O historiador e professor aposentado da Unesp (Assis/SP), João Francisco Tidei de Lima desta terça, lançou nesta terça-feira o livro ‘Alô, alô, ouvintes: no ar o rádio em Bauru’ (Editora Jalovi). A obra é um relato do conhecimento e vivência no rádio de Bauru (uma das principais cidades do interior de São Paulo).
Tidei já esteve à frente da gerência de algumas rádios da cidade e retrata suas experiência na obra. “A paixão pelo rádio vem de família. Meu pai tinha um rádio e quando ele dormia, eu pegava o aparelho e ficava escutando”, comenta Tidei.
Ao todo, a pesquisa que gerou o livro demorou 12 anos. “Comecei em 2002, mas precisei parar um pouco por conta de outros trabalhos. Quando eu retomei, disse para mim mesmo que iria até o fim”. A obra narra a história do rádio em Bauru desde seu primeiro dia até a censura da Ditadura Militar, na década de 1970”, explicou o autor.
O livro também traz na íntegra a entrevista que Tidei de Lima fez com Fiori Gigliotti, ícone do radialismo brasileiro, e o artigo em sua homenagem ‘Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo’.
Com informações do jornal Bom Dia
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, história, livro, Bauru