Paulo Gava, Mauricio Meirelles Prates, Alberto Torres, Iltamir Abreu, José Roberto Marinho e Djalma Ferreira, entre outros. A nova associação, embrião da futura Aerj, que tinha como presidente Alberto Francisco Torres, passou a ocupar uma sala na sede da Embratel no centro da cidade do Rio de Janeiro.
No final da década de 1980, com a movimentação dos radiodifusores do Espírito Santo no sentido da criação de uma associação local, alguns empresários do estado do Rio de Janeiro, entre eles, Alfredo Raymundo Filho, Zoelzer Poubel Filho, Carlos Sigelmann, Cláudio Petraglia, Rômulo Siqueira e Francisco de Orleans e Bragança, fundaram no dia 2 de outubro de 1989 no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro, a AERJ – Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1990, AERJ passou a ocupar uma sala do Edifício Park Towers localizado na Praia do Flamengo e em 1996 a associação adquiriu uma sede própria na Rua Senador Dantas no centro do Rio de Janeiro. No dia 4 de março de 2004 foi inaugurado, em um casarão do século XIX, o Museu do Rádio Roberto Marinho. Com a inauguração do Museu, a sede da associação passou a funcionar em suas dependências à Rua da Constituição no 78 no corredor cultural da cidade.
Foram presidentes da AERJ:
- José Roberto Marinho (1989 a 1993)
- Paulo Roberto Baptista de Mello (1993 a 1997)
- Alfredo Raymundo Filho (1997 a 2001)
-Augusto José Ariston (2001 a 2007).
O ex-presidente Hilton Alexandre Alves da Silva estava presidindo a entidade deste então.
Assessoria de Comunicação da Abert
Tags:
Aerj, rádio, presidência, Rio de Janeiro